Problemas oculares

Como limpar o olho do gato com conjuntivite

Aline Nunes
Por Aline Nunes. Atualizado: 21 setembro 2018
Como limpar o olho do gato com conjuntivite
Gatos

Ver fichas de  Gatos

É relativamente comum que os gatos padeçam de problemas oculares, especialmente se são jovens. Eles devem receber tratamento veterinário, pois, ainda que costumem cicatrizar facilmente, se não forem tratados, podem acabar se complicando a ponto de perfurar a córnea, causando a cegueira do gatinho e, às vezes, a extirpação do olho. Para evitar isso, como foi dito, é essencial estabelecer um tratamento veterinário e, também, algumas medidas de higiene. Por isso, neste artigo do Perito Animal explicamos como limpar o olho do gato com conjuntivite.

Também lhe pode interessar: Doenças nos olhos dos gatos

Índice

  1. Sintomas de infecção nos olhos dos gatos
  2. Como curar uma infecção de olhos em gatinhos?
  3. Com que limpar o olho infectado de um gato?
  4. Como limpar os olhos infectados de um gato bebê ou adulto?

Sintomas de infecção nos olhos dos gatos

Antes de explicar como limpar um olho infectado de um gato, devemos saber como identificar os sintomas que indicam que o nosso gato está sofrendo de uma infecção. O quadro clínico destas condições reconhece-se pelos seguintes sinais:

  • É normal que um ou ambos os olhos pareçam fechados. Pode ser um sinal de dor e fotofobia, isto é, a luz incomoda aos olhos. Às vezes, vemos que os cílios ficam presos pela presença de crostas.
  • As infecções produzem uma secreção ocular intensa, que é aquela que faz colar os cílios quando o gato dorme e se seca esse exsudato (líquido com alto teor de proteínas séricas e leucócitos). Ele líquido será amarelado, o que geralmente indica a presença de bactérias. Mesmo em infecções causadas por vírus, essa secreção pode aparecer devido às infecções secundárias de bactérias oportunistas.
  • Se observarmos a membrana nictitante ou a terceira pálpebra cobrindo todo, ou parte do olho, também podemos estar diante de uma infecção.
  • Qualquer alteração na cor do olho, na sua consistência ou no tamanho é motivo de consulta urgente!
  • Finalmente, nos casos em que uma infecção não foi devidamente tratada, podemos até ver como uma massa cobre o olho, devido a uma perfuração grave da córnea.
  • Antes de qualquer um desses sintomas, devemos ir ao veterinário para prescrever o tratamento apropriado que, geralmente, é um colírio ou pomada oftalmológica. Essas drogas são baratas e muito eficazes. Se não tratarmos o problema, a consequência pode ser uma cirurgia para remover um ou ambos os olhos. Portanto, a assistência veterinária precoce é básica.

Antes de qualquer um desses sintomas, devemos ir ao veterinário para prescrever o tratamento apropriado que, geralmente, é um colírio ou pomada oftalmológica. Essas drogas são baratas e muito eficazes. Se não tratarmos o problema, a consequência pode ser uma cirurgia para remover um ou ambos os olhos. Portanto, a assistência veterinária precoce é básica.

Como limpar o olho do gato com conjuntivite - Sintomas de infecção nos olhos dos gatos

Como curar uma infecção de olhos em gatinhos?

As infecções oculares são muito comuns em gatinhos, mesmo quando eles ainda não abriram os olhos. Isso ocorre, muitas vezes, porque são causadas pelo herpesvírus, altamente contagiosas e comuns entre os gatos que vivem na rua, o que explica a elevada presença de infecções oculares nas colônias.

Se resgatamos uma ninhada de gatinhos recém-nascidos que ainda não desmamaram e observamos que os filhotes apresentam os olhos inchados ou uma secreção purulenta quando os olhos começam a se abrir, o que acontece em torno de 8 a 10 dias, estaremos diante de uma infecção. Para evitar riscos, devemos limpar os olhos e aplicar o antibiótico prescrito pelo médico veterinário. Para isso, usaremos uma gaze ou algodão umedecido em soro fisiológico, um produto que deve estar sempre em nosso armário de remédios. Cuidadosamente pressione desde a pálpebra em direção a parte externa do olho para expelir o pus através da pequena fenda que está se abrindo. Se houver vestígios de secreção presa, devemos limpá-los com outra gaze ou algodão impregnado em soro, que pode estar morno, sempre do interior para o exterior. Através dessa mesma fenda, uma vez limpa, introduziremos o tratamento. Na próxima seção, veremos como limpar um olho infectado de um gatinho que já abriu os olhos, que será o mesmo procedimento usado para um gato adulto.

Com que limpar o olho infectado de um gato?

Para que o tratamento antibiótico tenha efeito, é importante sempre aplicá-lo no olho bem limpo. Para isso, vamos precisar dos seguintes materiais:

  • Algodão, que sempre deve ser usado umedecido para evitar que desprenda pelos ou gaze. Nunca limpe os dois olhos com a mesma gaze.
  • Soro fisiológico ou água, que podem ser usados frios ou mornos, se houver crostas que não saem facilmente.
  • Papel suave ou gaze para secar o olho.
  • Tratamento antibiótico prescrito pelo veterinário que devemos aplicar depois que tenhamos um olho bem limpo.

