Como espantar formigas

Como espantar formigas

As formigas são populares por viverem em colônias formadas por milhões de indivíduos. Árduas trabalhadoras, transportam a comida até o formigueiro para que sua comunidade sobreviva. No entanto, estes pequenos insetos podem se tornar um problema quando começam a obter seus alimentos na sua casa.

Quer saber como espantar formigas? A seguir, vamos te apresentar vários métodos caseiros para espantá-las de sua casa sem a necessidade de matá-las ou utilizar produtos perigosos para você e sua família.

Formigas em casa

Antes de te mostrar os diversos remédios caseiros que existem para espantar formigas, você precisa saber por que elas invadiram sua casa repentinamente. Estes insetos vivem em formigueiros que cavam e constroem na terra, assim, as formigas não estão dentro da sua casa porque elas vivem ali, e sim porque algo as está atraindo. Esse algo geralmente é a comida.

É isto, as formigas descobriram que é fácil conseguir comida na sua casa, e isso permite que elas se reproduzam com maior velocidade. Por quê?

  • Você deixa alimentos expostos ao ar livre com frequência;
  • Há migalhas e restos de comida espalhados pelo chão e superfícies da sua cozinha;
  • Você não descarta o lixo de maneira adequada, os sacos e lixeiras que você utiliza estão rompidos ou sujos. Você tem árvores frutíferas em seu jardim;
  • O solo apresenta resíduos de líquidos derramados que se prenderam à superfície.

Em resumo, a falta de higiene é o que atrai as formigas em casa. Para elas isso representa uma oportunidade de conseguir migalhas de comida.

Como espantar formigas

A seguir, te apresentamos diferentes remédios caseiros pensados para espantar formigas sem matá-las. Além disso, essas soluções também não colocarão em risco as crianças e animais de estimação da família.

1. Limpeza profunda

A primeira coisa a fazer é limpar a casa profundamente para eliminar os restos de comida e outros elementos que são atrativos para esses insetos. Recomendamos aspirar a casa inteira, concentrando seus esforços em limpar atrás dos móveis, eletrodomésticos e cantos. Também será fundamental limpar o chão até eliminar qualquer resíduo aderido. Depois, esfregue com vinagre diluído em água e deixe secar.

Não se esqueça de manter seus alimentos em recipientes herméticos, não deixar comida ao ar livre, nem mesmo as frutas, limpar ou substituir (dependendo do caso) os recipientes utilizados para descartar o lixo. Além disso, certifique-se de que os sacos utilizados para este fim fecham bem.

2. Limão

O limão é mais um bom aliado na hora de espantar formigas, pois seu forte odor as afasta. Tudo o que você precisa fazer é espremer o suco de 5 limões e misturar com um copo d'água. Depois, coloque a mistura em um frasco de spray e pulverize as superfícies da cozinha e os espaços que as formigas utilizam para entrar em sua casa.

3. Giz

Por incrível que pareça, o giz comum é um método eficaz para manter longe esses insetos. Como utilizá-lo? Basta detectar o lugar por onde as formigas estão entrando na casa; se você prestar atenção, verá que elas costumam seguir o mesmo caminho. Quando souber o local, trace linhas grossas com o giz em todo o perímetro. O cheiro, embora seja imperceptível para você, vai desorientá-las na hora em que precisam ficar unidas para entrar na casa. Não se esqueça de reforçar as linhas depois de alguns dias.

4. Vinagre

O vinagre já se mostrou um método eficaz contra diversas pragas do lar, e as formigas estão entre elas. Misture três partes de vinagre com duas de água e utilize essa solução para limpar o chão, as superfícies da cozinha e também para pulverizar os espaços por onde as formigas entram.

5. Vaselina

A vaselina pode te ajudar impedir que as formigas subam nos recipientes onde você guarda comida, por exemplo, o açucareiro ou o pote de mel. O que fazer? Basta colocar um pouco de vaselina desde a base do recipiente até a sua metade. A textura escorregadia fará com que seja impossível para as formigas acessar o seu conteúdo.

