Como evitar que o meu gato urine em casa

Como evitar que o meu gato urine em casa

Sabemos que os gatos são animais muito limpos, mas às vezes, sobretudo os machos, urinam fora da caixa de areia que preparamos para as suas necessidades e deixam marcas em outras partes da casa. Mas porque o fazem? Podemos evitar isso? Efetivamente têm as suas razões para o fazer e, sim podemos evitar este comportamento na maioria dos casos.

Se é o dono de um gato que segue este comportamento que costuma incomodar os humanos e lhe interessa corrigi-lo, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra como evitar que o meu gato urine em casa.

Por que os gatos domésticos urinam fora da caixa de areia?

De certeza que se tem um gato que urina na parede, no sofá, nas cadeiras e outros lugares da sua casa e que é raro fazê-lo na sua caixa de areia, terá feito esta pergunta. Devemos nos lembrar que embora estejam domesticados há muitos séculos e alguns prefiram a convivência com humanos, os gatos continuam tendo o seu instinto. Por isso, continuarão fazendo coisas que para nós são estranhas ou inclusive incômodas. No caso da urina fora do sítio pode se tratar de diversos motivos como por exemplo:

  • O motivo mais comum é marcarem o seu território. Os gatos, tanto machos como fêmeas, mas sobretudo eles, marcam muito o que é seu e uma forma de o fazerem é com a urina. A sua urina para nós tem um cheiro forte e desagradável, mas para eles é algo mais e contém um alto nível de feromonas que lhes serve para se identificarem, atraírem uns aos outros ou para conseguir o efeito contrário mantendo-os afastados de possíveis concorrentes. Pela urina sabem se se trata de um macho ou de uma fêmea e inclusive podem saber se se trata de um indivíduo adulto ou não. Além disso, no caso da marcação das fêmeas, os machos conseguem identificar assim quando elas estão no cio, entre mais coisas que podem comunicar apenas com a urina.
  • Pode ser que para eles a sua caixa de areia se encontre demasiado perto da sua zona de alimentação e, como são muito limpos não aceitam utilizar a caixa de areia e urinam em locais mais longe.
  • Outro motivo é que, não encontram a sua caixa de areia suficientemente limpa porque já tem algumas fezes e urinas acumuladas. Pode se tratar de estresse por alguma situação nova que ainda não foram capazes de se adaptar.
  • Pode ser que o problema seja o tipo de areia que utilizamos. Os gatos são muito sensíveis com seus gostos para as coisas, assim pode ser que não lhe agrade o cheiro ou a textura da areia que utilizamos para a sua caixa.
  • Tem que verificar se consegue detectar mais sintomas, pois às vezes este comportamento é devido a algum tipo de doença.
  • Se tem vários gatos, pode ser que não goste de compartilhar a caixa de areia com seus companheiros, pelo que devemos ter uma caixa de areia por cada gato.

Como podemos evitar que os gatos urinem fora da caixa de areia?

É possível evitar e corrigir este comportamento nos felinos domésticos. De seguida, vamos apresentar para você uma série de dicas para evitar que o seu gato urine fora do lugar:

