Como não deixar a casa com cheiro de gato?

Como não deixar a casa com cheiro de gato?

Em um lar com gatos, especialmente se houver mais de um ou se não estiverem castrados, pode-se perceber, em certas situações, um cheiro desagradável de gato. Isso pode ter diferentes causas, como uma caixa de areia pouco limpa, marcação com urina fora da bandeja, o surgimento de alguma doença ou o acúmulo de pelos em determinados lugares.

É importante identificar a causa para eliminar o mau cheiro de forma adequada. No artigo a seguir do PeritoAnimal, compartilhamos dicas de como não deixar a casa com cheiro de gato, apresentados como um guia prático e eficaz.

Truque 1: O segredo para uma caixa de areia limpa e sem odores

O ponto-chave em um lar com gatos é a caixa de areia, pois é fácil que se torne a principal fonte de mau cheiro. Por isso, limpar a caixa de areia todos os dias é um dos principais truques.

Além disso, devemos considerar os seguintes conselhos básicos para evitar que os odores desagradáveis se espalhem:

  • Cada 10-15 dias, dependendo do uso, lave a caixa de areia com água morna e sabão ou algum produto de limpeza específico que ajude a neutralizar os odores.
  • Certifique-se de colocá-la em um local bem ventilado.
  • Escolha uma areia de qualidade, muito absorvente e com controle de odores. Pode ser perfumada ou com carvão ativado.
  • Troque a bandeja assim que notar sinais de deterioração, como marcas de arranhões, pois nelas é mais fácil que se acumulem sujeira e odores desagradáveis. Além disso, lembre-se de que os materiais plásticos se degradam com o tempo.
  • Se necessário, aplique regularmente algum spray antiodor que ajude na neutralização.

E um último segredo: garanta um número suficiente de caixas de areia se você conviver com vários gatos. Se oferecer apenas uma para todos, é provável que acabem urinando em outros lugares da casa, causando mau cheiro.

Truque 2: Adeus às manchas de urina ou vômito com este método fácil

Outro foco importante de mau cheiro são as manchas que podem surgir por marcação com urina ou “acidentes”, como vômito ou diarreia. É importante agir o quanto antes. Se estiverem sobre superfícies porosas e o líquido penetrar, será mais difícil eliminar o mau cheiro, pois ele ficará impregnado nos materiais.

Com papel absorvente, devemos retirar a maior parte do líquido. Depois, é preciso limpar com produtos específicos. Normalmente, é recomendado usar aqueles já desenvolvidos para a eliminação de odores, como os derivados de urina, seguindo as instruções do fabricante. Geralmente são produtos enzimáticos, recomendados porque conseguem “destruir” as partículas que causam o mau cheiro. Embora nosso olfato possa não perceber, os gatos conseguem detectar esse odor, o que geralmente os incentiva a urinar no mesmo lugar novamente. Por isso, a limpeza profunda é tão eficaz.

Podem ser usadas substâncias naturais, como vinagre, limão ou bicarbonato de sódio, embora normalmente sejam menos eficazes. Se a mancha estiver em tecidos, como almofadas ou mantas, pode ser limpa conforme explicaremos mais adiante.

Truque 3: Ambiente sempre fresco

Em uma casa com gatos, é fundamental ventilar regularmente. Além disso, é recomendável aspirar com frequência para evitar o acúmulo de pelos e outros resíduos que possam gerar mau cheiro. Passar pano no chão também deve ser feito com regularidade. Dependendo do tipo de material, será necessário escolher um produto específico, mas novamente recomendamos limpadores enzimáticos, que ajudam a eliminar odores como o de urina.

Na higiene regular do lar, a limpeza de tecidos, que veremos no próximo tópico, é outro passo importante para reduzir odores e manter o ambiente fresco e agradável. Também é possível usar ambientadores, mas sempre acompanhados de uma limpeza profunda de toda a casa; caso contrário, apenas cobriremos o mau cheiro temporariamente. Outra opção são os pulverizadores capazes de neutralizar odores, que devem ser usados seguindo as instruções do fabricante.

Truque 4: Mantenha seus tapetes, sofás e cortinas impecáveis

Nos tecidos, podemos encontrar aqueles que podem ser colocados na máquina de lavar e os que devem ser limpos por outros métodos. Os primeiros são os mais fáceis de higienizar, pois basta colocá-los na máquina e seguir as instruções de lavagem do fabricante. Para melhorar os resultados, podemos novamente usar algum produto específico para limpeza de tecidos de animais, um neutralizador de odores ou um detergente enzimático.

Por outro lado, para sofás, tapetes ou qualquer outro tecido que não possa ser lavado dessa forma, será necessário encontrar um produto de limpeza que não danifique o material. Se houver alguma mancha fresca, devemos removê-la ao máximo com papel absorvente antes de limpar com um produto adequado que elimine o mau cheiro. Além disso, para prevenir manchas em superfícies delicadas ou difíceis de limpar, sempre podemos usar capas protetoras, que podem ser higienizadas na máquina de lavar.

Truque 5: Gato sempre limpo, casa sem cheiro

Para manter um ambiente fresco, também devemos cuidar da higiene do gato. Eles são animais que dedicam muito tempo à própria limpeza, mas podemos ajudá-los com escovação regular, de acordo com o tipo de pelo e a época do ano (eles perdem mais pelo durante a muda). Além disso, é importante observar pontos-chave de higiene que podem gerar mau cheiro, como orelhas, boca e glândulas anais. O veterinário pode recomendar produtos específicos para limpar essas áreas.

De modo geral, os gatos não precisam de banho, mas podemos recorrer à água e ao xampu específico para gatos se julgarmos necessário. Nesse caso, devemos garantir um secagem completa, pois a umidade no pelo pode gerar mau cheiro e até causar problemas dermatológicos..

Para manter o cheiro agradável do gato, a alimentação também é importante. Uma dieta de qualidade mantém o pelo e a pele saudáveis e resulta em menos fezes e com menor odor. Como vemos, vale a pena investir na alimentação felina tanto por higiene quanto por saúde e bem-estar.

É importante mencionar a castração, que, além de ser obrigatória pela legislação vigente, faz com que o odor da urina dos gatos castrados seja significativamente mais fraco. Além disso, as revisões veterinárias regulares podem detectar qualquer problema de saúde que cause mau cheiro, como doenças sistêmicas, dermatológicas ou urinárias. Qualquer mau cheiro ou sinal clínico deve ser motivo para consultar o profissional.

Truque 6: Evite estes produtos que podem piorar o cheiro de gato

Já comentamos a importância de usar produtos específicos ou aqueles capazes de neutralizar odores desagradáveis. Devem ser utilizados seguindo as instruções do fabricante e, claro, verificando sempre se são seguros para os animais, observando as medidas de segurança necessárias.

Alguns produtos comuns de limpeza, como amoníaco ou água sanitária, podem ser contraproducentes, pois os gatos geralmente são atraídos pelo cheiro, que lembra o da própria urina, o que os incentiva a marcar novamente o mesmo local. Também é importante prestar atenção aos ambientadores ou óleos essenciais usados em casa, pois podem ser tóxicos para os felinos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como não deixar a casa com cheiro de gato?, recomendamos que entre na nossa categoria de O que precisa saber.

Bibliografia
  • Ley 7/2023, de 28 de marzo, de protección de los derechos y el bienestar de los animales. BOE núm 75, 29 de marzo de 2023. Disponible en https://www.boe.es/buscar/doc.php?id=BOE-A-2023-7936