Como os cachorros demonstram afeto?

Como os cachorros demonstram afeto?

Decidiu compartilhar a sua casa com um cachorro? Se é amante dos animais esta é uma das melhores decisões que pode tomar, pois poucos animais são tão sociáveis como os cachorros, que demonstram de muitas formas que eles efetivamente são o melhor amigo do homem. Um cachorro está sempre em constante comunicação com a sua família humana e a verdade é que geralmente se fazem entender muito bem, tanto que só lhes falta falar. No entanto, apesar de não falarem o nosso idioma, tem sido o objetivo de muitos especialistas decifrar a linguagem canina e, neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe como os cachorros demonstram afeto.

Procura dormir próximo do seu dono

Dorme com o seu cachorro? Então deve saber que o seu cachorro aceita dormir consigo porque gosta de você.

Quando dizemos que os cachorros são sociais estamos nos referindo a que estes, para se sentirem bem, precisam de se mover dentro do círculo que eles consideram como sua família ou matilha, ora se trate de outros cachorros, de gatos ou de humanos.

Quando se trata de dormir procuram um lugar que lhes reconforte a nível social e lhes traga segurança, por isso se o seu cachorro tenta dormir próximo de você considera que você é o apoio mais importante dentro da sua família.

Quando está consigo mexe a cauda para a direita

Até há pouco tempo considerava-se que um cachorro mostrava felicidade quando mexia a cauda, mas isso nem sempre é assim, quando um cachorro mexe a cauda para a esquerda não mostra felicidade, mas sim nervosismo e inquietude, por exemplo ao estar perante um animal desconhecido.

Em contrapartida, quando o cachorro mexe a cauda para a direita esta sim é uma demonstração de alegria e felicidade, se o fizer quando você estiver presente significa que a sua presença o reconforta e se sente feliz ao vê-lo, ou seja, gosta de você.

Lambe-o

As lambidas do cachorro ocorrem por diferentes causas, no entanto, entre elas devemos destacar que este é um gesto de carinho e amor. A lambida geralmente se interpreta como o beijo canino e a verdade é que é uma aproximação bastante adequada.

Se o seu cachorro o lambe é porque está procurando contato consigo e utilizando as suas lambidas para obter os seus mimos, além disso trata-se de uma demonstração de carinho que aprendem da sua mãe, pois esta higieniza e cuida dos seus filhotes quando os lambe.

Está sempre a cheirá-lo

Para os cachorros o olfato é o sentido mais importante para obter informação do ambiente, por isso, a sua comunicação baseia-se em grande parte em cheirar.

De certeza que mais de uma vez viu como o seu cachorro o cheira entre as pernas e, por estranho que isso lhe possa parecer este é um gesto amigável, seria em comunicação canina o equivalente a um aperto de mãos.

Não censure este ato com uma visão humana, pois quando o seu cachorro o cheira desta forma está demonstrando que é seu amigo.

Reage de forma positiva quando regressa a casa

Como age o seu cachorro quando depois de uma saída regressa a casa? A sua reação é a chave para mostrar o amor que sente por si.

Aqueles cachorros que mexem a cauda para a direita, ofegam, saltam e correm quando o dono chega de novo a casa estão demonstrando felicidade ao voltar a ter contato com a sua família humana, o que deve se interpretar como um gesto de carinho.

Mordisca suavemente

De certeza que já viu mais de uma vez como o seu cachorro tenta se livrar das pulgas, assim como de qualquer outro agente que esteja irritando a sua pele através de mordidas suaves, pequenas e contínuas.

Se tentar fazer o mesmo sobre a sua pele significa que gosta de você, pois em comunicação canina este é um gesto de cuidado e os cachorros contemplam o sentido de cuidado e proteção como parte dos seus instintos, além de aprenderem isto da sua mãe quando são filhotes.

Permanece consigo quando está doente

Sabia que os cachorros têm a capacidade de perceber a dor humana? Quando não está bem, ora se trata de uma condição física ou emocional, o seu cachorro permanecerá ao seu lado, podendo inclusive apoiar-se em si para lhe demonstrar o seu amor. Este é outro gesto instintivo, pois ao serem animais sociais o sentido de cuidado é prioritário para a sobrevivência do círculo, matilha ou família.

Segue-o por todo o lado

Os cachorros não gostam de estar sozinhos, mas deve saber que se o seu cachorro o segue por todo o lado não o faz para evitar a solidão, mas sim porque se sente bem quando você está presente e não quer privar-se disso.

Claro que os cachorros devem ter limitações, mas deve sempre interpretar isto como uma demonstração de amor, pois o seu cachorro está procurando o seu bem-estar e dá-lhe a entender que ele está bem quando você está ao seu lado. Poderá ser interessante compreender como o cachorro enxerga o seu dono.

Amor em equilíbrio

O seu cachorro pode demonstrar-lhe continuamente através da sua linguagem corporal que ama você, quer cuidar de si e quer estar consigo. E são poucos os animais que querem tanto como os cachorros.

É claro que para que o seu cachorro seja feliz deve devolver-lhe este amor e fazer-lhe saber também que você gosta dele. Tal como nós somos capazes de perceber o carinho do nosso cachorro, eles também percebem muito facilmente as manifestações do nosso amor.

Isto não significa que apenas devamos dar amor ao cachorro, uma vez que o cachorro precisa de muito mais, mas claro que o amor é imprescindível.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como os cachorros demonstram afeto?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.