Como fazer meu gato beber água

Como fazer meu gato beber água

Existem diversas causas que podem provocar que um gato reduza o consumo habitual de água como a chegada do verão, determinados problemas de comportamento e, inclusive, algumas patologias. No entanto, o problema também pode se apresentar em felinos domésticos saudáveis. Nesses casos, os tutores acabam se perguntando " como devo agir?" e, acima de tudom "como fazer meu gato beber água".

Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar qual a quantidade de água que um gato deve beber por dia, quais as causas que podem estar fazendo que isso não aconteça e 10 dicas infalíveis que te ajudarão a resolver o problema. Se você tem um gato que não bebe muita água, continue lendo esse artigo.

Quanto de água um gato deve beber por dia?

É difícil determinar qual a quantidade de água que um gato deve beber por dia, pois a ingestão de água varia dependendo do tamanho do gato, da época do ano, da alimentação e da idade. Os felinos que consomem unicamente ração comercial precisam ingerir mais água do que aqueles que comem comida úmida de forma regular e diária.

Por outro lado, os gatos filhotes e idosos precisam de um maior contributo, especialmente no verão, afinal, é importante estar atento ao que os felinos bebem. Ainda assim, de forma geral, um gato adulto saudável que pesa 5 quilos pode chegar a consumir cerca de 250 mililitros de água por dia, em condições normais.

Meu gato não bebe água: causas

Se você se pergunta "por que meu gato não bebe água?" deve saber que existem muitos motivos que podem provocar que um gato deixe de beber água, entre eles destacam-se a falta de higiene dos utensílios e acessórios, os problemas comportamentais derivados de uma mudança ou o aparecimento de determinada patologia como doenças no trato urinário, muito comuns nos felinos domésticos.

O ideal é consultar um veterinário de confiança se esse problema se prolongar ao longo do tempo, principalmente para descartar qualquer doença que possa estar causando essa situação.

Meu gato não bebe água: devo me preocupar?

Se você observar que o seu gato não bebe água e, além disso, notar certos sintomas como desidratação, que pode ser percebida pela falta de elasticidade na pele, pelagem pouco brilhante, escamas, apatia e falta de micção, é o momento de você se preocupar. Por outro lado, a ingestão excessiva também causa polidipsia, outro sinal alarmante. Em qualquer um desses casos, é aconselhável consultar um veterinário.

Como fazer meu gato beber água em 10 passos

Agora que você já sabe porque um gato pode deixar de consumir líquidos, é preciso acabar de vez com a questão "como fazer meu gato beber água?". A seguir vamos te explicar como estimular o gato a beber água, utilizando diversos truques, confira:

  1. Utilize um recipiente adequado. O sabor de plástico que adquire a água nos recipientes de baixa qualidade pode fazer com o seu felino deixe de consumir água. Recomendamos que você troque boi bowl por um de aço inoxidável ou vidro.
  2. Mudar a água diariamente. Os gatos adoram água fresca e renovada, por isso, você deve substituir a água pelo menos uma vez no dia. Não se esqueça que é fundamental limpar o recipiente pelo menos uma vez na semana.
  3. Mantenha o recipiente em um local apropriado. Sabia que a água deve ser separada da caixa de areia e da comida? É importante que você coloque o recipiente de água em um local distante desses elementos mencionados.
  4. Utilize água filtrada. Alguns gatos não gostam do sabor da água da torneira por isso, você pode tentar oferecer ao seu gato água filtrada.
  5. Adicione caldo à ração. A maioria dos gatos rejeitam ração molhada em água, no entanto, alguns gatos gostam se a ração estiver molhadinha com caldo de carne ou peixe. Mas cuidado para não exceder na quantidade e ter a certeza de que o caldo não contém cebola nem alho.
  6. Disponibilize vários recipientes de água. Você pode distribuir pela casa vários recipientes de água dessa forma, além de estimular a ingestão de água conseguirá que o seu gato se desloque com mais frequência, aumentando assim os níveis de atividade.
  7. Instale uma fonte de água para gatos. Os gatos adoram fontes de água pois, além de provar surpresa e curiosidade, faz com que eles consumam mais água. Também é considerado um dos métodos de enriquecimento ambiental para gatos que não saem de casa ou que apresentam níveis de estresse elevado.
  8. Ofereça comida úmida. Como explicamos anteriormente, os gatos que consomem alimentos úmidos não precisam de tanta água, isso se deve ao tipo de alimento pois contêm uma porção mais elevada de água, em torno de 80%.
  9. Divirta-se com seu gato. Você pode estimular o seu felino com jogos perto da torneira, para despertar a curiosidade e animá-lo a beber água corrente. É uma forma de brincar e fazer com que ele beba mais água.
  10. Visite regularmente o veterinário. Se a ingestão de água do seu felino diminuiu drasticamente e não melhorar com essas dicas, o mais aconselhável é buscar ajuda de um veterinário de confiança para garantir que seu bichano não esteja sofrendo nenhum problema de saúde.

Como dar água para gato doente

Em alguns casos, quando o felino apresenta algum problema que provoque rejeição na hora de beber água, o veterinário prescreverá tomas diárias com uma seringa. Contudo, como dar água para um gato com uma seringa? Você pode comprar uma seringa pequena em qualquer farmácia e solicitar que retirem a agulha pois você não vai utilizar.

É fundamental contar com a ajuda de outra pessoa para segurar o gato e, que a manobra seja o mais rápida possível, evitando estresse e ansiedade no felino. No caso do seu gato se mexer excessivamente, envolva ele em uma toalha. Com suavidade, apalpe a mandíbula do gato até localizar os dentes caninos e, com o dedo indicador e polegar faça uma ligeira pressão, ajudando a abrir a boca do gato. Então, você deve introduzir água, com cuidado para não provocar irritação ou tosse.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer meu gato beber água, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.