Como espantar pássaros?

Como espantar pássaros?

Dentro da biodiversidade, as aves são um grupo de animais intimamente relacionados com o ser humano, pois graças à sua capacidade de se locomover, são encontradas com muita facilidade e frequência em áreas urbanas. A presença desses animais pode ser agradável, com suas variadas cores e os cantos que costumam emitir. No entanto, eles podem causar certos problemas, como danificar algumas plantações ao comer as plantas ou defecar em casas e carros. Mas, além desse fato desagradável, em alguns casos, eles podem ser vetores de certos tipos de doenças.

Se você está passando por uma situação como a descrita devido à presença de pássaros em uma determinada área, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber como espantar pássaros.

Como espantar pássaros da horta?

Você sabe como espantar pássaros de uma horta ou jardim? Os pássaros podem causar certos danos às plantas do jardim, dependendo se se alimentam de sementes, folhas ou frutos. Existem algumas aves que se alimentam de insetos, por isso, podem ser controladoras biológicas bastante eficazes em nossos jardins e seria um aspecto a ser levado em consideração no controle de pássaros. Ainda assim, se você não quiser que os pássaros se instalem em seu jardim, pode tentar o seguinte:

  • Coloque galhos sobre a semeadura: quando acabamos de plantar as sementes e elas começam a germinar, elas se tornam um alimento atraente para alguns pássaros. Por isso, galhos podem ser dispostos sobre a semeadura para que os pássaros não alcancem o alimento e acabem indo para outro espaço.
  • Instale telas: se a área da horta não for muito extensa, você pode instalar telas cobrindo o local que deseja proteger, isso impede o acesso das aves à plantação.
  • Pendure retalhos de tecido: outra opção barata e útil é colocar estacas em cada extremo da horta e nos pontos intermediários. Em seguida, amarre-as com fios resistentes, como o nylon, e pendure pedaços de tecido de um determinado comprimento para que, quando se movam devido à ação do vento, assustem os pássaros.

Como espantar pássaros da janela?

Muitas aves decidem pousar em nossas janelas, seja para se proteger da chuva ou para construir seus ninhos, botar e incubar seus ovos, dependendo das condições da janela.

Portanto, se você quer saber como espantar pássaros da janela, saiba que a melhor maneira de manter as aves longe da janela é colocando barreiras físicas que as impeçam de se instalar ali, como telas de proteção ou mosquiteiros.

E se seu problema é especificamente com pombas, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre como espantar pombos.

Como espantar pássaros do telhado?

Um método de como espantar pássaros pode ser um tanto caro, mas é eficaz e não causa danos às aves ou ao meio ambiente é a utilização de ponteiros laser, que possuem um sistema ótico de alta precisão com filtros e frequências de luz e espantam de forma eficaz essas aves, uma vez que elas percebem o feixe de luz como perigoso. Esses dispositivos podem espantar esses animais de grandes áreas, por isso são ideais para os telhados.

Quando as aves se instalam numa determinada área, não é tão fácil espantá-las, por isso é aconselhável estar atento à sua presença e, uma vez detectadas, aplicar esta ou algumas das medidas que explicaremos a seguir para evitar que estabeleçam seus ninhos, o que tornaria mais difícil espantá-las. Outro aspecto que deve ser levado em consideração no caso de moradias é não deixar comida nas áreas a que as aves têm acesso, pois isso pode atraí-las.

Além disso, quando as aves depositam suas fezes em áreas de nossa casa, é importante fazer uma limpeza adequada, utilizando cloro e sabão para lavar a área. Também é conveniente se proteger com luvas e máscaras, evitando o contato com matéria fecal, visto que esta pode ser fonte de transmissão de certos parasitas.

