Como espantar mosquitos

Como espantar mosquitos

Os mosquitos podem se tornar um verdadeiro problema em sua casa. Eles não apenas incomodam com o zumbido que emitem, como também sua picada pode transmitir doenças perigosas como a dengue, zika e chikungunya.

No mercado, existem inúmeros repelentes comerciais, mas eles contêm produtos químicos que podem ser prejudiciais para algumas pessoas e seus animais de estimação. Além disso, muitos deles são desenvolvidos para matar os mosquitos e, aqui no PeritoAnimal, queremos te ajudar a mantê-los afastados sem precisar chegar a esse extremo, pois é um ato cruel e desnecessário. Você quer saber como espantar os mosquitos? Então não pode perder este artigo com métodos naturais e não prejudiciais, que permitirão que você aprenda a espantar os mosquitos sem matá-los!

Por que há tantos mosquitos em minha casa?

Os mosquitos podem ser uma presença incômoda e perigosa em sua casa, já que transmitem doenças e suas picadas são dolorosas. Mas você já se perguntou por que eles aparecem? Alguns fatores contribuem para isso:

  • O clima. Um ambiente úmido, mas quente, como o que existe nos países tropicais, é propício para o desenvolvimento de mosquitos.
  • Chuvas. Os mosquitos aproveitam as épocas chuvosas para se reproduzir, já que são formadas poças onde eles colocam seus ovos.
  • Água parada. Talvez a estação das chuvas ainda não tenha chegado no seu país, mas há recipientes com água parada ou áreas com águas estagnadas em sua casa, que se tornam o foco ideal para a reprodução dos mosquitos.

Você está interessado em espantar os mosquitos da sua casa? Existem vários remédios naturais que você pode aplicar para espantá-los sem matá-los.

Como espantar mosquitos da cozinha

Você já se perguntou como acabar com mosquitos? Se estiver interessado em utilizar remédios caseiros para espantá-los sem que isso implique em colocar em risco sua saúde, a de seus animais de estimação ou a dos mosquitos, preste atenção nos métodos a seguir.

Velas aromáticas ou incensos

Velas e incensos perfumados são uma boa maneira de afastar naturalmente os mosquitos. Seja para acendê-los em ambientes fechados ou quando você desfruta de um momento de relaxamento em seu jardim, recomendamos aqueles com aroma de limão, citronela, menta e laranja. Obviamente, tenha em vista que a maioria dos cachorros odeiam o odor cítrico de produtos industrializados como estes (velas, incensos, óleos...) porque são muito mais intensos que os emitidos pelas frutas frescas, por isso te aconselhamos a colocar esses produtos longe de seu alcance, em áreas habitadas pelos mosquitos, mas onde não se encontrem à altura do focinho de seu cachorro.

Plantas aromáticas

As plantas aromáticas não apenas trazem cheiros deliciosos para sua casa, mas também ajudam a repelir mosquitos. Recomendamos colocar perto das janelas vasos com plantas como manjericão, hortelã, alecrim ou eucalipto, pois seu cheiro manterá esses insetos chatos afastados.

Como espantar mosquitos do jardim? Plante essas mesmas plantas aromáticas e vai espantá-los rapidamente. Além disso, no jardim você também pode plantar sementes de calêndula.

Agora, se você convive com gatos e eles têm acesso ao jardim, lembre-se de que algumas dessas plantas são prejudiciais quando ingeridas por eles, como é o caso do eucalipto, por isso revise primeiro a lista de plantas tóxicas para gatos.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais têm muitos usos: são ideais para a pele, são relaxantes, aromatizantes e também são capazes de repelir mosquitos. Se você quer afastá-los de sua casa ou jardim, mergulhe várias bolas de algodão em um óleo essencial e coloque-as em um frasco. Em seguida, coloque o frasco perto de janelas ou nas entradas do seu jardim.

Os óleos essenciais recomendados para isso são os de limão, hortelã, citronela, lavanda, alecrim, eucalipto ou amêndoas. Lembre-se de embeber a bola de algodão a aproximadamente cada três dias, pois o cheiro se perde com facilidade.

