Como fazer uma casinha para cachorro passo a passo

Como fazer uma casinha para cachorro passo a passo

Se você tem cachorro e um quintal ou jardim, certamente já planejou construir uma casinha de cachorro alguma vez, em vez de comprar uma já pronta. É normal que você se preocupe com o conforto do seu pet, trata-se de um dos pontos mais importantes para conseguir que o seu cachorro seja feliz.

Mas se você não sabe muito bem por onde começar, não se preocupe, no PeritoAnimal vamos te mostrar como fazer este trabalho para que consiga construir a casinha ideal e com as medidas certas para o seu cachorro.

Confira todos os materiais que precisará, conselhos e muito mais. Continue lendo este artigo do seu site de animais preferido sobre como fazer uma casinha para cachorro passo a passo.

Preparação prévia à construção da casinha de cachorro

Antes de colocar as mãos à obra é importante que você saiba que criar um refúgio para o seu cachorro é um detalhe fantástico, mas isso não quer dizer que o seu cachorro não possa passar um tempo com você. Mesmo se ele tiver um espaço todo para ele, o ideal é que ele possa entrar livremente em casa durante o dia. Não se esqueça que o seu pet é um membro da família.

Existem tutores que pensam que apenas porque o cão está num quintal, já está contente e satifesito. Mas isso não é verdade. De fato, existem muitos casos de animais de estimação que nunca podem sair do quintal, e por isso mesmo, sofrem de ansiedade por separação.

Onde colocar a casinha do cachorro?

Ponha a casinha em um local com menor incidência de correntes de ar. Isso será muito importante, principalmente durante épocas de frio, pois o cachorro estará mais resguardado.

Outro ponto a levar em conta é o lugar específico onde deve colocar a casinha. Deve ser um lugar exclusivo do cão, será seu espaço. Para decidir onde colocar, o ideal é que você observe onde ele costuma se deitar no quintal, isso indica que gosta desse ponto.

Como fazer uma casinha de cachorro barata

Se você quer saber como fazer uma casinha de cachorro barata o segredo está, claro, nos materiais que você utilizará. Para construir o refúgio do seu cachorro, serão necessários alguns itens, em que o principal será a madeira. A espessura recomendada pra ela é de 1,5cm. Confira agora os outros materiais:

  • Tinta ou óleos anti-umidade (nunca tóxicas)
  • Parafusadora
  • Parafusos galvanizados
  • Silicone
  • Fresas para tupia
  • Brochas e pincéis
  • Verniz
  • Manta asfáltica
  • Serrote

Não se esqueça que você tem sempre a opção de comprar a casinha já pronta. No mercado existem casinhas de madeira e de plástico. A melhor escolha são as de madeira que vão proteger e isolar melhor do frio. A vantagem das de plástico é que são mais fáceis de limpar.

Outra opção se por acaso vocô não quiser fazer uma casinha de cachorro é buscar uma em sites ou aplicativos em que as pessoas vendem produtos usados. Com certeza há boas opções.

Confira a seguir como construir uma casinha de cachorro barata passo a passo.

1. Casinha para cães grandes ou pequenos

Antes de começar a construir, a primeira coisa que você deve pensar é no tamanho que a casinha vai ter. Para que a casinha seja agradável para o cachorro, não deve ser nem muito grande, nem muito pequena.

Que não seja pequena é óbvio. Mas como avaliar o tamanho? Pense que o seu cachorro deve poder dar a volta no seu interior sem nenhum problema.

Você acha que quanto maior, melhor? Não, não pode ser muito grande porque não irá gerar um ambiente quente no seu interior. Não se esqueça que um dos objetivos de criar este refúgio é para que o seu pet fique protegido do frio e da chuva.

E como você vai construir a casa no lado de fora da casa, pode ser útil saber como acabar com pulgas no quintal.

2. Avaliar a importância da base

A base é um dos pontos fundamentais de uma boa casinha. Se você tinha em mente não ter uma base, é bom saber que, sem ela, você não vai proteger bem o seu cachorro, pois ele vai dormir diretamente no chão, com o frio e a umidade que isso envolve, isso sem contar que pode chover.

