Como fazer uma casinha para cachorro passo a passo

Como fazer uma casinha para cachorro passo a passo

Se tem um jardim, certamente que já planejou mais de uma vez construir uma casinha de cachorro. É normal que se preocupe com o conforto do seu pet, trata-se de um dos pontos mais importantes para conseguir que o seu cachorro seja feliz.

Se não sabe muito bem por onde começar, não se preocupe, no PeritoAnimal mostramos-lhe como fazer este trabalho para que consiga construir a casinha ideal para o seu cachorro.

Todos os materiais que precisa, conselhos e muito mais. Continue lendo este artigo do seu site de animai preferido sobre como fazer uma casinha para cachorro passo a passo.

Preparação prévia à construção da casinha de cachorro

Antes de meter mãos à obra gostaria de lhe dizer o seguinte: criar um refúgio para o seu cachorro é um detalhe fantástico, mas isso não quer dizer que o seu cachorro não passe tempo consigo. Embora tenha o seu espaço, o ideal seria que pudesse entrar livremente em casa durante o dia. Não se esqueça que o se pet é um membro da família.

Existem donos que pensam que apenas porque o cão está num jardim, já está contente e entretido. Isto não é verdade. De fato, existem muitos casos de animais de estimação que nunca podem sair do jardim, e por isso mesmo, sofrem de ansiedade por separação.

Onde colocar a casinha do cachorro?

Ponha a casinha com orientação para sul. É um detalhe importante, uma vez que o seu animal de estimação estará mais resguardado das correntes de ar do inverno.

Outro ponto a ter em conta é o lugar onde deve colocar a casinha. Deve ser um lugar exclusivo do cão, a sua zona. Para decidir onde colocar, o ideal é que observe onde se costuma deitar no jardim, isso indica que gota desse lugar.

Construir uma casinha de cachorro barata

O preço para construir o refúgio do seu cachorro vai depender dos materiais que utilizar. Não só deve comprar madeira (a espessura recomendada é um centímetro e meio), mas também terá que usar os seguintes materiais:

  • Tinta ou óleos anti-umidade (nunca tóxicas)
  • Aparafusadora
  • Parafusos galvanizados
  • Silicone
  • Fresas para tupia
  • Brochas e pincéis
  • Verniz
  • Manta asfáltica
  • Serrote

Não se esqueça que tem sempre a opção de comprar a casinha já pronta. No mercado existem casinhas de madeira e de plástico. A melhor escolha são as de madeira que vão proteger e isolar melhor do frio. A vantagem das de plástico é que são mais fáceis de limpar.

Também pode pesquisar na internet, certamente que encontrará muitos sites onde vendem casinhas de cachorro em segunda mão.

Agora sim podemos construir uma casinha de cachorro passo a passo.

1. Casinha para cães grandes ou pequenos

Antes de começar a construir, a primeira coisa que deve pensar é no tamanho que a casinha vai ter. Para que a casinha seja agradável para o cachorro, não deve ser nem muito grande, nem muito pequena.

Que não seja pequena é óbvio. Como pode avaliar o tamanho? Pense que o seu cachorro deve poder dar a volta no seu interior sem nenhum problema.

Se calhar pensava que quanto maior, melhor. Não, não pode ser muito grande porque não irá gerar um ambiente quente no seu interior. Não se esqueça que um dos objetivos de criar este refúgio é para que o seu pet fique protegido do frio e da chuva.

2. Avalie a importância da base

A base é um dos pontos fundamentais de uma boa casinha. Se tinha em mente não ter uma base, deve saber que não vai proteger bem o seu cachorro. Pense um segundo. Desse modo, acaba dormindo no chão, com o frio e a umidade que isso envolve, isto sem contar que pode chover.

O que deve avaliar na hora de construir a base da casinha do seu cachorro?

O isolamento: o ideal seria que pudesse isolar o chão com cimento o concreto. Procure sempre materiais que sejam impermeáveis.

Altura da base: não é uma boa ideia construir a casa do cachorro ao nível do chão, isso permite a entrada de umidade e se chover muito pode inclusivamente ficar inundada.

As medidas da casinha dependem sempre do tamanho do cão. Aqui tem uma orientação nesse sentido:

  • Comprimento: 1,5 vezes o comprimento do cachorro (sem a cauda)
  • Largura: 3/4 do comprimento do cachorro (sem a cauda)
  • Altura: Mais ou menos 1/4 mais alta que a altura do cão até à cabeça.

3. Comprar as madeiras

Se tem as ferramentas adequadas, pode comprar as tábuas e cortá-las você mesmo.

  • Recomendação: primeiro desenhe o croqui de cada parede ou tábua que precise num papel. Em seguida, e quando estiver seguro, desenhe esse croqui na madeira.

Se não tem um serrote ou serra elétrica, faça o croqui em papel e dirija-se a uma carpintaria para que lhe cortem a madeira.

No Perito Animal, recomendamos-lhe que construa uma casa com telhado duas águas (que não seja plano). Desse modo, se chover a água cairá para o chão.

Para o fazer, deve cortar duas tábuas correspondentes à entrada e a parede traseira deve acabar em triângulo. Tudo numa mesma tábua, nunca em duas.

  • Conselho: O tamanho da entrada é muito importante. Se o fizer demasiado grande deixará escapar o calor e perde-se o ambiente quente que comentamos anteriormente.

4. Levantar as paredes da casinha

Para montar as paredes simplesmente terá que aplicar silicone nos cantos das peças. Para reforçar a sustentação use parafusos.

É sempre bom que as partes interiores das paredes, por razões de higiene, tenham uma camada de verniz.

  • Conselho: se quer dar mais força e sustentação pode usar dobradiças de metal nos cantos. aparafuse-as nos cantos das paredes.

5. Colocar o teto

Já tem as quatro paredes do novo lar do seu cachorro, agora só falta montar o telhado.

Tal como fizemos com as paredes, colocamos umas dobradiças nas paredes internas dos triângulos dianteiros e traseiros (ao meio). desse modo, quando colocar o telhado pode aparafusar sobre essas dobradiças.

  • Recomendação: quando colocar o telhado tenha o cuidado de as tábuas ficarem num ângulo de 90 graus. Assim evitará que se crie um canal onde se possa infiltrar água. Outra solução seria colocar uma fita entre as tábuas do teto.

Para reforçar o telhado pode usar vários materiais como por exemplo uma manta asfáltica ou papel de piche.

6. Pintar e personalizar a casinha do cachorro

Compre uma tinta que suporte bem a umidade e as alterações climatéricas, como por exemplo óleo ou esmalte sintético. Cria um bom colchão com almofadas para que o seu cachorro tenha um conforto e calor extra. Não se esqueça de colocar também algum dos seus brinquedos na casinha.

Se tem crianças ou gosta de pintar, pode decorar as paredes. Tente fazer com que a casinha seja mais um elemento bem incorporado no seu jardim. Experimente desenhar flores, árvores, etc..

Se lhe sobrou madeira e tem muito jeito para estes trabalhos pode também serrar cada letra em madeira e em seguida colar na casinha do seu cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer uma casinha para cachorro passo a passo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.