Como mudar a caixa de areia do gato de lugar

Como mudar a caixa de areia do gato de lugar

Onde colocar a caixa de areia do gato é uma das primeiras dúvidas que um recém adotante de um gato se questiona. Encontrar o local perfeito para o banheiro do nosso felino deve conjugar as necessidades do gato com a comodidade do tutor. Para além disso, deve estar distante do pote de comida e de água. Uma vez encontrado o equilíbrio entre estes fatores e sendo os gatos animais de rotinas, qualquer modificação no entorno deles pode gerar muitas dúvidas. Neste artigo do PeritoAnimal vamos te explicar como mudar a caixa de areia do gato de lugar. Se você tem felinos, com certeza te vai interessar!

Os gatos e as mudanças

Os gatos são animais de rotinas, pelo que todas as mudanças têm de ser feitas de forma controlada e acima de tudo, apenas quando verdadeiramente sejam necessárias. Ou seja, se o seu gato usa sem nenhum problema a liteira dele no lugar onde você a colocou, não há nenhuma necessidade de mudar o sítio. Se por alguma forte razão você precisa mudar o lugar da caixa de areia, a mudança pode ser fácil se for feita adequadamente. Geralmente, os gatos aceitam a mudança se não existirem outras alterações ao mesmo tempo na casa. Se o seu gato não está usando a caixa de areia para fazer as necessidades, este motivo é mais do que suficiente para mudar a localização da caixa, já que pode ser essa a razão para ele não a estar usando.

Onde colocar a caixa de areia do gato

Se você precisa mudar a caixa de areia do gato de lugar, o novo sítio e a caixa de areia devem cumprir algumas regras:

  • A caixa deve estar num lugar tranquilo e privado, longe de zonas de passagem de pessoas e ruídos. Na maioria das casas, devido à sua arquitetura e disposição, o banheiro costuma ser o lugar que proporciona a maior tranquilidade que o gato requer.
  • O gato deve se sentir comodo e protegido, não esquecendo que a eliminação é um momento de vulnerabilidade. O gato deve poder ter uma "escapatória" fácil, caso necessite. Embora em sua casa não existam inimigos que se aproximem, ele pode se sentir ameaçado por algum ruído ou pessoa estranha na casa e os instintos de fuga dele continuam ativos.
  • Se existe mais do que um gato em sua casa, devem existir o mesmo número de caixas de areia do que gatos +1, para evitar problemas entre eles.
  • Alguns gatos preferem caixas de areia fechadas, quanto outros rejeitam qualquer liteira que não seja aberta. Você deve experimentar diferentes caixas de areia e descobrir qual é a melhor caixa de areia para o seu gato.
  • A caixa de areia deve ter um tamanho adequado para que o gato consiga dar uma volta sobre si mesmo sem ter de sair da caixa.
  • A quantidade de areia também deve ser suficiente para que o gato possa enterrar os dejetos dele. Para ele isto é extremamente importante.
  • Relativamente ao tipo de areia, existem inúmeras opções no mercado. Você pode experimentar diferentes até descobrir qual a melhor areia higiênica para o seu gato.
  • A altura da caixa de areia deve ser adequada ao gato em questão. Uma caixa de paredes demasiado altas não é adequada a um filhote de gato nem gatos idosos com dificuldade em mover-se. Por outro lado, um gato adulto se tiver uma caixa de paredes demasiado baixas, é bastante provável que espalhe areia por todas as partes.
  • Acima de tudo, o mais importante é que a caixa de areia esteja sempre limpa!

Recomendações para mudar a caixa de areia de lugar

Uma vez estabelecido onde colocar a caixa de areia do gato, chega o momento de realizar a mudança. Na hora de mudar a caixa de areia do gato, você deve:

  • Mostrar onde está a caixa, para que ele veja onde está.
  • O ideal é deixar a caixa de areia no sítio antigo e adicionar uma nova ao novo local, dessa forma a mudança não é tão repentina.
  • Para animar o gato a usar a caixa de areia, você pode usar algo que o atraia, como um pouco de catnip.
  • Você poderá também recorrer ao uso de feromonas naturais, como o feliway.
  • Quando o gato começar a utilizar a caixa de areia no novo lugar, você pode retirar a caixa do antigo lugar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como mudar a caixa de areia do gato de lugar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.