Primeiros socorros

Como fazer um cachorro vomitar

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. Atualizado: 28 julho 2022
Como fazer um cachorro vomitar
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães são famosos por comer qualquer coisa, quer seja alimento, papel higiênico entre outras coisas. O que sem dúvida deve ser preocupante é se ele ingeriu alguma coisa tóxica que possa provocar a sua morte.

Diante de uma situação grave e em determinadas situação, como uma emergência, devemos aplicar os primeiros socorros tentando fazê-lo vomitar e em seguida recorrer ao especialista o quanto antes. No entanto, nunca tente fazer o seu cachorro vomitar se ingeriu alguma coisa afiada ou corrosiva, poderá ser ainda pior.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir como fazer o seu cachorro vomitar.

Também lhe pode interessar: Cachorro intoxicado, o que fazer?

Índice

  1. Quando devemos fazer o cachorro vomitar
  2. Como fazer o cachorro vomitar com água oxigenada
  3. Como fazer o cachorro vomitar com sal
  4. Posso fazer o cachorro vomitar usando meus dedos?
  5. O que mais posso fazer para ajudar o cachorro intoxicado?

Quando devemos fazer o cachorro vomitar

Devemos fazer o cachorro vomitar se ele ingeriu algum tipo de substância tóxica ou nociva para ele recentemente. Nunca o devemos fazer vomitar se já passou muito tempo depois da ingestão.

Se não temos a certeza do que ingeriu não devemos forçar o vômito. Isto acontece porque existem produtos corrosivos como a água sanitária ou o petróleo que podem queimar o esófago ou outros órgãos. Também não o devemos fazer vomitar se engoliu alguma coisa afiada.

Este artigo é destinado para aquelas pessoas que não podem acudir imediatamente a um hospital, se este não é o seu caso, por favor não o tente fazer. Só o especialista deveria levar a cabo este procedimento.

Como fazer um cachorro vomitar - Quando devemos fazer o cachorro vomitar

Como fazer o cachorro vomitar com água oxigenada

É importante saber como induzir o vômito em um cachorro de maneira segura e eficaz, pois nem todas as opções que você pode encontrar na internet são recomendadas. Por exemplo, há alguns xaropes que são desencorajados por causa de sua potencial toxicidade. Nesta e nas próximas seções revisaremos as substâncias mais utilizadas para induzir vômitos em cães.

A opção mais recomendada se você estiver se perguntando como fazer um cachorro vomitar em casa é usar água oxigenada 10 volumes. Este é um produto que é comumente encontrado em farmácias, dado seu uso como desinfetante tópico, por isso é fácil de ter à mão. Além disso, desde que a dosagem correta seja seguida, é um método seguro e rápido, embora seja necessário tomar cuidado para garantir que o líquido não seja aspirado. Você precisa:

  • Água oxigenada 10 volumes.
  • Um copo.
  • Uma colher de chá.
  • Uma seringa sem agulha (opcional).

Coloque uma colher de água oxigenada no vidro para cada 4,5 kg do peso do cão. Pode ser oferecido na tigela de água dele ou, se o cão não o aceitar, administrado por seringa. Se o vômito não tiver sido desencadeado após uma aplicação, o mesmo procedimento pode ser repetido até mais duas vezes em intervalos de 15-20 minutos.

Como fazer um cachorro vomitar - Como fazer o cachorro vomitar com água oxigenada

Como fazer o cachorro vomitar com sal

A administração do sal como estimulante de vômito em cães pode ser uma solução prática. Isso porque é necessário colocar uma pitada de sal o mais fundo possível na garganta. Para este procedimento você vai precisar de:

  • Um copo de água.
  • 1-3 colheres de sopa de sal.
  • Uma seringa sem agulha (opcional).

Misture bem a água e o sal até obter uma solução homogênea, que pode ser administrada diretamente na boca ou com a ajuda de uma seringa. A seringa é colocada na lateral da boca, no buraco que fica atrás do canino. Deve levar cerca de 10 a 15 minutos para que faça efeito. Você notará que o cão ficará inquieto, vai babar e claramente tentará vomitar.

O problema com o sal é que ele pode causar hiponatraemia, que é uma concentração elevada de sódio no sangue. É por isso que alguns veterinários desaconselham este método e, se ele for usado, o cão precisará ser monitorado, independentemente de você ter ou não conseguido fazê-lo vomitar.