Essas lavagens devem ser repetidas toda vez que observamos o olho sujo ou, pelo menos, sempre antes de aplicar a medicação. Na seção seguinte, explicamos detalhadamente como proceder com a limpeza.

Como limpar os olhos infectados de um gato bebê ou adulto?

Veja como limpar um olho infectado de um gato. Vamos seguir os seguintes passos:

  • Primeiro o gato deve estar calmo. Para isso podemos envolvê-lo com uma toalha, deixando apenas a cabeça descoberta, enquanto o seguramos contra o peito e, com a mão, agarramos a cabeça. Todos os nossos movimentos devem ser suaves.
  • Devemos ter à nossa disposição todos os produtos necessários para limpar os olhos do gato, para que não tenhamos que nos levantar ou largar o animal.
  • Começaremos umedecendo bem o algodão ou a gaze com o soro.
  • Passamos pelo olho desde o interior ao exterior, várias vezes.
  • Se houver crostas que não se removem podemos aquecer o soro, e se ainda estiver difícil, vamos espremer a gaze ou o algodão sobre o olho de modo que permaneça bem molhado e esperar uns minutos o efeito do líquido para amaciar as crostas. Nunca devemos esfregar, pois, poderíamos fazer uma ferida.
  • Passaremos o algodão ou a gaze quantas vezes forem necessárias, até que esteja completamente limpo.
  • Para o outro olho, usaremos novos materiais.
  • Com o olho limpo, podemos aplicar o antibiótico, assegurando-nos, assim, que será mais eficaz.
  • Secamos o excedente.
  • Temos que descartar imediatamente a gaze ou algodão usado e lavar bem as mãos antes e depois da limpeza, pois, geralmente são infecções que se contagiam facilmente entre os gatos.
  • Conforme a infecção se reduz, a frequência dessa limpeza diminui.
  • Finalmente, ainda que não apresente secreções e o olho pareça saudável, devemos seguir, todos os dias, o tratamento prescrito pelo veterinário.

Todas as instruções e dicas mencionadas durante o artigo são adequadas para uma infecção no olho de um recém-nascido, gatos bebês ou adultos. Lembre-se que em caso de dúvida ou suspeita de uma infecção grave, é necessário ir ao especialista.

Como limpar o olho do gato com conjuntivite - Como limpar os olhos infectados de um gato bebê ou adulto?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como limpar o olho do gato com conjuntivite, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Andressa Regina
A minha gatinha de dois quase três meses esta com inflamação seca dentro do olho direito, o que eu posso fazer ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Andressa. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
CARLA JAQUICELI DA SILVA
Boa tarde tô com meu gatinho filhote já levei no veterinário ele receitou um colírio mas já faz 3 dias e não melhorou qual outro remédio poderia dar ela tem 2 meses
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Enir
Muito obrigada. Não tenho gato, mas amo um felino que apareceu aqui e quero muito curar os olhinhos dele. A cura é certa, mas preciso dos medicamentos além da fé que tenho em Deus. Poxa, os olhos dele estão totalmente inflamados. Gratidão a Deus e a vocês.
Lorrayni
Ei achei dois gatinhos de uma ninhada no meio da rua , estou cuidando deles , mais quería saber se posso passa o coliriu normal que usamos no nossos olhos quando tem alguma irritaçao , sera que posso usar ele nos olhos dos gatinhos pos estao acordando com ele grutado com remela
Luísa Savala
Oi Lorrayni! Você viu as dicas do artigo?
De qualquer maneira, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa fazer um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Junior
Estou usando Pomada keravit vetnil
A sua avaliação:
Jessica Alves
O povo manda procurar veterinário como se todo mundo tivesse dinheiro pra isso, meu povo, dinheiro não nasce em árvore. Remédio caseiro é a solução.
Eric
Conhece algum caseiro? Preeciso de ajuda
Carla
amiga, se tu não tem dinheiro pra cuidar dos teus bichos quando eles ficam doentes, NÃO TENHA BICHOS. MUITO. SIMPLES.
Alessandra Louzada Pereira
Gente que horror o que essa criatura falou.... cara resgatei dois gatos subnutrição da rua , hj eles só comem sardinha fresca. Mas meu gatos está doente do olho e eu ñ tenho dinheiro faço o que ...preciso cuidar da conjuntivite dele. Já usei chá de camomila, soro fisiológico... precisava de um nome de colirio
Diana
Têm completa razão, para todos os pedidos de ajuda e informações, ,todos dizemos para ir logo ao veterinário, mas caso as consultas exames tratamento medicina é grátis,???? Mas todos têm possibilidade de correr para o vet a toda a hora? A estupida ignorante que disse que não devia ter animal se não tem dinheiro, deve ser uma folgada dondoca que não deve saber que existem muitos animais na rua abandonados, e por compaixão os recolhemos porque não temos coragem de virar costas. Maiorias dos veterinários são vigaristas só pensam no dinheiro e exploram as pessoas não querem saber dos animais. A culpa é deles de praticarem preços que ninguém consegue pagar.
Isabel santos
Quero saber como posso curar os olhos do meu gato tem serca de tres meses e tem um olho muito vermelho e nao abre e tem o olho fechado remedio caseiro lhpo
Luísa Savala
Oi Isabel! Você já tentou as dicas do artigo?
O mais indicado é que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 3
Como limpar o olho do gato com conjuntivite