Repelente natural de mosquitos com limão

Esse é um método simples que você pode aplicar em diferentes cômodos da casa: corte meia fatia de limão e coloque nela vários cravos-da-índia. Em seguida, coloque este repelente natural de mosquitos em todos os espaços da casa.

Se você não tiver limão, poderá preparar esse mesmo repelente de mosquitos com laranja ou qualquer outra fruta cítrica, pois os efeitos são os mesmos e, portanto, os resultados também. Obviamente, lembre-se de que se você mora com cachorros ou gatos, deve colocar este remédio fora do alcance deles.

Como espantar mosquitos com vinagre

O cheiro do vinagre é desagradável para os mosquitos, por isso ele é um excelente repelente natural. Esse remédio é muito simples: você só precisa encher meio copo com água e adicionar ¼ xícara de vinagre. Misture e coloque este repelente natural de mosquitos em todos os cômodos, de preferência perto das janelas.

O vinagre costuma ser outro odor pouco agradável para os cachorros; portanto, se você puder colocar o remédio em locais onde seu amigo peludo não tem acesso, melhor.

Como evitar picada de mosquito

É fato que algumas pessoas "atraem" mosquitos mais do que outras. Isso não é um mito, e há várias razões pelas quais certas pessoas recebem mais picadas:

  • Tipo sanguíneo. Pessoas do tipo sanguíneo O são mais propensas a picadas de mosquito.
  • Suor. Os mosquitos são atraídos pelos compostos liberados pela transpiração, portanto, pessoas que transpiram muito sofrem as picadas com mais frequência.
  • Gravidez. Devido ao aumento da temperatura corporal, as mulheres grávidas atraem mosquitos.
  • Dióxido de carbono. O dióxido de carbono é expelido durante a respiração e é atrativo para os mosquitos; portanto, quanto maiores as emissões (por exemplo, quando você se exercita), maior a probabilidade de se aproximarem de você.

Agora, se você apresenta alguma dessas características, certamente já cansou de se perguntar como evitar picada de mosquito. Aqui, te ensinamos várias maneiras de afastá-los:

Vigie o que você veste

Cores brilhantes ou fluorescentes atraem os mosquitos (assim como a luz), então evite usá-las. Da mesma forma, perfumes com tons doces também podem guiá-los em sua direção, por isso recomendamos a escolha de outros aromas.

Também sugerimos comer alimentos ricos em vitaminas C e B, que tornaram o odor do seu suor repelente para os mosquitos.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais não apenas ajudam a afastar os mosquitos da sua casa, mas também podem mantê-los afastados da sua pele. Faça um repelente simples misturando 20 gotas de óleo de citronela, hortelã, limão, lavanda ou canela com 2 colheres de sopa de azeite. Simplesmente aplique este remédio diretamente na sua pele.

Vinagre e citronela

Outro repelente eficaz de mosquitos pode ser feito a partir de um vinagre de qualquer tipo e essência de citronela. Basta misturar meio copo de vinagre e 20 gotas de essência de citronela. Em seguida, esfregue a pele com a mistura e lembre-se de repetir o processo a cada hora.

Utilize mosquiteiros

Os mosquiteiros são uma maneira simples e barata de manter os mosquitos longe da sua casa. Você pode colocá-los nas camas de todos os membros da família ou até mesmo instalar as telas nas janelas, para que eles nem consigam entrar. Este método é adequado se você tem filhos em casa e prefere não aplicar repelentes comerciais ou caseiros.

Como evitar que mosquitos piquem meu cachorro ou gato?

Quando se trata de espantar mosquitos, você deve pensar não apenas nas pessoas, mas também nos animais que vivem com você. Se você tem um cachorro ou um gato, eles também sofrem com as irritantes picadas de mosquitos. Da mesma forma, essa picada pode transmitir doenças graves, como a leishmaniose, que é transmitida por um mosquito.

Você precisa saber como impedir que os mosquitos piquem seu cachorro ou gato? Abaixo, compartilhamos os melhores remédios caseiros para evitar que mosquitos piquem cachorros e gatos:

Óleo de eucalipto

Embora gatos e cachorros não gostem do cheiro dos óleos essenciais, eles são uma boa opção para utilizar como repelentes naturais de mosquitos. O processo é muito simples, basta esfregar algumas gotas de óleo de eucalipto no pelo do seu animal, pois isso ajudará os mosquitos a se manterem afastados.

