Como fazer massagem no gato

Como fazer massagem no gato

Embora os gatos tenham a injusta reputação de serem animais pouco afetuosos, a verdade é que os nossos companheiros felinos podem desfrutar enormemente das massagens que oferecemos a eles. Especialmente se queremos fortalecer o nosso vínculo, a prática da massagem nos gatos é especialmente recomendada.

Para obter os melhores resultados, neste artigo do Perito Animal, explicaremos um passo a passo completo, sobre como massagear um gato para que ele relaxe. Além de conhecer algumas informações adicionais sobre as massagens em gatos, veremos os benefícios que essa prática pode trazer, bem como as precauções que devemos seguir.

Gatos gostam de carinho?

Antes de explicar como dar uma massagem relaxante em um gato de forma correta, devemos saber que a maioria deles gosta e aprecia as carícias que nós humanos oferecemos. Os gatos são animais que domesticamos e isso permitiu que, mesmo sendo adultos, eles mantenham algumas características de pequenos. Para eles, seus cuidadores humanos são como suas mães e, por essa razão, eles nos pedem e aceitam satisfeitos os nossos mimos.

Se observamos o nosso gato com atenção, percebemos que, quando ele se esfrega contra o nosso corpo, ele sempre obedece o mesmo padrão, começando com rosto e a cabeça e terminando com tronco e a cauda. Este comportamento é explicado porque essas são as suas áreas favoritas para receber o nosso contato devido à presença de feromônios que lhes proporcionam um efeito relaxante. Este padrão que eles seguem, nos dará as pistas necessárias para realizar a massagem corretamente, como veremos a seguir.

Os benefícios das massagens para os gatos

Uma massagem proporciona benefícios tanto para aqueles que recebem como para quem oferece. A massagem bem feita é um momento de bem-estar e relaxamento que funciona como uma ferramenta para combater o estresse, o que será benéfico para todos os gatos, especialmente, para os mais vulneráveis, afetados ​​pela idade ou alguma doença.

Além disso, a relação entre o cuidador e o gato será reforçada pelo contato físico adequado. A massagem pode se tornar uma prática agradável para ambos, e estabelecerá, manterá e ampliará o vínculo entre os humanos e seus gatos. De acordo com estudos, para os humanos, acariciar um gato supõe uma queda na pressão arterial, o que contribui para a manutenção da saúde. Além de ser bastante conhecido o sucesso das terapias implantadas em hospitais, centros para adultos ou escolas onde o contato físico entre animais e humanos é encorajado.

Outro efeito benéfico da massagem é que ela nos permite manipular o corpo de nosso gato, que, com a prática, pode ajudar a detectar os primeiros estágios de qualquer problema dermatológico como alopecia, feridas ou parasitas e, também, acompanhar o crescimento de todas as protuberâncias. Com isso, obteremos uma atenção veterinária previa que favorecerá o diagnóstico e tratamento de qualquer condição, resultando em benefícios para o nosso gato.

Na próxima seção, abordaremos como dar uma massagem relaxante ao nosso gato.

Como massagear o gato de forma relaxante?

Se nos lembramos de como o nosso gato procura o contato conosco, observaremos que as áreas cruciais para as carícias serão o rosto, a cabeça, o pescoço, as costas e a cauda ​​seguindo a ordem em que ele mesmo nos saúda.

Portanto, para explicar como dar uma massagem relaxante ao gato, seguiremos o seu padrão com as seguintes recomendações:

