Como os cachorros suam?

Como os cachorros suam?

Claro que tanta atividade tem de dissipar através do suor, do calor acumulado no organismo canino. Mas os cães não têm glândulas sudoríparas na sua epiderme, e não suam da mesma forma que os humanos e outros animais (como os cavalos, por exemplo).

Para esclarecer as suas dúvidas, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar tudo sobre esta questão do suor dos cães e de como o fazem.

Almofadas das patas

A principal forma de suar que os cães têm é através das almofadas das suas patas. Os cachorros carecem praticamente de glândulas sudoríparas na derme do seu corpo. Por isso, não suam quase nada por aí. No entanto, é nas almofadas dos seus pés que se acumulam essas glândulas. Por este motivo, num dia muito quente ou após um grande esforço, é normal que o cachorro procure molhar as patas.

Língua

A língua também é um órgão através do qual o cachorro pode dissipar o seu calor interno, que é a função do suor no corpo humano (para além de secretar as toxinas corporais). A língua canina propriamente dia não sua suor como acontece com as suas almofadas, mas evapora água e refresca o organismo do cachorro.

Respiração

A respiração ofegante do cachorro quando tem calor, ou após um exercício que aumente a sua temperatura corporal, envia um fluxo abundante à língua do cão, e as glândulas salivares produzem umidade abundante através da qual o cachorro arrefece ao babar com a língua para fora da boca.

É a combinação de ofegar e da língua o que constitui uma parte do sistema termorregulador canino. A temperatura corporal canina está entre 38º e 39º.

Não se esqueça que ofegar é muito importante para os cachorros, por isso se tem um cão potencialmente perigoso que tem de usar focinheira lembre-se de utilizar a do tipo cesta, que está indicada no nosso artigo sobre as melhores focinheiras para cachorros.

Eficiência termorreguladora

O sistema termorregulador canino é menos eficiente que o humano e mais complexo. O fato de terem o corpo todo coberto de pelo explica a pouca quantidade de glândulas sudoríparas no tronco do cão. Se tiverem o corpo coberto com uma disposição de glândulas sudoríparas similar à humana, o suor irá se expandir por todo o pelo molhando-o e arrefecendo muito pouco o cão. É o fenômeno que acontece a nós humanos que não somos carecas e que, ao suar o cabelo fica molhado com suor e não nos sentimos bem com a cabeça molhada e quente.

A cara e as orelhas do cachorro também colaboram na refrigeração do mesmo, especialmente o que diz respeito ao cérebro. Ao notar um aumento de temperatura, recebem a ordem cerebral que as suas veias faciais vão se dilatar e expandir para irrigar melhor as orelhas, cara e cabeça para diminuir a temperatura excessiva.

Os cães de tamanho grande arrefecem pior que os de tamanho pequeno. Por vezes não são capazes de expulsar todo o calor que o seu corpo gera. No entanto, os cães de tamanho pequeno suportam pior o calor ambiental.

Leia as nossas dicas para aliviar o calor do cachorro!

Exceções

Existem algumas raças caninas que não têm pelo no seu corpo. Estes tipos de cachorros suam, uma vez que possuem glândulas sudoríparas no seu corpo. Uma destas raças sem pelo é o cão Pelado Mexicano. Esta raça é oriunda do México, tal como o seu nome indica e, trata-se de uma raça muito pura e antiga.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como os cachorros suam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.