Como fazer um formigueiro

Como fazer um formigueiro

As formigas são insetos populares por seu hábitos laboriosos. E, assim como ocorre com as abelhas, as formigas operárias se dedicam a trabalhar em grupo pelo bem da colônia e da rainha. É comum vê-las correndo para aumentar seu formigueiro ou reunir comida, pois as formigas estão presentes no mundo todo.

Neste sentido, observá-las pode ser uma atividade fascinante para os apaixonados por insetos. Se você também é um deles, é provável que já tenha perguntado em como fazer um formigueiro, certo? Então continue lendo esse artigo do PeritoAnimal que vamos te explicar tudo o que é necessário saber sobre este processo.

Como fazer um formigueiro artificial

A primeira coisa que você deve fazer é conseguir um recipiente adequado para começar seu formigueiro. Algumas pessoas utilizam recipientes de cozinha simples de plástico, mas o mais recomendado, por razões de higiene, tamanho e manutenção, é usar recipientes de vidro.

É possível comprar recipientes de vidro que são destinados a outras funções, como um copo, vasilhas ou aquário para peixes. No entanto, o mais aconselhável para garantir a sobrevivência da colônia e a criação dos espaços é a compra de um formigueiro de vidro em uma loja de animais física ou online. É possível encontrar no mercado opções muito variadas e criativas. Caso você decida utilizar recipientes ou frascos de vidro reciclado, verifique se estão limpos, sem rótulos e inscrições.

Mas, além do próprio formigueiro em si, você precisará de uma área de forrageamento, isto é, um segundo espaço que você deve conectar ao formigueiro caseiro. Neste espaço as formigas poderão encontrar alimento, além de eliminar seus resíduos e se exercitar, o que é fundamental para seu bem-estar.

Tipos de formigueiros

Existem muitos tipos de formigueiro, tanto comerciais quanto caseiros. Podemos encontrar alguns de terra, onde se começa sem buracos. Nestes, as formigas devem cavar por si mesmas, e eles podem ser uma opção muito interessante para os curiosos que desejam saber como é um formigueiro por dentro, vendo o processo da maneira mais natural possível. Em outros casos, você pode optar por formigueiros com espaços pré-fabricados, nos quais provavelmente será melhor observar o processo, mas de uma maneira mais artificial.

Os materiais dos formigueiros comerciais (e caseiros, porque também podemos fazê-los em casa) com espaços já criados antes da introdução das formigas são:

  • Gel;
  • Gesso;
  • Cortiça;
  • Acrílico;
  • Plástico;
  • Outros.

Como fazer um formigueiro: passo a passo

Nesse vídeo do YouTube do canal ABC do Saber, você vai saber como fazer um formigueiro com a respectiva área de forrageamento. É um opção simples e econômica, confira:

Terra de formigueiro

Se você decidiu fazer um formigueiro com terra, provavelmente está se perguntando que tipo de substrato usar. Saiba então que a terra pode ser facilmente obtida no seu próprio jardim, você só precisa se certificar de que é uma terra úmida, com presença de algumas pedras pequenas. Evidentemente, você deve monitorar a quantidade de umidade, uma vez que a terra não deve estar encharcada, mas também não pode estar batida e completamente seca. Além disso, verifique se a terra não contém restos de animais, assim você evitará o aparecimento de fungos devido à podridão.

É aconselhável examiná-la cuidadosamente para remover qualquer resto orgânico (comida, animais mortos) e inorgânico (pedaços de plástico, vidro, pontas de cigarro, entre outros). O ideal é que o substrato do formigueiro seja livre desses elementos, assim como de outros insetos vivos que possam atacar as formigas.

Caso você não tenha a terra adequada em seu jardim, você pode comprar terra e areia em um viveiro ou estufa, apenas certifique-se que a terra não é fertilizada ou compostada. Uma vez que tiver escolhido a terra, misture duas partes dela com uma de areia e despeje no formigueiro, ou no aquário plano ou nos frascos reciclados. Certifique-se de que a terra não fique presa nos vidros (se isso acontecer, significa que ela está úmida demais, e você precisará retirá-la para secar) e que ela não esteja muito compacta, lembre-se de que as formigas devem poder se mover com facilidade.

Formigueiro caseiro: o oxigênio

Antes de introduzir alguma espécie de formiga, você precisa encontrar um método para mantê-las dentro do formigueiro, caso contrário, elas escaparão. Fechar completamente o aquário ou os recipientes que você está usando é impossível, pois isso impediria a entrada de oxigênio e as formigas morreriam. Recomendamos que você siga os seguintes passos para saber como fazer um formigueiro artificial corretamente:

  • Deixe 3 centímetros sem terra antes da borda do recipiente, assim será mais difícil para as formigas chegarem ali;
  • Cubra a borda com óleo mineral, tomando cuidado para não derramar na terra;
  • Cubra a borda com um guardanapo, prenda nas paredes do aquário pela parte exterior e faça buracos utilizando um alfinete ou uma agulha. Os buracos devem ser pequenos para evitar a saída das formigas;
  • Na tampa do formigueiro, faça buracos maiores para permitir a entrada de ar. Como o guardanapo ficará entre o formigueiro e a tampa, as formigas não terão acesso a esses buracos;
  • Coloque a tampa do formigueiro em cima do guardanapo perfurado.

