Como espantar cobras?

Como espantar cobras?

No reino animal podemos encontrar alguns grupos de animais que geram fascínio e atração para certas pessoas, enquanto em outras podem produzir medo e rejeição devido à sua periculosidade, como é o caso das cobras e serpentes.

Em diversas regiões do mundo, como no Brasil, as mortes por picadas de cobras se tornaram um problema de saúde pública, por isso a prevenção é extremamente importante quando se vive em áreas nas quais elas estão presentes. Por isso, no PeritoAnimal queremos oferecer informações por meio deste artigo sobre como espantar cobras, a fim de evitar possíveis acidentes que possam afetar tanto pessoas como animais domésticos, evitando ainda que esses ofídios sejam mortos constantemente pelo medo delas.

Como saber se tem cobra por perto?

Devido ao crescimento populacional dos seres humanos, muitas cidades se expandiram para áreas próximas a florestas ou ecossistemas em que as cobras habitam, de forma que nem sempre serão encontradas exclusivamente em áreas rurais ou de desenvolvimento para a agricultura, mas em algumas cidades também podem ser encontradas, com a possibilidade até de entrar nas casas.

Como saber se tem cobra por perto? Bem, isso não é tão fácil, pois não é simples identificar seu rastro. No entanto, existem alguns indicadores que podem nos orientar a respeito:

  • Restos de sua pele: uma maneira de saber é quando encontramos restos de sua pele, que mantém a forma do animal após realizar sua muda.
  • Rastros ou vestígios do animal: eles são um dos animais que rastejam, por isso, outra possibilidade de saber se existem cobras por perto ou em casa é tentando identificar a presença de rastros ou vestígios que possam deixar nos arredores, como no quintal ou em pátios, pois quando passam por um solo arenoso ou terra deixam marcas características e visíveis de seu corpo.
  • Sons ou sibilos: também devemos estar atentos a certos ruídos que são particulares de algumas serpentes, como o sibilar ou o som produzido peça vibração de suas caudas, exemplo que podemos ver no gênero Crotalus, conhecidas comumente cascavel.
  • Feridas em nossos animais de estimação: o aparecimento de feridas incomuns e sem justificativa aparente em nossos animais de estimação pode ser um indicativo da possível presença de cobras em nossas casas. Claro, se suspeitarmos que nosso animal de estimação foi mordido por uma serpente, é importante levá-lo ao veterinário com urgência, pois não sabemos se ele foi ferido por uma serpente venenosa.
  • Verificação periódica: finalmente, uma das formas mais seguras para saber se há cobras nas residências é realizando periodicamente uma busca minuciosa através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em áreas propensas à presença desses animais.

Se em algum momento você descobrir algum destes animais em sua casa, pode achar útil ler este outro artigo de PeritoAnimal sobre diferença entre cobra e serpente.

Como espantar cobras

As medidas preventivas são indispensáveis quando convivemos em certas regiões em que as cobras são comuns. Portanto, colocar em prática certas estratégias pode ser útil para evitar acidentes com elas ou, pelo menos, um momento de alarme. Vamos conhecer algumas recomendações de como espantar cobras de uma casa ou quintal:

  • Controle suas presas: um primeiro passo a levar em consideração é manter controlados certos animais, como roedores, anfíbios, invertebrados e até outros répteis, já que as cobras são caçadoras ativas de presas vivas, e sentem atração por estes tipos de animais.
  • Evite acumular objetos: um aspecto importante a se considerar é a ordem no entorno da casa, portanto, você deve evitar o acúmulo de objetos que possam ser usados como refúgio para as cobras e que não nos permitam visualizá-las com facilidade.
  • Podar o jardim do quintal: outra maneira de mantê-las afastadas é evitando que encontrem um refúgio em solos cobertos de excessiva vegetação, pois isso lhes dá a possibilidade de se esconder, impedindo sua visibilidade. Portanto, recomenda-se a poda permanente dos jardins dos quintais.
  • Como espantar cobras com água com pressão: no caso de encontrarmos diretamente com uma cobra, podemos afugentá-la pulverizando água com certa pressão por meio de uma mangueira, ou também tentar afastá-la com extremo cuidado com o uso de uma vara suficientemente longa que a obrigue a deixar o local.
  • Apanhe-a com uma rede: outra maneira de espantar uma cobra é apanhá-la em uma rede com extremo cuidado, para depois soltá-la em uma área afastada de nosso lar. Para isso, você pode utilizar um pau ou vara bem longa. Porém, se você não conhece a espécie da cobra, ou seja, se não sabe se pode ser venenosa ou não, é melhor chamar diretamente um profissional.
  • Leite com sal, uma combinação perigosa: geralmente é recomendado como repelente de cobra o uso de leite com sal. No entanto, isso só terá um certo efeito se for aplicado diretamente nos olhos delas, pois vai irritá-los. Mas essa mistura não será uma medida realmente eficaz e pode ser perigosa, devido à proximidade com esses animais, principalmente se não sabemos se são venenosos. Assim, não recomendamos pelo risco de picada de cobra.
  • Manter as portas e janelas fechadas: também seria importante levar em consideração algumas ações para que esses animais fiquem longe de nossas casas. Exemplo disso é manter portas e janelas fechadas ou usar barreiras com redes que impeçam o acesso delas.
  • Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal. Além disso, é importante manuseá-los com prudência, pois também podem ter efeitos prejudiciais para as pessoas.