6. Óleo de hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é outro ingrediente comum dos remédios caseiros para espantar animais indesejados, e isso se deve ao seu intenso aroma. Se você precisa espantar formigas, embeba bolas de algodão em óleo de hortelã-pimenta e coloque-as em recipientes destampados nos pontos problemáticos. Lembre-se de renovar o óleo quando não conseguir mais sentir o odor.

7. Alho

O alho é um ingrediente comum na cozinha, por isso você não encontrará problemas para aplicar este método caseiro de espantar formigas. Descasque e triture dois dentes de alho, misture a pasta resultante com água e agite bastante. Depois, coloque a mistura em um frasco com spray e pulverize as superfícies da sua cozinha e os buracos por onde as formigas entram na casa. O forte aroma do alho vai afastá-las.

8. Feche os acessos

As formigas são tão pequenas que, para elas, é muito fácil entrar por qualquer rachadura. Se você quer espantá-las da sua casa, precisa impedir que elas entrem, por isso fechar os acessos é um bom método complementar para espantar formigas aos outros que apresentamos.

Com muita paciência, verifique as possíveis aberturas nas paredes e no solo pelo caminho que as formigas geralmente utilizam. Quando localizar, feche esses buracos com massa corrida, cimento, gesso ou outro material adequado. Se for necessário, não hesite em contatar um profissional para realizar este trabalho.

9. Canela

Esta especiaria vai te ajudar a afastar as formigas. Você precisa adquirir a canela em pó, e polvilhá-la pelas entradas e janelas. É recomendado inclusive traçar um perímetro ao redor da casa para manter esses insetos à distância. Além disso, esse remédio te ajudará a aromatizar a casa.

10. Cravo-da-índia

Se você se pergunta como afastar as formigas da sua casa, o cravo-da-índia é um remédio excelente. Assim como no caso anterior, é necessário polvilhá-lo em diversas áreas da casa. Quando combinado com a canela, ele é ainda mais eficaz.

Como espantar formigas das plantas

O jardim da sua casa também pode se tornar um lar para as formigas, por isso, é conveniente aplicar diferentes métodos caseiros para espantar formigas sem a necessidade de matá-las. Preste atenção às seguintes recomendações:

1. Lavanda

As plantas de lavanda exalam um rico aroma que será agradável para seu jardim, mas também te ajudará a espantar as formigas. Você só precisa semear algumas plantas de lavanda, e elas farão o resto do trabalho. Não se esqueça de regá-las com frequência, pois isso ajuda a intensificar o aroma.

2. Cascas de laranja

A cascas de laranja são recomendadas para preparar o adubo caseiro para suas plantas, mas seu aroma cítrico também contribui para espantar as formigas do seu jardim. Basta misturar as cascas com a terra, mas lembre-se de não enterrá-las muito fundo para que façam efeito.

3. Pepino e cítricos

Misturar cascas de pepino com cascas de frutas cítricas, como o limão, a laranja e a tangerina, ajuda a combater os fungos dos quais a formigas se alimentam. Graças a isso, você pode reduzir suas possibilidades de alimento, e pode ser que elas decidam ir viver em outro lugar. Basta misturar as cascas na terra do seu jardim e esperar que façam efeito. Além disso, também servirá como um adubo natural.

4. Cinzas de tabaco

O odor do tabaco, e inclusive suas cinzas, é extremamente desagradável para as formigas. Se elas invadiram suas plantas ou suas árvores, polvilhe as cinzas em seus arredores para afastá-las.

5. Proteja as árvores

As árvores do jardim atraem as formigas naturalmente, já que representam uma excelente fonte de alimento para elas, além de ser um lugar onde podem encontrar elementos que servem para ampliar os formigueiros, como folhas e galhos secos. Se você notar que as formigas estão passeando por suas árvores, esfregue o tronco com borracha e gordura mineral. Esta combinação não vai danificar a árvore, mas irá manter as formigas afastadas.

Se você tem problemas com outros insetos em casa, também sugerimos a leitura do post sobre como espantar baratas com soluções inofensivas para pets e humanos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar formigas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.