  1. Vamos esperar que o gato se aproxime para iniciar a sessão.
  2. É essencial que este seja um momento de dedicação em que teremos tempo para manter a calma. O estresse, a pressa ou o nervosismo da nossa parte serão percebidos pelo gato que pode preferir ir embora.
  3. Precisamos nos instalar em um lugar que seja confortável para os dois.
  4. O contato deve começar oralmente, ou seja, falaremos com o nosso gato conversando calma e amorosamente, para que ele saiba que estamos interagindo com ele e que iremos tocá-lo.
  5. Uma vez estabelecido o contato, podemos começar a acariciar as laterais do seu rosto, uma área que liberará feromônios apaziguadores que aumentarão o seu bem-estar. Para estas carícias, podemos usar os dedos estendidos ou apenas as gemas, exercendo uma ligeira pressão.
  6. Se o nosso gato se recusa a conectar-se, devemos parar imediatamente e deixar a massagem para mais tarde. Nunca, nunca, devemos forçá-lo porque seria contraproducente e o relacionamento de ambos sofreria. O respeito é fundamental! Além disso, os nossos movimentos sempre precisam ser suaves.
  7. Depois do rosto, podemos passar a mão pela cabeça, concentrando-nos na área atrás das orelhas e do queixo. Também podemos desenhar pequenos círculos com as pontas dos dedos.
  8. No pescoço, podemos realizar os movimentos que já descrevemos e, ainda, acrescentar o "amassamento" pelos lados, sempre com cuidado para não pressionar a traqueia, pois, poderia ser incômodo.
  9. Com a mão aberta, passamos pela espinha, desde a cabeça ao começo da cauda, ​​dando repetidas passadas. É possível fazer este movimento também pelas laterais, evitando o contato com a barriga, já que, geralmente, é uma área em que o gato não admite carícias, pois, é uma parte vulnerável de sua anatomia.
  10. Finalmente, podemos fazer caricias por toda a cauda, ​​de baixo para cima.

A duração da massagem pode ser de apenas 5 a 10 minutos, sempre adaptando aos desejos do felino o tempo e as áreas a massagear, pois, elas podem diferir de um gato para outro. O importante é que, através dessa prática, observamos o nosso gato e o conhecemos, sendo uma das melhores maneiras de estreitar a relação com ele.

Linguagem corporal do gato durante a massagem

Além de explicar como dar uma massagem relaxante a um gato, temos que saber prestar atenção aos sinais que ele pode emitir, pois, constituem sua comunicação não verbal. Lembre-se de que conhecer a linguagem corporal dos gatos nos ajuda a compreendê-los melhor e se comunicar de maneira mais positiva com eles.

Podemos observar as seguintes reações:

  • Purr: este som tão característico dos gatos, como sabemos, é um dos sinais que nos dizem que ele está confortável, neste caso, apreciando a massagem.
  • Salivação: alguns gatos babam em momentos de prazer, por isso, se vemos hipersalivação no nosso gato durante as carícias, podemos ter certeza que ele está gostando da massagem.
  • "Amassando": são os movimentos de contração e extensão feitos pelo gato com os dedos, como se estivesse amassando. É uma lembrança da primeira fase da sua vida, porque é o gesto que os gatinhos fazem no peito da mãe para estimular a liberação do leite. É sinônimo de bem-estar.
  • Orelhas dobradas: se o nosso gato oprime as orelhas contra a cabeça, de modo que quase não se projetam, está indicando que não está confortável e que está se preparando para atacar, se não paramos de tocá-lo. Os gatos podem ser carinhosos, mas não aceitam mais do que algumas sessões de carícias. Devemos respeitá-los, prestar atenção aos primeiros sinais de desconforto e, a partir desse momento, suspender a massagem.

Naturalmente, qualquer tentativa de fuga ou intento de que terminemos o contato, envolve o término da sessão de massagem.

Aprofundando as massagens...

Agora que sabemos dar massagens relaxantes em nosso gato, podemos explorar os distintos acessórios que encontramos no mercado, como centros de massagens, utensílios de diferentes texturas, especialmente desenhados para o próprio gato se massageie.

Esses massageadores servem como entretenimento e enriquecem o ambiente, mantendo a rotina de massagens, principalmente se o seu amigo peludo estiver sozinho por muito tempo. Por outro lado, outras técnicas, como Reiki, o método Tellington e o tapping, podem nos ajudar a aprofundar o contato com o nosso gato.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer massagem no gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.