Posso fazer o cachorro vomitar usando meus dedos?

Quando percebemos ou suspeitamos que nosso cão engoliu algo tóxico, é normal que entremos em pânico e a primeira coisa que nos vem à mente, especialmente se não temos nenhuma das substâncias que indicamos para provocar o vômito no cachorro, é introduzir nossos dedos o mais atrás possível em sua garganta, reproduzindo o gesto que desencadeia o vômito nas pessoas. No entanto, esta não é uma manobra adequada, primeiramente porque nesta situação corremos o risco de ser mordidos e, além disso, podemos ferir o cão, razão pela qual não é um método recomendado pelos veterinários.

Em resumo, como podemos fazer o cachorro vomitar com segurança? A melhor resposta é utilizando a água oxigenada. Mas nós podemos fazer mais. Analisamos isso na próxima seção.

Você também pode se interessar por este outro artigo no qual falamos sobre os remédios caseiros para a desintoxicação de cachorros.

O que mais posso fazer para ajudar o cachorro intoxicado?

Agora que sabemos como induzir o vômito em nosso cão de maneira efetiva, ainda podemos dar mais alguns passos antes de levar o cão ao veterinário. O objetivo é evitar o máximo possível a absorção do produto tóxico ingerido pelo peludo. Para fazer isso, use:

  • Carvão ativado: este é um produto com uma estrutura porosa, o que lhe confere uma tremenda capacidade de absorção, daí sua utilidade no caso de ingestão de toxinas, pois pode evitar que estas passem para o sangue. A dosagem depende do formato que tivermos. É aconselhável incluí-la em nosso kit de primeiros socorros.
  • Laxantes: funcionam estimulando o trânsito intestinal, de modo que contribuem para a eliminação de toxinas através das fezes. Existem diferentes laxantes que podem ser prescritos por nosso veterinário.

Se você tiver algum desses produtos em casa, chame seu veterinário antes de usar e siga suas instruções. Em seguida, vá até a clínica, pois o cão precisa ser examinado e avaliado. Se possível, leve o veneno ingerido ou seu rótulo com você.

Agora que você já sabe como fazer o cachorro vomitar com segurança, não perca nosso outro artigo sobre as plantas tóxicas para cachorros.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer um cachorro vomitar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.
  • Francés y Ruiz. (2016). Novedades en el manejo en urgencias del paciente intoxicado. Argos nº 180. pp. 36-39.
  • Portal Veterinaria. (2018). Farmacología gastrointestinal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
84 comentários
A sua avaliação:
Luciano
Meu cachorro (6kg) comeu uns 40g de chocolate amargo. Dei 5ml de água oxigenada; depois de 10min mais 5ml e depois de 10min mais 5ml. Já estava desistindo, mas depois de uns 20min da última dose ele começou a vomitar. Então, pode demorar um pouco, mas aqui deu certo.
A sua avaliação:
Maria Eduarda
Minha cachorra engoliu um caroço de manga, fiz a técnica com 10ml de água oxigenada, por conta do peso dela, em menos de 5 minutos ela vomitou o caroço, essa técnica me salvou, estava super preocupada com ela. Estou mais aliviada agr.
A sua avaliação:
Leonardo
Meu cachorrinho engoliu em pedação de sabonete e graças a sua ajuda eu consegui fazê-lo vomitar, administrei água oxigenada e foi quase que imediato o refluxo, agora ele está são e salvo, muito obrigado!!!
A sua avaliação:
Macel Thyarlles
Obrigado, nossa cachorrinha engoliu um caroço de manga, fizemos com 5 ml de água e 5ml de água oxigenada, demos 5ml na seringa, em menos de 1 minuto ela expeliu o caroço.
A sua avaliação:
Alessandra
Minha cachorra lambeu o veneno barragem o q deve fazer PR aliviar

