Como fazer sachê para gatos

Como fazer sachê para gatos

Muitos tutores se perguntam se a comida úmida ou saché é um bom alimento para seus gatos ou se pode provocar problemas digestivos. Os benefícios proporcionados pelo patê na nutrição de nossos gatinhos dependerão principalmente dos ingredientes que utilizamos no preparo.

Portanto, sempre basearemos nossas receitas caseiras para gatos em carnes de boa qualidade (bovina, vitela, peru, frango, peixe, etc.), incorporando também vegetais recomendados para gatos, como abóbora, cenoura ou espinafre. De vez em quando, também podemos incorporar ovo, queijo magro (cottage), leite vegetal, arroz ou massa integral para complementar a receita, tornando-a mais atraente e nutritiva para os nossos gatos.

No entanto, o sachê não deve ser a base da dieta do gato, especialmente para gatos adultos. Mesmo que incorporemos proporções adequadas de nutrientes essenciais em nossos patês, os gatos também precisarão comer alimentos sólidos, uma vez que os dentes deles são preparados e projetados para isso: eles precisam de ação mecânica para mantê-los limpos.

No caso dos gatos adultos, o sachê pode ser oferecido como recompensa pelo bom comportamento ou simplesmente como uma forma de mostrar afeto 2 ou 3 vezes por semana. No entanto, os patês podem ser uma boa opção de refeição caseira para gatinhos idosos ou comida caseira para filhotes que estão terminando o desmame e começando a experimentar novos alimentos, pois são mais fáceis de digerir e não precisam ser mastigados.

Se você quer saber como fazer sachê para gatos com um resultado gostoso e saudável? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir 5 receitas de comida úmida para gatos.

1. Comida úmida para gatos com fígado de frango

O sachê de fígado de frango é um clássico para gatos.Além de ser muito saboroso para nossos gatos, o fígado de frango também fornece proteínas, vitaminas, ferro e outros minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico dele e, portanto, melhorar sua resistência física.

Para filhotes e gatos idosos, é também um excelente aliado na luta contra a anemia. Nessa receita, incorporamos também as propriedades antiinflamatórias, digestivas e antioxidantes da cúrcuma.

Veja aqui como fazer sachê para gatos com fígado de frango:

Ingredientes

  • 400 gramas de fígado de frango (se você quiser, você também pode incluir os corações)
  • 1/2 xícara de chá de espinafre cru picado
  • 1/3 xícara de chá de leite de arroz vegetal (de preferência integral)
  • 1/3 xícara de aveia (de preferência orgânica)
  • 1 colher de chá de cúrcuma (opcional)

Preparação

  1. Se você comprou fígados frescos, você pode colocá-los diretamente na água por 2 ou 3 minutos, até que estejam totalmente cozidos por dentro e por fora. Se o fígado estiver congelado, você precisará deixá-lo descongelar antes de cozinhar.
  2. Quando o fígado estiver em temperatura ambiente, bata-o no liquidificador junto com o leite vegetal e aveia.
  3. Adicione o espinafre bem picadinho e a cúrcuma para finalizar o preparo.
  4. Com o patê de fígado de frango pronto, você pode servi-lo ao seu gatinho.

2. Sachê para gatos com salmão

O salmão é um dos melhores peixes que podemos oferecer ao nosso felino, devido à sua alta contribuição de proteínas magras, gorduras boas como ômega 3, vitaminas e minerais. Abaixo explicaremos como fazer sachê para gatos com salmão, ideal para gatos de todas as idades.

Ingredientes

  • 300 gramas de salmão fresco sem pele ou 1 lata de salmão em óleo ou natural
  • 1 colher de sopa de queijo cottage
  • 1/2 cenoura ralada
  • Salsinha fresca picadinha

Preparação

  1. Se você optar por usar salmão fresco, a primeira coisa que deve fazer é cozinhá-lo rapidamente. Você pode levar uma frigideira com um pouco de azeite de oliva ao fogo e simplesmente cozinhar por três a quatro minutos cada lado do filete de salmão. Se você usar salmão em lata, você pode pular esta etapa.
  2. Com o salmão já cozinhado e em temperatura ambiente, amasse bem o peixe com um garfo.
  3. A seguir, acrescente o queijo cottage, a cenoura finamente ralada e a salsinha. Misture bem até obter um patê homogêneo.
  4. Prontinho! Agora você pode ver seu gato desfrutar dessa saborosa receita de comida úmida com salmão.

3. Como fazer sachê para gatos com frango e vagem

O sachê de frango e vagem oferece proteína magra, ideal para gatos obesos ou com excesso de peso, mas também é rico em fibras e vitaminas. A vagem tem um bom teor de água, tornando-a ideal para ajudar a hidratar o seu gato e prevenir a desidratação.