Plantas para afastar cobras existem?

É comum ler que certas plantas podem ser repelentes naturais para as cobras, no entanto, nem sempre são totalmente eficazes, pois dependerá da espécie de cobra e de quão irritante possa ser o odor da planta para afugentar esses animais.

No entanto, outros relatórios zootécnicos indicam que para algumas espécies de cobras, as plantas como a cânfora agem como repelentes naturais, de modo que o plantio coordenado delas pode ser útil.

Alho espanta cobra?

Alguns estudos também relatam que, ao contrário do que se acreditava, o uso do alho para espantar cobras não costuma ser muito eficaz, especificamente no caso dos viperídeos ou víboras, que são bastante venenosas.

Em qualquer caso, se costuma ter serpentes ou cobras em sua casa, é melhor ir a um profissional para te ajudar a identificar a espécie e indicar as melhores medidas de como espantar cobras.

O que fazer se eu encontrar uma cobra em casa? Dicas

Caso você encontre um desses animais em sua casa, recomendamos o seguinte:

  • Contate profissionais: o melhor é entrar em contato com bombeiros, Zoonoses ou alguma instituição que se dedique a captura e boa proteção desses animais.
  • Não agarre-a com as mãos: acima de tudo, você deve evitar agarrar esses animais diretamente com as mãos, pois quando se sentem ameaçadas podem atacar causando mordidas letais se forem venenosas.
  • Informe-se sobre as espécies da sua área: se vivemos em uma região onde serpentes e cobras vivem, é importante documentar quais espécies habitam na área, a fim de saber suas características e nível de periculosidade.

Por que não se pode matar cobras?

Não mate cobras. Apesar do medo que esses animais possam gerar, devemos evitar matá-los indiscriminadamente. Em vez disso, se você quiser, pode pegá-la e soltá-la em outra área.

As cobras estão dentro do grupo de animais que são frequentemente vítimas de caça por parte dos humanos devido ao medo que elas proporcionam, pois de fato algumas espécies podem ser letais para as pessoas.

No entanto, é importante ter em mente que elas possuem o mesmo valor que qualquer outra forma de vida e, além disso, possuem um papel fundamental dentro dos ecossistemas como controladores biológicos, bem como nas cadeias alimentícias das espécies. Matá-las pode causar um desequilíbrio na natureza e provocar, inclusive, o crescimento exagerado da população de outros animais, como ratos.

Agora que você já sabe como espantar cobras talvez possa se interessar em saber: cobra-cega tem veneno?.

Além disso, temos este outro artigo que mostra várias formas de como espantar escorpião.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como espantar cobras?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Bioterio de animales ponzoñosos. (2007). Creencias populares. Serpentario de Uruguay. Disponível em: <http://www.serpentario.edu.uy/creencias_populares.html>. Acesso em 18 de fevereiro de 2021.
  • Equipo editorial. (2016). Proteja su predio de serpientes y alacranes con un repelente natural. Contexto ganadero. Disponível em: <https://www.contextoganadero.com/ganaderia-sostenible/proteja-su-predio-de-serpientes-y-alacranes-con-un-repelente-natural>. Acesso em 18 de fevereiro de 2021.
  • Vásquez, C. y Avendaño, C. (2009). Manual para la identificación, prevención y tratamiento para la mordedura de serpientes venenosas en Centroamérica. Volumen I: Guatemala. Organización Panamericana de la Salud. Disponível em: <https://iris.paho.org/handle/10665.2/34498>. Acesso em 18 de fevereiro de 2021.