Como ganhar a confiança de um cachorro

Como ganhar a confiança de um cachorro

O que fazer para o cachorro gostar de você? Como se aproximar de um cão? Desde os tempos antigos, os humanos e os cachorros mantêm uma relação forte de cooperação mútua. Apesar de, historicamente, se valorizar a disciplina como parte importantíssima da relação dos humanos e cachorros, no PeritoAnimal, temos claro que os primeiros vínculos criados entres estas duas espécies se baseiam a partir da confiança entre ambos. Por isso, elaboramos um compilado de conselhos úteis para saber como conquistar a confiança de um cachorro.

Cada cão tem algumas características individuais e mesmo que existam raças geneticamente mais predispostas a socialização e outras mais ariscas, o que mais define sua personalidade são suas experiências. As experiências ruins de um canino maltratado ou abandonado podem fazer com que o cachorro fique especialmente medroso e desconfiado. Para te ajudar a resolver este problema, preparamos uma série de dicas sobre como ganhar a confiança de um cachorro. Continue lendo.

Mantenha a calma e não seja brusco

Como conquistar a confiança de um cachorro? Para convencer o animal que você não é uma ameaça, o melhor é que não te veja como um inimigo. Por isso, você não deve provocar medo e isso se consegue com calma e paciência.

Jogar com ele jogos que não gerem excitação para estimular que se aproxime e não forçar que isso aconteça é fundamental. Se estiver em casa ou em locais cercados, você deve deixar o cachorro livre e não agarrá-lo pelo pescoço para impedir que fuja. Assim, ele verá que pode fugir caso for necessário e as poucos deixará de tentar.

Se deseja que um cachorro confie em você, não o abrace. Os abraços para nós são uma demonstração de carinho e afeto, para eles é uma grande repressão. Sentem que não podem se movimentar e é uma forte invasão do seu espaço. Para nos colocarmos no lugar deles, é como se estivéssemos com uma camisa de força.

Reforço positivo para ganhar a confiança de um cão

As três funções vitais que definem os seres vivos são: relacionamentos, nutrição e reprodução. A nutrição é a que mais podemos aproveitar nesse caso, pois é uma necessidade que mantém os cães em constante busca. Por isso, se você não sabe como conquistar a confiança de um cachorro, esta é uma necessidade que você pode usar a seu favor.

Se você deixar a comida no chão aguardando, ele virá comer. Aos poucos você deve deixar a comida mais perto de você, até que ele pegue a comida na sua mão. Não tem que forçar, deve fazer isso aos poucos para ir recompensando seu esforço. Assim, o animal te relacionará com um estímulo positivo e você conseguirá ganhar a confiança do cachorro.

Aproveite sua curiosidade inata

Os cachorros são muito curiosos, eles adoram explorar e descobrir coisas novas. É fácil reconhecer esta qualidade nos pets quando temos um brinquedo novo ou alguém chega em casa, pois são os primeiros a contar. Esta qualidade também pode ser utilizada a seu favor para ganhar a confiança de um cachorro.

Se você deseja que o peludo confie em voc}e se aproxime, tem que chamar sua atenção com uma bola por exemplo. Considerando que o cão seja tímido ou que passou por uma má experiência, não vai querer jogar inicialmente, mas as bolas despertam neles as suas habilidades de caça, de perseguição. Se você jogar bola perto dele, não poderá resistir e virá participar.

Para facilitar a participação do animal, é muito positivo se abaixar na altura do cão. Assim, não parecemos tão grandes e ameaçadores e será mais fácil para ele olhar no nosso rosto para interpretar a expressão.

Faça passeios e tenha rotina regulares

O biorritmo natural afeta a todos os seres vivos e o hábito de manter uma rotina estável com as refeições e passeios em horários definidos favorecem que este biorritmo esteja regular. Este simples costume fará com que o cachorro desconfiado ou medroso, internalize alguns hábitos até que seu corpo vá se acostumando. Com isso, conseguirá que no momento de sair, ele já fique aguardando e se sentirá recompensado.

Além disso, ao manter uma rotina, seu cão poderá se antecipar e sentir que controla a situação. O fato de sair nas horas em que seu corpo deseja e comer quando seu corpo pede, reduzirá a sua ansiedade porque tem uma parte da sua vida organizada.

Uma vez mais, vemos como não forçar o animal e optar pelo reforço positivo é a chave para conquistar aos poucos a confiança do cachorro, e estabelecer um vínculo cada vez mais forte.

Brinque com ele frequentemente

Brincar é uma das coisas que mais unem e reforçam as relações entre cachorros e humanos. Sobre jogos não existe nada escrito e cada pessoa desenvolve seus próprios truques com seu cachorro. Aprender novos truques mantém o cérebro do seu cão ativo e reforça bastante sua autoestima.

Esperamos que estes conselhos sejam úteis para você, lembre-se que o mais importante para ganhar a confiança de um cachorro é não aparentar ser uma ameaça para ele. Por isso, o melhor é ser paciente e passar muitas horas em sua companhia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ganhar a confiança de um cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.