Partilhar

Como evitar que o cachorro derrube a árvore de natal

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 5 dezembro 2018
Como evitar que o cachorro derrube a árvore de natal

Ver fichas de  Cachorros

Chegam as festas de natal e é muito habitual que a casa se encha de elementos decorativos típicos desta época do ano, já para não falar da mítica árvore de natal, que muito de nós adoramos, independentemente de haver crianças em casa ou não. No entanto, embora não tenha mudado absolutamente nada no seu lar, o seu cachorro perceberá igualmente que está chegando o natal. Como Os cachorros são animais muito sensíveis, as mudanças de rotina, o estresse e os preparativos que muitas vezes envolve o Natal são perfeitamente perceptíveis pelo seu pet, se além disso a casa se encher de decorações, o cachorro percebe ainda melhor que algo está acontecendo.

Se gosta das festas natalinas mas também partilha a sua casa com um cão, certamente já se perguntou, como evitar que o cachorro derrube a árvore de natal? Esta é a pergunta à qual respondemos em seguida neste artigo do Perito Animal, porque mais importante que a árvore de natal cair é que esta machuque o seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Evitar que o cachorro coma a árvore de Natal

As reações do cachorro à árvore de natal

Os cachorros não são tão sensíveis como os gatos às mudanças que possam acontecer em casa, mas isto não implica que não possam manifestar inquietude, desconforto ou curiosidade através de diversos comportamentos quando incluímos um elemento que lhes é estranho.

Alguns cachorros, principalmente os mais pequenos, têm como costume aninhar-se debaixo da árvore de natal quando o tamanho desta é suficiente, por outro lado, outros adquirem um comportamento que pode ser muito perigoso, como por exemplo, comerem a árvore, com decorações incluídas. Há ainda outros cachorros, quer seja porque veem na árvore de natal um grande brinquedo ou porque sentem um grande incômodo a respeito da presença desta e resolvem atirá-la ao chão. Apesar de este comportamento derrubar também todo o seu esforço, o certo é que coloca em perigo o cachorro, visto que ao derrubar a árvore pode sofrer algum dano.

Escolha uma localização adequada para a árvore de natal

O seu cachorro tem um determinado lugar em que gosta de descansar? Deve realizar sempre o mesmo trajeto para sair a passear ou para ir ao seu comedouro ou bebedouro? Então o prioritário é não ponha a árvore de natal nestas zonas.

Para impedir que o seu cachorro queira derrubar a árvore de natal é muito importante que este enfeite não se interponha no seu caminho, que não transtorne a sua rotina e o incomode o menos possível. É necessário esclarecer que uma boa localização da árvore de natal não garante que o seu cachorro não a derrube, mas sim que reduzirá significativamente o risco de que isso aconteça.

Como evitar que o cachorro derrube a árvore de natal - Escolha uma localização adequada para a árvore de natal

O seu cachorro derruba a árvore de natal porque pensa que é um brinquedo?

É possível que o seu cachorro, longe de adquirir um comportamento um pouco destrutivo, derrube a árvore de natal porque a veja como um grande brinquedo e simplesmente o faça para brincar, embora o resultado desta brincadeira seja, no melhor dos casos, que a árvore caia ao chão, ou no pior dos casos, que o cachorro de magoe.

Se observar claramente que o seu cachorro adquire uma atitude de brincadeira antes de derrubar a árvore de natal talvez seja o momento de o seu pet ter também ele um brinquedo de natal. Desta forma, pode canalizar as suas energias de brincar para outro objeto, que por sua vez não o ponha em risco.

Se tem um jardim exterior tem uma solução definitiva

Já experimentou de tudo e o seu cachorro continua derrubando a árvore de natal? Neste caso existe uma solução infalível, embora para isso seja imprescindível que tenha um espaço exterior em sua casa.

A ideia é que possa ter um pinheiro natural de boas dimensões no seu jardim, adequadamente enraizado à terra. Desta forma, será impossível que o seu pet, por mais que tente, o derrube.

E aqui tem, agora já sabe como evitar que o seu cachorro derrube a árvore de natal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como evitar que o cachorro derrube a árvore de natal, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Como evitar que o cachorro derrube a árvore de natal

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar que o cachorro derrube a árvore de natal
1 de 2
Como evitar que o cachorro derrube a árvore de natal

Voltar ao topo da página