Como melhorar o sistema imunológico em cães

Como melhorar o sistema imunológico em cães

O seu cachorro apresenta infecções recorrentes? Nestes casos é sempre imprescindível recorrer ao veterinário, mas é importante que o tratamento vá mais além da correção dos sintomas e de centre na causa primária, que nestes casos costuma ser uma resposta deficiente do sistema imunológico.

Manter o sistema imunológico do nosso pet em um ótimo estado é fundamental para que o nosso amigo possa desfrutar de uma boa qualidade de vida, portanto, como proprietários esta deve ser uma prioridade para nós.

Neste artigo do PeritoAnimal damos-lhe os melhores conselhos para fortalecer o sistema imunológico em cães.

A alimentação como base de uma boa saúde

A alimentação é um fator determinante para a saúde do cachorro e para um adequado funcionamento do sistema imunológico, se as células de defesa ou glóbulos brancos não contam com os nutrientes que precisam, não poderão exercer a sua função de forma eficaz.

O que diminui a resposta imunológica não é apenas um déficit nutricional mas também a ingestão de substâncias tóxicas ou de péssima qualidade, algo que costuma acontecer quando damos ao nosso cão um alimento comercial de baixa qualidade.

Se quer alimentar as defesas do seu cão deve optar por uma das seguintes opções:

  • Ração de gama alta
  • Comida ecológica
  • Alimentação caseira com supervisão nutricional
  • Dieta BARF (Alimentação Crua Biologicamente Adequada)

Exercício físico diário

Um cão precisa de se exercitar diariamente (dentro das suas possibilidades e limitações) por vários motivos, sendo um dos mais importantes a gestão do estresse, uma vez que um cachorro que não se exercita é um cachorros que pode se estressar muito facilmente.

O estresse em cães é uma condição que diminui diretamente a atividade do sistema imunológico. Porquê? O organismo do cachorros liberta diversos hormônios, os quais ocupam os receptores dos glóbulos brancos e impedem que os mesmos possam reconhecer e enfrentar um agente patogênico. Os passeios diários e o exercício devem ser um dos principais cuidados que deve dar ao seu cão.

Cuidados com os tratamentos farmacológicos

As terapias naturais devem sempre complementar-se como primeira opção do tratamento, embora reconheçamos que para isso o profissional mais indicado é o veterinário holístico.

Geralmente os fármacos diminuem os próprios recursos curativos do organismo e atuam como tóxicos para o fígado, além disso, quando se trata de fármacos corticoides, estes provocam diretamente uma queda importante na resposta do sistema imunológico.

Quando o tratamento farmacológico se realiza com antibióticos, as principais estruturas de defesa afetadas são as bactérias benéficas que fazem parte da flora intestinal. Para evitar esse dano, de forma paralela à toma de antibióticos devem ser administrados probióticos para cachorros.

Reforce as defesas do seu cão com métodos naturais

Além de ter em conta os conselhos que lhe mostrámos anteriormente, se o seu cachorro apresenta um sistema imunológico deficiente, este transtorno pode tratar-se usando diversas terapias alternativas como as seguintes:

  • Homeopatia
  • Flores de Bach
  • Reiki
  • Acupuntura

As mesmas não devem ser aplicadas sem uma supervisão profissional adequada, mas quando utilizadas ajudarão de forma eficaz o seu pet, aumentando as suas defesas e prevenindo futuras doenças.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como melhorar o sistema imunológico em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.