Como limpar as orelhas do gato

Como limpar as orelhas do gato

O gato é um animal extremamente limpo que pode dedicar muitas horas do seu dia a se limpar, e é também um animal doméstico excepcional que conserva o seu instinto de caçador, além disso, é explorador e independente. Por todos estes motivos por vezes acreditamos que precisa de menos cuidados que um cachorro, mas isso é um erro grave, uma vez que são muitas as doenças que um gato pode contrair.

Uma alimentação adequada assim como uns bons hábitos higiênicos ajudarão o nosso pet a se manter em um estado de saúde ótimo, entre estes hábitos saudáveis devemos destacar a higiene das orelhas, uma vez que estas podem atuar como porta de entrada de múltiplos agentes patogênicos e mantê-las limpas é muito importante.

Mas, como o devemos fazer? Não se preocupe, neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe como limpar as orelhas do gato passo a passo.

Passos a seguir:
1

O primeiro e mais importante é evitar o estresse no nosso gato, caos contrário associará este hábito a algo negativo e não conseguiremos que cada vez seja mais fácil limpá-lo. Ou seja, limpar as suas orelhas parra a ser um processo cada vez mais difícil tanto para nós como para o gato.

Como acalmar o nosso gato?

Comece com carinhos e um tom de voz amável, deve conseguir que o felino interprete os seus gestos como um jogo para que possa assim relaxar completamente. O gato deve encontrar a posição ideal para começar a limpeza.

Se é um filhote, podemos colocá-lo sobre as nossas pernas, por outro lado, no caso de gatos adultos é melhor colocá-los sobre uma bancada ou mesa que esteja à nossa altura.

É impossível acalmar o seu gato?

Se tudo o que dissemos anteriormente não funciona, pode sempre optar por acrescentar a esta estratégia algum dos diversos tranquilizantes naturais para gatos.

2

O segundo passo é revisar as orelhas do gato, visto que é sempre muito importante que como proprietários estejamos atentos a qualquer sinal ou sintomas que nos possa indicar a presença de alguma doença.

A presença de parasitas, cera excessiva, odor fétido, crostas ou feridas pode ser um indicativo de alguma patologia como uma otite ou uma infecção de ouvido, assim sendo, perante estes sinais o mais recomendável é que recorra ao veterinário para que possa avaliar o estado de saúde do seu gato.

Pelo contrário, a ausência destes sinais junto com um conduto auditivo de cor rosa pálido indicam um bom estado de saúde.

3

Pata começar a limpeza de ouvidos devemos começar pela parte externa, para isso apenas precisamos de uma toalha umedecida e o produto de limpeza que geralmente usamos para o seu banho, como é óbvio deve tratar-se de um xampu específico para gatos.

Com a toalha e o xampu limpe a parte externa e peluda da orelha, retirando posteriormente qualquer resíduo de xampu que possa ter ficado na orelha do gato.

4

A limpeza do interior do ouvido deve ser feita com extrema precaução para não comprometer as estruturas que se encontram no pavilhão auditivo, para isso só precisa de uma gaze de algodão, preferivelmente esterilizada.

Enrole a gaze no seu dedo e introduza suavemente no conduto do ouvido para assim fazer com que a cera se desprenda e o pavilhão auditivo fique limpo.

Não é preciso mais nada, mas devemos saber que podemos contar com outra alternativa, os limpadores auriculares específicos para gatos, que possuem um aplicador confortável e dissolvem a cera.

5

Para manter os ouvidos do seu gato em perfeitas condições deve saber que este procedimento deve ser feito de duas em duas semanas, além disso, para prevenir qualquer complicação, quando der banho ao seu gato deve tampar os seus ouvidos com duas bolas de algodão, deste modo evita a entrada de água, o que poderia causar danos no conduto auditivo.

6

Se observar alguma anomalia será imprescindível recorrer ao veterinário para que identifique se se trata de uma doença ou existe algum problema que deva ser tratado. Alguns indicadores de problemas de saúde podem ser a presença de cera escura, um odor parecido ao da levedura ou o aparecimento de parasitas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como limpar as orelhas do gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado das orelhas.