Dessa forma, suas formigas terão oxigênio suficiente sem conseguir escapar da colônia.

Fazenda de formigas

Seu formigueiro está quase pronto, mas onde procurar as novas inquilinas? Muitas pessoas equivocadamente optam por utilizar algumas formigas de seu jardim, no entanto, estes insetos se reproduzem sob um sistema hierárquico estrito, por isso sobreviverão poucas semanas em um novo formigueiro se não tiverem uma rainha. Após esse período, elas morrerão quando completarem seu ciclo de vida e não restará mais nenhuma na colônia.

Onde conseguir uma formiga rainha? Aqui surge o verdadeiro problema. As formigas rainhas quase nunca deixam o interior do formigueiro, permanecem no local mais profundo e escuro tendo crias e organizando o funcionamento da colônia. Eles só podem ser vistas do lado de fora durante o vôo nupcial, isto é, o período de acasalamento. Algumas pessoas podem pensar em destruir o formigueiro ou capturar a rainha durante o voo nupcial, no entanto, o formigueiro existente morreria em pouco tempo, por isso não recomendamos esta opção em nenhuma circunstância.

Nesses casos, é melhor ir a uma loja e comprar um kit de formigas para colônia doméstica. Esses kits são feitos sem destruir a casa de outros insetos e incluem a formiga rainha e várias operárias. No entanto, no vídeo a seguir do canal ABC do Saber, veremos como identificar a formiga rainha e como iniciar uma colônia de formigas.

Como criar formigas

Levar as formigas para sua nova casa é muito simples. Elas geralmente são comercializadas em tubos de ensaio, que incluem água, um algodão de separação, sementes e uma pequena colônia formada pela formiga rainha, as formigas operárias e uma ou duas formigas-soldado. Basta abrir o funil e deixá-lo acima da área de forrageamento.

As próprias formigas tomarão a iniciativa e começarão a escavar ou encontrar uma área segura para que a rainha possa se refugiar. É importante que, durante este processo, você diminua a iluminação do lugar, já que a formiga rainha tem preferência por áreas escuras. Você também pode colocar um papelão preto do lado de fora do formigueiro, que você poderá remover quando estiver curioso, sem causar danos às formigas. Lembre-se de que você deve cobrir a área superior, para evitar que elas escapem.

Como fazer um formigueiro: cuidados essenciais

Uma vez que você ja sabe como fazer um formigueiro, é o momento de você saber quais são os cuidados essenciais para mantê-lo:

Alimentação das formigas

A alimentação das formigas dependerá do tamanho do formigueiro, do número de insetos dentro dele e do tipo de formiga. Assim, há formigas de mel, outras que se alimentam de diferentes insetos, frutas ou sementes. Você deixará o alimento adequado para a espécie de formiga na zona de forrageamento. Em todo caso, não exceda a quantidade de comida, ou ela apodrecerá. Evite oferecer comida cozida ou carne por este mesmo motivo.

As formigas obtêm a maior parte de sua hidratação a partir dos alimentos. No entanto, pode ser conveniente reforçá-la para evitar a desidratação e a morte. Você não deve regar a terra, pois corre o risco de afogar a fazenda de formigas. A maneira ideal de oferecer a elas o líquido vital é mergulhar uma bola de algodão na água e renová-la a cada poucos dias.

Higiene

Você deve limpar regularmente a área de forrageamento, mas nunca interior do formigueiro. Você notará que nesse espaço as formigas descartam a comida inútil, a sujeira e os cadáveres de suas companheiras mortas. Você pode usar um cotonete para fazer essa limpeza.

Formigueiro caseiro: onde colocar?

As colônias de formigas são construídas no subsolo, por isso elas preferem um ambiente escuro para realizar seus trabalhos. Você não deve colocar o formigueiro perto de uma janela ou de uma lâmpada, prefira um espaço na casa com iluminação fraca, caso contrário, o vidro deve ser coberto com cartolina.

Da mesma forma, o ideal é que você escolha um espaço da casa que possa ser o lar permanente das formigas, já que não é aconselhável mover o formigueiro ou manipulá-lo. Caso você precise fazer isso, deve ter muito cuidado para evitar que a terra se mova e esmague as formigas.

Com estas dicas simples, sua colônia de formigas em casa irá prosperar em pouco tempo. Garantido!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer um formigueiro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Referências
  1. López Criado, P.; Mateos, J. C; Rodríguez López, A. (S/f). Granja de hormigas, un ecosistema en el aula. Universidad de Salamanca, España.