Explicamos como preparar comida úmida para gatos com frango e vagem:

Ingredientes

  • Peito ou perna de frango (1 unidade)
  • 1/2 xícara de chá de vagem previamente cozida
  • 1 colher de sopa de iogurte natural sem açúcar (você também pode usar iogurte grego)
  • 1 colher de chá de farinha de linhaça

Preparação

  1. Primeiro cozinhamos o frango com água e esperamos até que ele esteja em temperatura ambiente para continuar com a receita. Se você quiser cozinhar a vagem com o frango, você deve lembrar que estes vegetais requerem um tempo de cozimento maior do que a carne de frango. Portanto, você deve retirar o peito da água e continuar cozinhando a vagem, ou cozinhá-los separadamente (o que é mais aconselhável).
  2. Com o frango já em temperatura ambiente, bata o frango e a vagem no liquidificador até obter uma pasta homogênea.
  3. Em seguida, incorporamos o iogurte e a farinha de linhaça. Misturamos tudo muito bem e temos o nosso patê de gato pronto.

4. Receita rápida de comida úmida para gatos com atum

Esta receita é ideal para aqueles dias em que não temos tanto tempo para nos dedicar à cozinha, mas não queremos deixar de oferecer um delicioso preparo caseiro aos nossos gatos. Utilizando as conservas de atum, podemos preparar um patê nutritivo e econômico em apenas 5 minutos.

Contudo, lembre-se que você não deve oferecer regularmente as conservas de atum aos seus gatinhos, pois as conservas contêm muito sódio e outros produtos químicos que podem ser tóxicos em altas concentrações. Para desfrutar de todos os benefícios do atum para gatos, você precisará dar preferência ao atum fresco. Confira como fazer sachê para gatos com atum:

Ingredientes

  • 1 lata de atum em óleo (pode-se usar atum natural e adicionar 1 colher de sopa de azeite de oliva no preparo).
  • 1/2 xícara de purê de batata doce cozida em água (você pode usar batata normal se não tiver batata doce).
  • 1 colher de sopa de aveia (se for orgânica, melhor).
  • 1/2 colher de chá de canela em pó.

Preparação

  1. Para fazer este patê express para o seu gato, basta abrir a lata e misturar o peixe com os demais ingredientes, até obter uma mistura homogênea e consistente.
  2. Logo, você poderá satisfazer o apetite do seu gato - simples, rápido e delicioso.

5. Sache para gatos com carne e abóbora

A abóbora é um excelente vegetal para gatos, especialmente quando combinamos suas vitaminas e fibras com as proteínas e minerais da carne bovina ou ovina. Esta combinação nos permite produzir um sachê para gatos altamente nutritivo e de fácil digestão, ideal para prevenir e combater a prisão de ventre em gatos. Para tornar nossa receita ainda mais nutritiva, incorporamos também a levedura de cerveja, um dos melhores suplementos naturais para gatos.

Ingredientes

  • 300 gramas de carne moída de vaca ou cordeiro
  • 1/2 copo de purê de abóbora (você também pode usar abobrinha)
  • 1/2 xícara de caldo de carne sem cebola
  • 1 colher de chá de queijo ralado
  • 1 colher de chá de levado de cerveja

Preparação

  1. Primeiro, cozinhe a carne moída por, pelo menos, cinco minutos em uma panela com azeite de oliva. Para evitar que seque ou queime, você pode adicionar um pouco do caldo (ou da água) neste ponto. Se preferir, você pode cortar a carne em pedaços pequenos com uma faca, ao invés de usar carne moída.
  2. Em seguida, bata a carne com o purê de abóbora e o caldo no liquidificador até obter uma mistura consistente e homogênea.
  3. Finalmente, adicione o queijo ralado e o levado de cerveja, e agora já pode servir o sachê caseiro ao seu pet.

Outras receitas naturais para gatos

Agora que você já sabe como fazer sachê para gatos, talvez você também goste de nossas receitas de petiscos para gatos, ideais para uma ocasião especial. Encontre muitas e variadas ideias de receitas caseiras no PeritoAnimal que elaboramos para ajudá-lo a oferecer uma nutrição completa, equilibrada e muito saborosa aos seus gatinhos.

No entanto, lembre-se sempre da importância de consultar um veterinário antes de incorporar novos alimentos ou fazer mudanças radicais na dieta do seu gato. Se você está pensando em começar a fazer receitas caseiras diariamente, você deve procurar conselhos do seu veterinário que poderá te orientar sobre como fornecer uma dieta variada que respeite as necessidades nutricionais dos seus gatos sem causar problemas de saúde.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer sachê para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.