Como espantar pássaros: outras maneiras

Além do que já foi mencionado acima, outra forma de como espantar pássaros, são:

Repelente caseiro para pássaros

Um repelente caseiro para pássaros pode ser feito da seguinte forma:

  1. Coloque em um liquidificador ou processador de alimentos cerca de 40 pimentas ou pimentas chili.
  2. Depois, coloque em uma garrafa e adicione água, sem enchê-la totalmente.
  3. Tampe a garrafa e a agite com força para que a mistura de distribua adequadamente.
  4. Posteriormente, leve a garrafa para um lugar ensolarado e a mantenha ali por 7 dias.
  5. Passado esse tempo, adicione meia xícara de vinagre branco e agite energicamente mais uma vez.

Transfira a preparação para um frasco com borrifador e aplique nas áreas onde as aves costumam pousar. Lembrando que esse é um repelente que irá perdendo sua ação por causa dos agentes ambientais, como chuva, sol e vento, por isso é aconselhável repetir as aplicações uma vez por semana.

Guarde o recipiente em um local escuro para manter sua eficácia por mais tempo.

Repelentes visuais para aves

Outra maneira bastante comum de como espantar pássaros é por meio dos repelentes visuais para afastar aves. Eles consistem na instalação de diversos objetos que simulam situações de risco para esses animais. É o caso das silhuetas de aves predadoras ou de rapina. Ao colocar várias dessas imagens estrategicamente, você pode evitar que os pássaros se instalem na área.

Claro, dois aspectos muito importantes devem ser considerados para alcançar a eficácia deste método: primeiro, modificar a posição das silhuetas de vez em quando, para que os pássaros não se acostumem e acabem por ignorá-las, o que faria com que pousassem novamente no local; segundo, que elas não sejam estáticas, podem se mover pela ação do vento, dando assim um efeito mais real. Alguns exemplos de silhuetas de aves que podem assustar os pássaros são corujas, falcões ou águias.

Estudos para espantar aves de locais estratégicos, como aeroportos, revelaram que uma grande variedade desses animais evita pousar em locais onde estão instalados painéis de fundo branco com círculos pretos concêntricos que simulam olhos. Desta forma, a colocação de vários destes painéis também pode ser útil, o importante será sempre uma localização correta e estratégica, por isso é necessário fazer uma avaliação para saber os melhores locais de instalação.

Outra técnica que tem se mostrado útil é o uso de CDs, que ficam pendurados em diversos locais onde os pássaros costumam pousar. Quando se movem, esses dispositivos refletem a luz e repelem as aves, que se direcionam para outro lugar.

Sons para espantar pássaros

O uso de certos tipos de sons pode ser útil para afastar pássaros que podem estar causando certos inconvenientes. Existem três tipos de sons que podem ser usados ​​para espantar essas aves:

  • Sons de predadores: consistem em gravações de aves carnívoras que incluem outros tipos de pássaros em sua dieta, como as águias ou falcões.
  • Chamada de alerta: referem-se a sons emitidos por indivíduos da mesma espécie, que alertam para alguma situação de risco.
  • Chamadas de estresse: esses tipos de sons são emitidos por aves que estão em uma situação perigosa, para alertar aos outros.

Algo importante a levar em consideração na hora de adquirir estas gravações é que sejam de ótima qualidade, de modo que devem soar fiéis aos sons originais para serem eficazes, bem como a utilização de caixas de som ou reprodutores que não distorçam os sons.

Agora que você já sabe como espantar pássaros e já conhece outras formas de como espantar pombos, não perca este outro artigo sobre como espantar moscas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar pássaros?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Melis, O. (2020). Estrategias, tecnologías y métodos para ahuyentar aves de la huerta. Instituto Nacional de tecnología agropecuaria, Argentina. Disponível em: <https://inta.gob.ar/noticias/estrategias-tecnologias-y-metodos-para-ahuyentar-aves-de-la-huerta>. Acesso em 8 de março de 2021.
  • Sánchez, J. (2010). Diseño de un sistema ecológico repelente de aves. Universidad Nacional del Calleo, Perú. Disponível em: <https://unac.edu.pe/documentos/organizacion/vri/cdcitra/Informes_Finales_Investigacion/Junio_2011/IF_SANCHEZ_HERNANDEZ_FIEE.PDF>. Acesso em 8 de março de 2021.