O que deve ser avaliado na hora de construir a base da casinha do seu cachorro?

O isolamento: o ideal é isolar o chão com cimento ou concreto. Procure sempre materiais que sejam impermeáveis.

Altura da base: não é uma boa ideia construir a casa do cachorro ao nível do chão, isso permite a entrada de umidade e, se chover muito, pode inclusivamente ficar inundada.

Medidas para uma casinha de cachorro

As medidas da casinha de cachorro dependem sempre do tamanho do cão. Aqui temos uma orientação nesse sentido:

  • Comprimento: 1,5 vezes o comprimento do cachorro (sem a cauda)
  • Largura: 3/4 do comprimento do cachorro (sem a cauda)
  • Altura: Mais ou menos 1/4 mais alta que a altura do cão até à cabeça.

Já que estamos falando sobre como fazer uma casinha de cachorro, no vídeo abaixo, esclarecemos onde seu cachorro deve dormir:

3. Comprar as madeiras

Se você tem as ferramentas adequadas, pode comprar as tábuas e cortá-las você mesmo.

  • Recomendação: primeiro desenhe o croqui de cada parede ou tábua que precise num papel. Em seguida, e quando estiver seguro, desenhe esse croqui na madeira.

Se não tem um serrote ou serra elétrica, faça o croqui em papel e dirija-se a uma carpintaria para que lhe cortem a madeira.

Nós do PeritoAnimal, recomendamos-lhe que construa uma casa com telhado duas águas (que não seja plano). Desse modo, se chover a água cairá para o chão.

Para fazer o telhado, você deve cortar duas tábuas correspondentes à entrada e a parede traseira deve acabar em triângulo. Tudo numa mesma tábua, nunca em duas.

  • Conselho: O tamanho da entrada é muito importante. Se a fizer muito grande, você deixará escapar o calor e perde-se o ambiente aquecido e aconchegante que comentamos antes.

4. Levantar as paredes da casinha

Para montar as paredes você simplesmente terá que aplicar silicone nos cantos das peças. Para reforçar a sustentação use parafusos.

É sempre bom que as partes interiores das paredes, por razões de higiene, tenham uma camada de verniz.

  • Conselho: se quer dar mais força e sustentação pode usar dobradiças de metal nos cantos, parafuse-as nos cantos das paredes.

5. Colocar o teto

Agora que você já tem as quatro paredes do novo lar do seu cachorro, agora só falta montar o telhado.

Tal como fizemos com as paredes, colocamos umas dobradiças nas paredes internas dos triângulos dianteiros e traseiros (ao meio). Desse modo, quando colocar o telhado você pode parafusar sobre essas dobradiças.

  • Recomendação: quando colocar o telhado tenha o cuidado para que as tábuas fiquem num ângulo de 90 graus. Assim você evitará que se crie um canal onde se possa infiltrar água. Outra solução seria colocar uma fita entre as tábuas do teto.

Para reforçar o telhado, você pode usar vários materiais como por exemplo uma manta asfáltica ou papel de piche.

6. Pintar e personalizar a casinha do cachorro

Compre uma tinta que suporte bem a umidade e as alterações climáticas, como por exemplo a óleo ou esmalte sintético. Compre ainda um bom colchão com almofadas para que o seu cachorro tenha conforto e calor extra. Não se esqueça de colocar também algum dos seus brinquedos na casinha.

Se você tem crianças ou gosta de pintar, você pode decorar as paredes. Tente fazer com que a casinha seja mais um elemento bem incorporado no seu jardim. Experimente desenhar flores, árvores, etc..

Se lhe sobrou madeira e tem muito jeito para estes trabalhos, você pode também serrar cada letra em madeira e em seguida colar na casinha do seu cachorro.

Agora que você já sabe como fazer uma casinha de cachorro barata e fácil, neste outro artigo do PeritoAnimal você pode se inspirar, ainda, em como montar um playground para cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer uma casinha para cachorro passo a passo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.