  • Se não quer que o seu gato faça as suas necessidades dentro de casa e tem terreno exterior para que o seu amigo saia, tente ter uma porta para gatos para que ele possa entrar e sair de casa sempre que precisar. Pense que se não tiver acesso à zona na qual faz as suas necessidades normalmente, acabará por as fazer onde conseguir. Lembramos que no caso de gatos que saem para o exterior devemos tê-los devidamente identificados com um microchip e uma coleira para gatos com uma chapa de identificação, assim no caso de se perder conseguimos recuperá-lo mais facilmente.
  • Certifique-se que a caixa de areia do seu gato esteja sempre suficientemente limpa. Como referimos antes são animais muito limpos, pelo que se considerarem que a sua caixa de areia está demasiado cheia não irão querer entrar nela e acabarão por fazer as suas necessidades onde quiserem.
  • Se tem vários gatos e não estão satisfeitos com apenas uma caixa de areia, não é de estranhar, pois para muitos deles é difícil compartilhar este espaço e optarão por procurar um canto. A solução é simples neste caso, ter uma caixa de areia para cada gato.
  • Talvez tenha que colocar a caixa de areia noutra zona da casa, pois poder ser que se estiver no mesmo cômodo ou muito perto da zona de alimentação onde têm a sua comida e água, optem por não fazer as suas necessidades tão perto e procurem outro sítio. Assim, colocar a caixa de areia em outro sítio pode ser suficiente para resolver o problema.
  • Devemos confirmar que não se trata da areia que utilizamos para a caixa. Se o nosso gato não gosta da textura ou do cheiro perfumado da areia para gatos que utilizamos na sua caixa de areia, facilmente deixará de a utilizar e procurará cantos mais cômodos para ele. Assim, devemos mudar o tipo ou marca de areia que compramos e confirmar se esta é a causa deste comportamento do nosso gato.
  • Se devido a outros sintomas suspeita que pode ser algum tipo de doença, não hesite em nenhum momento em ir ao seu veterinário de confiança, para que este realize os exames necessários para poder diagnosticar e indicar o tratamento adequado. Uma doença muito frequente neste caso são os cristais no trato urinário. É bom que este problema seja detetado o quanto antes, pois assim será muito mais fácil a sua solução, quanto mais demore a ir ao veterinário mais grave se tornará o problema, para além de aparecerem outros secundários. À medida que se for curando a doença, o problema das urinas fora do lugar também se irá corrigindo.
  • Pode ser que tenha havido alguma mudança recente, por mais pequena que seja, na vida do nosso felino que lhe esteja causando estresse. Um dos sintomas mais frequentes no estresse dos gatos é este comportamento inadequado, pois encontram-se desorientados e nervosos. Tente localizar o que é que causa o estresse no seu companheiro e veja se pode mudar esta situação. No caso de não conseguir mudar, devemos tentar que o gato se vá familiarizando com o reforço positivo, além de consultar o veterinário para ver se pode nos recomendar alguma coisa eficiente para diminuir o estresse ao nosso felino.
  • No caso da marcação do território, a esterilização costuma reduzir ou eliminar este comportamento. As fêmeas esterilizadas como já não vão ter cio não vão precisar de chamar os machos e, os machos castrados não irão procurar fêmeas no cio nem vão precisar de marcar o seu território com cheiros fortes.
  • Uma forma de reeducar o seu gato para voltar a utilizar a caixa de areia, tendo resolvido primeiro o problema de origem seja estresse, doença ou o que for, é ir colocando caixas de areia nos pontos em que tiver marcado em casa.
  • Outro método bastante utilizado e eficiente são as feromonas de gato como Feliway que se vendem em spray e em difusor. As feromonas ajudam a reduzir ou eliminar o estresse no nosso amigo além de lhe proporcionar um cheiro conhecido. Se optar pelo difusor deve espalhá-lo na zona em que o gato passa normalmente mais horas, por exemplo na cozinha, na sala de estar ou no nosso quarto. Pelo contrário, o spray deverá ser pulverizado nas zonas em que o nosso companheiro tenha marcado com urina. Primeiro, devemos limpar estas zonas marcadas com água e álcool e deixar secarem. Não deve utilizar produtos com cheiros fortes como a água sanitária e o amoníaco. De seguida, deverá pulverizar estas zonas com o spray de feromonas diariamente. Os efeitos podem começar a notarem-se na primeira semana mas não se recomenda um mês de utilização diária antes de saber se está surtindo o efeito desejado ou não. Hoje em dia, em muitas clínicas veterinárias utiliza-se o difusor de feromonas Feliway de forma permanente, desta forma os gatos que vão a consultas sofrem de menos estresse.
  • Quando virmos que o nosso companheiro peludo está utilizando a caixa de areia para as suas necessidades, ao invés de continuar marcando esquinas da casa, devemos esperar que acabe e de seguida premiá-lo com um pouco de brincadeira ou mimos se estiver perto da caixa de areia. Com os gatos não costuma funcionar premiá-los com comida, visto que não gostam de juntar à zona das suas necessidades com a alimentação, por isso devemos recorrer ao reforço positivo com carícias e brincadeiras. Assim, pouco a pouco conseguirmos reforçar a ideia de que utilizar a caixa de areia é bom.

Lembre-se que, perante uma desordem deste tipo, a primeira coisa que devemos verificar é que o nosso felino não esteja doente. Uma vez descartada a doença ou já tratada, como podemos ver é relativamente simples recuperar o comportamento adequado de utilizarem a caixa de areia. Além disso, deve ter muita paciência uma vez que se trata de um processo de recuperação e de aprendizagem.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como evitar que o meu gato urine em casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.