Como os animais se locomovem?

Como os animais se locomovem?

Ao interagir com o meio ambiente, os animais tendem a adaptar tanto sua fisiologia quanto seu comportamento a fim de fazer o melhor uso e adaptar-se o mais eficientemente possível ao meio em que vive. Neste contexto, o tipo de locomoção dos animais é vital para garantir uma melhor adaptação e uma melhor chance de sobrevivência.

Se você quer saber em detalhes que tipos de locomoção podemos distinguir dentro do incrível reino animal, continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual responderemos em detalhes a como os animais se locomovem. Boa leitura.

Classificação dos animais de acordo com o tipo de locomoção

A locomoção dos animais está diretamente relacionada e condicionada pelo ambiente em que eles vivem. Desta forma, é realmente surpreendente observar como as características anatômicas e de movimento de cada espécie animal do planeta foram influenciadas pela evolução biológica que permite que as espécies se adaptem o melhor possível a seus habitats.

Assim, ao classificar os animais de acordo os tipos de locomoção, é útil agrupar estas locomoções de acordo com o tipo de habitat em que vivem. Por isso, podemos classificá-los da seguinte maneira:

  • Animais terrestres
  • Animais aquáticos
  • Animais aéreos ou voadores

Nas seções a seguir, veremos quais características esses grupos de animais têm de acordo com a maneira como se locomovem e que exemplos de espécies podemos encontrar em cada um deles.

Neste outro artigo, você conhecerá os animais que vivem mais tempo.

Como os animais terrestres se locomovem

Como podemos imaginar, os animais terrestres habitam regiões do continente do planeta nas quais coexistem com todo tipo de plantas terrestres. Nesses locais, eles tiveram de adaptar seus movimentos para melhor se locomoverem entre tais plantas.

Desse modo, entre os principais tipos de locomoção dos animais terrestres que podemos distinguir, encontramos:

  • Animais que se locomovem rastejando: sem membros, esses animais se movem rastejando com todo seu corpo. O grupo de animais mais característico desse tipo de locomoação é, sem dúvida, o dos répteis.
  • Animais que se locomovem caminhando: a grande maioria dos animais terrestres se locomove a pé, principalmente em seus quatro membros, comumente chamados de pernas. Outros animais, como os primatas, grupo ao qual nós, humanos, pertencemos, a locomoção é realizada com as extremidades inferiores, enquanto as superiores intervêm apenas algumas vezes.
  • Animais que escalam para se locomover: para escalar, esses animais contam com mãos e pés preênseis, bem como estruturas em forma de ventosa e até mesmo caudas longas que podem enrolar para se locomover pelos galhos das árvores em seus habitats. Mamíferos como primatas e roedores, assim como répteis e anfíbios, são animais capazes de se locomover escalando.
  • Animais que saltam ao se locomover: o curioso movimento por meio de saltos só pode ser realizado por animais que tenham membros inferiores fortes e ágeis, necessários ao impulso do salto. Nesse grupo, destacam-se os anfíbios e, entre os mamíferos, os cangurus, que também possuem uma grande cauda que lhes permite manter o equilíbrio durante o salto. Descubra o quanto um canguru pode pular neste outro artigo.

Como os animais aquáticos se locomovem

O movimento que permite a locomoção dos animais aquáticos é o nado. Entender como os peixes se locomovem utilizando suas nadadeiras para se impulsionar e suas caudas como lemes que controlam o movimento lateral da locomoção permite que esse tipo de locomoção seja atribuído também a outros grupos de animais nadadores.

Por exemplo, mamíferos da família dos cetáceos, assim como castores, ornitorrincos e lontras, passam a maior parte da vida em ambientes aquáticos, movendo-se com o auxílio da cauda e das membranas das extremidades para um nado mais eficiente. Mas também anfíbios, répteis e até pássaros são capazes de nadar. Basta observar a habilidade com que nadam pinguins, gaivotas e patos na hora de obter seu alimento em ambientes aquáticos.

Como os animais aéreos se locomovem

Quando pensamos em animais voadores ou aéreos, os pássaros vêm diretamente à mente, mas que outros animais são capazes de se locomover pelo ar? A verdade é que isso acontece com uma grande variedade de insetos e até mesmo alguns mamíferos como os morcegos.

Dependendo do grupo de animais ao qual pertencem, os animais aéreos têm uma estrutura anatômica diferente adaptada ao voo. No caso das aves, possuem os membros dianteiros com penas adaptadas ao voo, bem como uma anatomia aerodinâmica e leve do resto do corpo que lhes permite permanecer suspensos no ar e até caçar em alta velocidade ao descer de alturas mais elevadas.

Além disso, suas caudas, também com penas, funcionam como leme para facilitar os movimentos laterais. Por outro lado, as extremidades superiores dos mamíferos voadores (pertencentes ao grupo dos Chiroptera), possuem membranas e ossos que lhes dão a aparência de asas, projetadas para se locomoverem voando ao serem batidas rapidamente.

Agora que você já sabe como os animais se locomovem e conheceu os diferentes tipos de locomoção dos animais, você talvez possa se interessar por este outro artigo do PeritoAnimal sobre as aves que não voam - características e curiosidades.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como os animais se locomovem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Hickman, R. (2018). Principios Integrales de Zoología. Decimo cuarta Edición. Editorial McGraw Hill.
  • Külli Kalamees-Pani, Karin Pai, Veljo Runnel, Aivo Tamm. Movement of Animals. Disponível em: <https://www.hyria.fi/files/3864/MOVEMENT_OF_ANIMALS_1_.pdf>. Acesso em 2 de agosto de 2021.