Como entreter um cachorro sozinho em casa

Como entreter um cachorro sozinho em casa

Muitas vezes temos que sair e deixar os nossos amigos peludos várias horas sozinhos em casa e não sabemos como vão passar esse tempo. Os cães são animais sociais que precisam de companhia e quando passam muitas horas sozinhos podem se aborrecer, estressar ou sofrer de ansiedade de separação, no entanto existem alguns truques para fazer com que o seu amigo peludo se entretenha e as horas passem mais rapidamente. Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar como entreter um cachorro sozinho em casa para que possa sair de casa durante umas horas mais descansado. Lembre-se que cada cachorro tem motivações diferentes, pelo que alternar e experimentar cada um dos conselhos que lhe vamos mostrar será a chave para conhecer melhor o seu cachorro e fazê-lo desfrutar de um dia entretido, esteja ou não em casa.

Não deixe que ele se sinta fechado

Quando deixamos o nosso cachorro sozinho em casa durante muitas horas devemos evitar a sensação de enclausuramento, pois ele se estressaria e se aborreceria mais facilmente.

É recomendável deixar as persianas e as cortinas abertas para entrar luz e para que ele possa ver a rua. Já alguma vez reparou como os cachorros gostam de ver tudo o que se passa na rua? É um entretenimento para eles e com as janelas abertas as horas vão passar mais rapidamente.

Peça a alguém de confiança que o vá visitar

Pode ser muito reconfortante para o seu cachorro que durante as horas que esteja sozinho, de repente chegue uma visita inesperada que lhe faça companhia e brinque com ele. Assim ficará menos estressado e o dia passará mais rápido. Isto é especialmente importante se for passar muitas horas sozinho, pois precisa de sair à rua para passear, porque embora um cachorro possa passar até oito horas sozinho, não é recomendável.

Troque os brinquedos

Os cachorros, tal como as pessoas, aborrecem-se quando as coisas são sempre iguais. Para evitar que se canse dos seus brinquedos pode ir trocando-os todos os dias. Cada vez que sair de casa não lhe deixe todos os seus brinquedos, escolha dois ou três e vá trocando-as todos os dias para não se cansar deles e as horas passem voando enquanto brinca com eles.

Utilize brinquedos de inteligência

Também pode comprar-lhe brinquedos de inteligência para cachorros que farão com que passe muito tempo entretido para obter uma recompensa, como um brinquedo ou biscoitos. Entre estes brinquedos encontra-se o kong, que é muito útil para cachorros que sofrem de ansiedade de separação. Se está desesperado e não sabe como entreter um cachorro sozinho em casa esta é uma das melhores opções.

Deixe o rádio ou a televisão ligados

O sentimento de solidão aumenta com o silêncio. Além disso, quando um cachorro é muito medroso é provável que se altere cada vez que ouvir algum ruído, pensará que é um perigo e tentará afugentá-lo. A televisão ou o rádio são opções muito úteis nestes casos.

Se além disso, tiver acesso a algum canal que emita programas para cachorros, não só conseguirá que o seu amigo se sinta mais acompanhado, como também estará entretido e se divertido-o vendo-o.

Estimule o seu nariz

Não tem muitos brinquedos e o seu amigo peludo é muito peludo para chegar na janela? Então como pode entreter o cachorro sozinho em casa? Deve saber que o nariz dos cachorros é muito desenvolvido e eles gostam de cheirar tudo, por isso é muito estimulante esconder biscoitos para cães em alguns sítios da sua casa antes de sair para que o seu amigo peludo se entretenha um bom bocado utilizando o seu olfato para os encontrar. Tenha em conta que deverá esconder recompensas em sítios nos quais o seu cachorro possa acessar sem se magoar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como entreter um cachorro sozinho em casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.