Lembre-se de que você não deve permitir que o cachorro ou gato se lamba logo após aplicar o óleo, pois a ingestão pode causar distúrbios gastrointestinais. Portanto, fique atento até o produto secar.

Água de camomila

O odor das flores de camomila é desagradável para os mosquitos, por isso você pode pegar um copo dessas flores e preparar uma infusão com elas. Quando perceber que a água está amarela e desprendendo aroma, esfregue seu cachorro ou gato com ela. Este remédio natural também pode ser aplicado em cachorros e adultos. Além disso, a camomila não é tóxica para esses animais, de maneira que nada vai acontecer se eles se lamberem.

Laranja e cravo-da-índia

Este é o mesmo remédio que te explicamos para repelir mosquitos de sua casa; você só precisa cortar meia laranja e incorporar os cravos. Como você quer impedir que os mosquitos mordam seu cachorro ou gato, coloque a laranja perto da cama ou nos espaços onde eles costumam descansar para manter os insetos afastados. Obviamente, se você notar que o cheiro está incomodando, tente colocá-la em um local no cômodo um pouco mais longe, para que possa descansar em paz.

Alho

O cheiro do alho é desagradável para os mosquitos, e você pode se aproveitar disso para proteger seu cachorro ou gato. Corte 3 ou 4 dentes de alho e deixe em infusão em água por duas horas. Após esse período, você terá um excelente repelente natural que poderá utilizar para pulverizar os espaços onde o animal costuma circular.

Mosquiteiro

Um mosquiteiro também é uma boa opção para proteger seus animais de mosquitos. Você pode instalá-lo em janelas perto de onde estão as camas e, inclusive, se você tiver um cachorro e um gato que dormem em uma casinha ou em transportadora de animais, pode cobri-lo com um mosquiteiro durante a noite.

Como espantar mosquitinhos

Os mosquitinhos ou moscas da fruta podem ser muito irritantes, porque pousam na sua comida e, uma vez que começam a se alimentar dessa comida, ela se tornam inúteis para você. Você está interessado em saber como espantar mosquitinhos? Aqui estão alguns remédios naturais!

Óleos essenciais e água

Este é outro método caseiro no qual os óleos essenciais são os protagonistas. Você precisará de óleo essencial de laranja, limão e citronela. Coloque 20 gotas em um recipiente com pulverizador e adicione dois copos de água quente. Agite bem e seu repelente natural estará pronto.

Esfregue este repelente natural de moscas de fruta sobre as superfícies da cozinha, as mesas do jardim e os espaços onde geralmente as vê, e isso vai afastá-las rapidamente e sem prejudicá-las.

Melhore a limpeza de sua casa

Esta se trata de una medida preventiva, que ajudará a evitar que as moscas da fruta se instalem em sua casa.

  • Limpe toda as superfícies da cozinha depois de preparar seus alimentos.
  • Descarte o lixo em sacos bem fechados.
  • Não deixe água empoçada nos vasos de suas plantas.
  • Não deixe alimentos ou frutas ao ar livre.
  • Limpe imediatamente qualquer derrame de suco ou outros líquidos.

Como espantar os mosquitos de luz

Certamente já aconteceu de você tentar descansar em silêncio no terraço, mas os mosquitos se aglomerarem em volta da lâmpada ou da luz que você está utilizando. Se você quer saber como afastar os mosquitos da luz e, mais importante, como afastar os mosquitos do jardim, siga estas dicas simples.

Instale lâmpadas de LED

Troque todas as suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, isso não apenas te ajudará a economizar energia como também espantará os mosquitos, já que as lâmpadas incandescentes comuns emitem uma luz infravermelha invisível para o ser humano, mas atrativa para os insetos.

Lâmpadas anti-insetos

No mercado, existem lâmpadas cujo espectro de luz os mosquitos não conseguem perceber, por isso não se sentem atraídos para ir até elas.

Aparelhos de ultrassom

Você também pode comprar pequenos aparelhos de ultrassom contra insetos. Eles não os prejudicam, mas emitem um som de frequência muito baixa que os mantém afastados de sua casa. Esses aparelhos são seguros para animais de estimação.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar mosquitos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.