A sua avaliação:
Elisangela pinto
Minha cachorro salsicha engoliu um rato inteiro, e dei água axiegenada com água e vômito o rato inteiro, obrigada pela dica!!!! Salvamos a cachorro!!!😁😁😁😁
A sua avaliação:
Gabriel
Muito obrigado!
A sua avaliação:
Barbara
Minha cadelinha de 7 meses comeu uma meia, essa solução resolveu em menos de 3 minutos, ela vomitou a meia, obg pela informação!
A sua avaliação:
Pablão
Meu Lulu da Pomerania comeu um preservativo.
Seguimos a risca o post e ele vomitou depois de 30 min.
Obrigado, vocês ajudaram muito!!!
A sua avaliação:
Jéssyca
Fiz isso às 8:30h, são 10:47h e minha BB não vomitou 😥💔
A sua avaliação:
Tatiane
Venho agradecer pela dica, minha pitbull filhote de 3 meses, engoliu um caroço de manga hoje e fiquei desesperada, dei a água oxigenada a ela e em 5 minutos vomitou o caroço, estou super aliviada.
A sua avaliação:
maria
pesoal minha cachorra tinha comido um chiclete com xilitol quando eu fui pegar da boca dela ela ja tinha ingolido fui correndo pesquisar achei esse site ai eu fiz o experimento da agua oxigenada e em menos de 5 min (uns 2 min) ela vomitou,esse site salvou minha vida, ela podia ter morrido
A sua avaliação:
Edilberto
Pessoal, minha cachorra (Lulu da Pomerânia) mordeu e engoliu o bico de silicone de minha sobrinha e começou desde então a ficar fraca, sem alimentar, vomitando somente água, onde procurei um veterinário na minha cidade vizinha, onde me assustei. Ele disse que o caso dela seria de uma cirurgia, visto que o silicone é insolúvel ! Antes de tomar qualquer atitude, consegui entrar neste site e resolvi fazer o teste da água oxigenada. Dei 4 ml de H2O2, juntamente com 4 ml de água numa seringa! Dentro de 5 minutos ela começou a vomitar e colocou tudo pra fora ! Graças a este site salvei minha cachorra de uma "possível" intervenção cirúrgica ! Agradeço a todos deste site. Muito Obrigado.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Edilberto! Que notícia boa! Ficamos felizes em ajudar e em saber que sua companheira peluda está bem e não precisará fazer a cirurgia!
Um grande abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Ranyere
Gente funciona mesmo. Meu cachorro eh um salsichinha e engoliu minha calcinha. Aí fiquei desesperada. Li esse artigo e me salvou. Dei 5ml de água oxigenada misturada com 5ml de água. Ele vomitou em menos de 5 minutos. Obrigada pela dica. Meu salsicha agradece 😁
Aerton Guimarães (Editor/a de PeritoAnimal)
Ficamoa felizes em ajudar, Ranyere!
A sua avaliação:
Laysa
Meu cachorro comeu camisinha
E eu dei essa água oxigenada vol 10 com água

Aguardando o efeito
Pode causar algum problema maior no cão ? Vir muita gente fazendo e tendo resultado
anderson
deu certo?
A sua avaliação:
TATIANE
Eu fiz conforme e receita e deu certo meu cachorro tinha engolido um pedaço de meia calça, ele pesa 20kg então coloquei 20ml de água oxigenada 10vol. e 20ml de água, apliquei com a seringa e em menos de 5min ele vomitou. Obrigada.
A sua avaliação:
Rafael
Gente, minha cachorra comeu veneno de rato faz uns 30 minutos, ainda é validar provocar vomito ou ja faz muito tempo?
A sua avaliação:
Anônimo
Meu pastor alemão acabou comendo o pedaço de comida com Gadernal que damos para nosso outro cachorro que sofre crises epiléticas bem severas. Ele tem uns 50 kg, mas demos menos de 10 ml de água oxigenada e ele vomitou em 2 minutos.
A sua avaliação:
Ju
Gente da super certo, não levou nem 5 min. Minha dog comeu do lixo pele de frango cru e uma sacola. Corri para a farmácia comprar a água oxigenada. Ela vomitou TUDINHOOOO. Eu vomitei junto limpando o vômito kkkk. Mas realmente funciona
A sua avaliação:
Filipa Sousa
Boa tarde, comprovo. Tinha levado o cão à rua para comer erva e vomitar e nada. Ao fim de 5 ml da mistura, ele vomitou tudo. Obrigada!!!
1 de 3
Como fazer um cachorro vomitar