Como escolher a ração do meu cachorro

Como escolher a ração do meu cachorro

Diante de uma infinidade de marcas diferentes e tipos de rações que encontramos no mercado muitos tutores de cães ficam confusos na hora de escolher a ração de seus cachorros. Não se trata apenas da diferença de valores, pois uma boa alimentação significa um cão mais saudável e menos propenso a desenvolver doenças futuramente. Portanto, oferecer uma ração de boa qualidade ao cachorro pode contribuir com uma boa imunidade para a manutenção da saúde dele.

Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos dicas de como escolher a melhor ração para o seu cachorro.

Melhores rações Super Premium para cães

Basicamente, ao escolhermos a melhor ração para o cachorro temos que ter em mente alguns critérios como:

  • Idade.
  • Porte.
  • Se o cachorro é castrado ou não.

Devemos, ainda, levar em consideração o nível de energia que o cão gasta durante o dia, por exemplo, um cão que pratica exercícios diários requer uma reposição nutricional mais elevada do que um cão que passa o dia dormindo. Existem, também, marcas de rações específicas para determinadas raças de cães, pois algumas raças requerem um valor nutricional diferenciado, rações medicamentosas para cachorros com algum problema de saúde crônico e até rações hipoalergênicas, para cachorros hipersensíveis e com problemas recorrentes de alergia alimentar.

Porém, por sua praticidade a ração seca ainda é a mais utilizada no Brasil, e dentre as rações secas ainda temos as de classificação Standard, Premium e Super Premium, sendo as duas últimas relativamente superiores em qualidade do que a Standard já que são feitas de partes nobres de proteína animal e não de penas e ossos como no caso das rações Standard. Penas e ossos, apesar de serem compostos da proteína animal necessária a dieta do cachorro, não possuem bom valor nutricional, e por isso, a quantidade diária de ração oferecida ao cachorro deve ser maior, além disso, rações Standard contém aditivos e corantes cientificamente comprovados de serem cancerígenos e prejudiciais a saúde. Já rações Premium e Super Premium, por serem feitas a partir de compostos nobres de proteína animal alimentam mais em menor proporção. Portanto, se você fizer as contas de quanto pagará no fim do mês pela ração do seu cachorro, verá que uma ração de boa qualidade torna-se mais econômica visando o custo-benefício e gastos com veterinário.

Ainda assim, deve-se prestar atenção, pois mesmo algumas marcas de rações Premium ainda possuem corantes. Por isso, se você puder pagar, escolha sempre uma ração Super Premium que atenda as expectativas nutricionais do seu cachorro. As melhores marcas de ração Super Premium são:

  • Hill's
  • Royal Canin
  • Pro Plan
  • N&D
  • Guabi Natural
  • Eukanuba

Melhor ração para cães pequenos

O porte é outra questão a considerar em se tratando de escolher a melhor ração para o seu cachorro. Para um cão ser classificado de porte pequeno ele deve pesar entre 1 a 10kgs, sendo as raças de porte pequeno mais conhecidas e populares o Yorkshire, Shih Tzu, Pinscher, Pugs, entre outras.

Cães de porte pequeno possuem longa expectativa de vida, chegando inclusive a 20 anos, e, em geral, são cachorro mais ativos, que gastam mais energia ao andarem e brincarem, e devido a isso, são cães que necessitam de uma dieta balanceada e rica em antioxidantes. Estes antioxidantes, por sua vez, retardam o desgaste das células saudáveis do corpo, protegendo-as contra o envelhecimento precoce devido ao seu uso excessivo.

Melhores marcas de rações para cães

Os estudos em nutrição animal evoluíram bastante ao longo dos anos, e por isso, foi possível o desenvolvimento de várias pesquisas que contribuem para o bem-estar de nossos cachorros através da manutenção de uma boa saúde por meio dos alimentos. No Brasil ainda não existe uma regulamentação e fiscalização para o setor que classifique uma boa ração e uma ração de má qualidade, pois caso existisse, rações de má qualidade não seriam aprovadas em um teste mínimo de qualidade e não poderiam ser comercializadas. Apesar disso, fabricantes de marcas Premium e Super Premium de rações, visando um produto de qualidade, seguem recomendações veterinárias de especialistas e pesquisas conduzidas no mundo inteiro.

Uma pesquisa realizada pela PROTESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) conduzida em 2017 avaliou 15 marcas de rações populares entre os tutores, porém apenas 8 passaram no teste de qualidade. Os pesquisadores tomaram como base os parâmetros da FEDIAF (Federação Europeia da Indústria de Ração Animal), e mediram os níveis de proteína, gordura, fibras, mineiras e calorias, assim como outros fatores relacionados à origem da matéria-prima, nível de digestibilidade, e cálcio em excesso em sua composição. De acordo com os resultados obtidos, os pesquisadores concluíram que a ração da marca Champ seria a de pior qualidade por conter pouco teor de proteína. Já a ração que obteve resultados satisfatórios em todos os quesitos e foi considerada como a de maior qualidade é a marca Pro Plan.

Esta foi a classificação de 1 a 10 obtida para as outras rações analisadas de acordo com a pesquisa, e tida como as melhores marcas de rações para cães adultos:

  1. Pro Plan (frango e arroz)
  2. Royal Canin
  3. Golden
  4. Dog Chow
  5. Equilíbrio
  6. Max Premium Special
  7. Pedigree Vital Pro
  8. Herói
  9. Magnus
  10. Champ

Melhores rações para cachorro filhote

A mesma pesquisa de 2017 analisou 5 marcas de rações para filhote, e chegou a conclusão à seguinte classificação para as melhores rações para cachorros filhotes, sendo 1 a ração de maior qualidade e 5 a marca de ração de menor qualidade dentre as testadas.

  • Dog Chow
  • Golden
  • Pedigree Vital Pro
  • Herói
  • Champ

Caso você tenha dúvidas quanto a alimentação do filhote, o PeritoAnimal preparou este outro artigo para você sobre os tipos de benefícios da alimentação de cachorros.

Melhor ração para cachorro custo benefício

Apesar de marcas de rações Super Premium serem altamente recomendadas, ainda são rações de custo bastante elevado. Então, você pode optar por uma ração Premium, que além de ter uma boa qualidade tem um custo relativamente acessível, sendo a Golden uma das rações com melhor custo benefício do mercado de alimentação pet.

Se mesmo assim, ainda estiver com dúvidas com relação a melhor ração converse com seu médico veterinário, pois ele é o responsável pelo acompanhamento da saúde do seu cachorro, além de possuir todo o histórico médico dele, portanto, ele saberá te orientar quanto a ração mais adequada.

Neste outro artigo falamos sobre a alimentação dos cachorros com insufiência renal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como escolher a ração do meu cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.