Partilhar
Partilhar em:

Como escolher um cachorro no canil

Como escolher um cachorro no canil

Ver fichas de  Cachorros

Se você está planejando adotar um cachorro de um canil damos-lhe os parabéns, está salvando uma vida e o seu novo amigo saberá agradecer-lhe. No entanto, pode ser que esteja indeciso e lhe surjam muitas dúvidas sobre este tema. Será que se adaptará à sua nova vida? Serei capaz de lhe dar tudo o que precisa para ser feliz? Escolher um cão em um canil pode ser uma tarefa complicada, há que pensar que será o nosso companheiro durante alguns anos, por isso devemos refletir bem sobre a sua escolha.

A primeira coisa que devemos ter em conta é se temos tempo suficiente para dedicar ao nosso novo amigo. Um cachorro precisa de sair pelo menos duas vezes por dia, e um desses passeios deve ser suficientemente longo para que possa gastar energia. Além disso, lembre-se que durante os anos que partilharem o vosso tempo, podem surgir mudanças na sua forma de vida e não o pode deixar para trás. Por outro lado, ele vai dar-lhe muito amor, carinho incondicional e a companhia que só um cão lhe pode dar.

Se está decidido a acolher um novo companheiro de vida, continue lendo este artigo do Perito Animal em que lhe damos alguns conselhos sobre como escolher um cachorro no canil.

Também lhe pode interessar: Como escolher um cachorro de uma ninhada

Que tipo de cão escolher?

Antes de chegar ao canil devemos planejar se estamos buscando um cachorro filhote ou um cão adulto. Se tivermos tempo suficiente e paciência para adestrar um bebê, podemos acolher um cachorrinho, mas devemos saber que até aos três anos são mais nervosos e podem gerar mais caos devido à sua idade. É normal que até esse momento tentem morder mãos e objetos de todo o tipo, por isso a supervisão regular será o mais apropriado.

Os cães adultos e idosos costumam ser mais calmos e, além disso, precisam urgentemente de uma família, uma vez que a maioria das pessoas prefere adotar cães com pouca idade. Escolha o que escolher, se o educar bem vai adorar a experiência, uma vez que o cães são animais muito agradecidos.

O próximo passa que devemos planejar é a energia que queremos que o cão tenha. Para isso necessitamos avaliar o nosso ritmo de vida e a nossa própria personalidade. Devemos escolher um cão cujo nível de energia seja parecido ao nosso ou um pouco mais baixo, mas nunca um mais energético que nós, uma vez que não poderemos adaptar-nos às suas necessidades e pode chegar a ter problemas de comportamento por não libertar a energia acumulada.

Por último, há que decidir se queremos um cão grande ou pequeno. Se vivemos em um apartamento muito reduzido talvez convenha escolher um cachorro pequeno que se adapte ao apartamento para não privar o animal das condições que precisa para viver feliz.

Adotar um cão se já tem um

Se temos um cachorro e queremos acolher outro, isso não deverá ser um problema. Poderão brincar entre eles e se os castrarmos quando tiverem idade para tal podemos evitar alguns problemas.

Se temos um cão adulto e queremos adotar outro adulto, o ideal é que se conheçam antes. Pode levar o seu cachorro ao canil para que conheça o seu novo amigo, desta forma certificamo-nos de que são compatíveis e não temos o problema de se poderem vir a dar mal. O ideal é adotar um cão que tenha um nível de energia parecido ao outro cachorro, desta forma os dois podem andar ao mesmo nível e nenhum deles ficará nervoso com o outro.

Se o seu cão é adulto e quer adotar um cachorro filhote, também deve apresentá-los previamente, para que o veterano da casa não fique com ciúmes e se acostume a partilhar o seu espaço com o novo amigo.

Adotar um cão já tendo um gato

Quando chegar ao canil o melhor é que pergunte por algum cão com as características que procura e que, além disso, seja compatível com gatos. Os trabalhadores e voluntários são os que melhor conhecem os animais que vivem ali e serão os que melhor o podem aconselhar sobre como escolher um cachorro no canil que se dê bem com os gatos.

Se o seu gato é adulto deve ter mais cuidado, uma vez que não sabe exatamente como vai reagir diante da chegada de um cão. O melhor é que os apresente antes de acolher o seu novo amigo e quando o levar para casa não os perca de vista até ter a certeza de que não têm problemas de compatibilidade.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como escolher um cachorro no canil, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como escolher um cachorro no canil

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como escolher um cachorro no canil
1 de 4
Como escolher um cachorro no canil