Como o cachorro enxerga seu dono?

Como o cachorro enxerga seu dono?

Esta é uma pergunta muito frequente entre todos nós que convivemos diariamente com estes patudos. Como será que enxerga o meu cachorro? Será que o meu pet vê o mundo do mesmo jeito que eu ou que os outros animais?

Para responder a esta questão, o PeritoAnimal criou este artigo que aborda este tema ao detalhe para que você compreenda melhor como o cachorro enxerga seu dono e o mundo em torno dele, as cores que ele vê e com que idade sua visão evolui. Continue lendo!

Quando é que os cães começam a ver?

Ao nascer, o filhote de cachorro é cego e é por volta das 3 semanas de idade que os cachorros abrem os olhos e começam a ver.

É por volta das 5 semanas de idade que os cachorros têm a visão periférica totalmente desenvolvida. Entre as 5 e as 7 semanas é a idade ideal para começar adestrando o seu cachorro, já que ele já está um pouco independente da mãe e a maioria dos seus sentidos desenvolvidos. Lembre sempre de controlar os estímulos durante o adestramento, para que treino não seja confuso e o seu pequenino aprenda mais rápido!

Aproximadamente aos 3 meses de idade, o seu cachorro atinge a visão que terá em adulto.

Como o cachorro enxerga o ser humano?

Ao contrário dos humanos, os cachorros não querem ficar enxergando computador e celular, suas preocupações se concentram mais na sobrevivência e a visão deles está adaptada a isso mesmo. Ele passa o seu dia observando o que o rodeia e enxergando a querida família dele. A visão dele é bem diferente da nossa, por isso mesmo ele não o enxerga do mesmo jeito que você a ele.

A visão do cachorro, a maneira como ele enxerga o mundo, resulta de vários fatores:

  • Capacidade de medir as distâncias (Campo visual e percepção da profundidade): É a posição os olhos na cabeça do animal que vai determinar o grau de visão periférica dele e a quantidade de campo visual que ele consegue ver com ambos os olhos, a chamada de visão binocular. É esta que vai permitir ele enxergar em profundidade e medir corretamente as distâncias. O campo de visão dos cachorros é de 240 º enquanto o nosso, seres humanos é de 200 º. Por outro lado, a visão binocular dos humanos é maior do que a dos cachorros.

  • Capacidade para focar objetos (acuidade visual): Esta é a capacidade que permite focar diferentes objetos e que permite saber que se tratam de coisas diferentes. A córnea e o cristalino são os principais responsáveis por esta capacidade!

  • Percepção do movimento: Os cachorros têm uma visão muito sensível ao movimento. Há inclusive estudos que dizem que eles podem detetar objetos ou animais em movimento até 800 metros!

  • Diferenciação das cores: Os cones são as células da retinam que determinam a percepção das cores quando são estimulados por luz de diferentes comprimentos de onda. Tenho a certeza que você se está questionando se afinal o seu cachorro enxerga a preto e branco como todo mundo fala. Vamos já responder a essa pergunta!

 

Cachorro enxerga a cores ou a preto e branco?

Os cachorros não enxergam as cores como os humanos, mas a afirmação de que eles enxergam a preto e branco é um mito!

Como mencionado antes, são umas células na retina chamadas de cones que ao receberem luz com comprimentos de onda diferentes que permitem percepcionar diferentes cores. Enquanto que os seres humanos têm sensibilidade a 3 cores diferentes (encarnado, azul e verde) e por essa razão se diz que têm uma visão tricromática, os cachorros são sensíveis a apenas 2 cores (azul e amarelo), ou seja, têm uma visão dicromática.

Cachorro enxerga no escuro?

Sim! É isso mesmo que você leu, os cachorros podem ver no escuro e esta é uma das características mais importantes que eles herdaram dos seus antepassados lobos, perfeitos caçadores noturnos!

A pupila do cachorro tem uma grande capacidade de dilatação e isso permite que por mais ténue que seja a luz, estimule a retina! Na retina existem uma camada de células com capacidade refletora chamada tapetum lucidum, caraterística de mamíferos noturnos e que nós, seres humanos, não possuímos.

Claro que na escuridão total ele não vai conseguir enxergar nada, por precisa de um pouquinho de luz, por mais ténue que seja, para estimular estas células de que estou falando.

Cachorro enxerga bem ao longe?

O cachorro consegue distinguir a cerca de 6 metros, ao contrário de uma pessoa que consegue até 25 metros. Esta capacidade depende essencialmente da córnea e do cristalino, sendo que o cristalino deles não tem tanto poder de acomodação como o do ser humano.

Há alguns cachorros com miopia e outros com hipermetropia, assim como raças que enxergam melhor que outras. O labrador retriever é uma das raças conhecidas por ter melhor visão! Por outro lado, o pastor alemão e o rottweiler têm tendência para a miopia.

Outras curiosidades

O cachorro não consegue enxergar a mais de meio metro do chão e algumas raças mais pequenas, apenas enxergam a poucos centímetros! Por exemplo, um pequinês tem uma amplitude visual muito inferior à de um terra-nova.

Outro fato bem interessante é que a memória visual do cachorro não é tão boa quanto a nossa, ele se auxilia dos outros sentidos como a audição e ao olfato para se recordar.

Porque o cachorro não se olha no espelho?

Os cachorros conseguem ver a sua imagem refletida no espelho, mas eles não capazes de se reconhecer. É por isso mesmo que alguns cachorros atacam, se escondem ou latem ao ver sua imagem no espelho.

Cachorro vê espíritos?

É bastante comum o cachorro latir para o vazio, ou alertar o seu tutor quando aparentemente não está passando nada de errado. Por essa razão, muitas pessoas se questionam se estes animais terão capacidades paranormais e se, de fato, os cachorros veem espíritos.

Até ao momento, não existem respostas concretas por parte da ciência neste tema. Mas a verdade é que alguns cachorros têm capacidades incríveis, alguns podem detectar diferentes tipos de câncer nas pessoas existem até relatos de cachorros que previram fenômenos catastróficos!

As incríveis capacidades dos cachorros se devem, principalmente, ao seu olfato incrível que permite até detetar sobreviventes em cenários catastróficos. Confira também o artigo do PeritoAnimal sobre uma questão que muitos se colocam, se os cães podem prever a morte.

A visão do cachorro é bem diferente da nossa, mas ela está perfeitamente adaptada às necessidades da espécie.

É muito importante que você esteja interessado em saber mais sobre o seu cachorro, o que demonstra que quer melhor ao máximo a sua relação com ele. Continue acompanhando os nossos artigos que vão ajudar a compreender ainda melhor o seu cachorro!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como o cachorro enxerga seu dono?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.