Como ensinar um gato a passear com guia

Como ensinar um gato a passear com guia

Se você acha que não é possível adestrar um gato e que os felinos domésticos não são capazes de aprender truques, saiba que você se engana. E neste artigo vamos te dar algumas dicas para você habituar o seu gato a passear na rua com você.

O que você deve ter em mente é que para atingir este marco na sua relação com seu companheiro felino, é aconselhável começar com o treinamento bem cedo, desde muito jovem porque, sem dúvida é o período em que os gatos estão mais receptivos a aprender este tipo de comportamento. Você também terá que considerar que isso levará tempo, dependerá do gato, e claro, todos sabemos como eles são cautelosos quando se trata de contato com seu corpo, então a adaptação ao uso do arnês pode ser um desafio para ele. Você verá ainda que coleira para gato, se você pretende passear com ele, não é uma boa ideia.

Confira neste artigo do PeritoAnimal quatro passos sobre como ensinar um gato a passear com guia. No entanto, antes de tudo, tenha em mente as seguintes premissas que você deverá prestar muito atenção neste processo: tenha paciência, trabalhe com reforço positivo e utilize prêmios. Esperamos que seja útil!

Passos a seguir:
1

Para começar, saiba que a coleira para gato não é uma boa opção se você quer ensiná-lo a passear na rua com você. Na verdade, a coleira com a guia pode ser uma combinação até mesmo perigosa para este fim, pois a coleira pode danificar a traqueia do felino, dificultando sua capacidade normal de engolir, se você estiver passeando com ele e, por exemplo, ele se assustar e quiser fugir e você puxá-lo com força.

Além disso, em situações como esta, o gato pode sair facilmente da coleira e simplesmente desaparecer, causando muita preocupação da sua parte. Por isso, nossa recomendação é que você compre um arnês, já que a força que o gato faz para escapar, se for o caso, será distribuída entre os ombros, barriga e peito, desta forma, não causará nenhum dano e será quase impossível sair de suas amarras.

Como comprar um arnês para um gato

Para tomar a medida correta do felino, deve-se medir o contorno de seu peito, anotá-lo e levá-lo em consideração ao comprar o arnês. Na embalagem deste acessório sempre há a indicação de tamanho do animal para o qual é indicado. Você também o encontrará em inúmeras cores e desenhos, bem como feito de diferentes materiais, como o nylon ou o neoprene.

Você também terá que tomar uma sábia decisão com a guia que utilizará. Evite aquelas que normalmente são utilizadas com cachorros, as retráteis, pois elas podem ferir o seu gatinho. O que você pode fazer é comprar uma guia mais elástica que dê liberdade ao felino mas que, ao mesmo tempo, aguente puxões.

2

Se você quer saber como ensinar um gato a passear com guia, destacamos que, antes mesmo de pensar em levá-lo para a rua, você precisará fazer com que seu gato se sinta confortável (ou pelo menos que consiga tolerar) o arnês e a guia.

Para isso, você deverá acostumá-lo com o arnês em um ambiente seguro. Ou seja, deixe o gatinho com ele vários minutos por dia, aumentando gradualmente o tempo que ele o usa. Uma boa metodologia é elogiá-lo assim que colocar o arnês nele e dar-lhe um petisco que ele gosta como recompensa.

Claro que, se ele não tolerar usar o arnês naquele dia, não cometa o erro de puni-lo fisicamente! Você nunca deve maltratar os animais e saiba que as punições deixam o gatinho confuso e isso pode prejudicar a relação de vocês. Os gatos sempre responderão melhor com base em prêmios do que de outra forma, como a punição.

Se você conseguir que ele esqueça que está usando o arnês quando está dentro de casa, será um sucesso.

Quando você sentir que ele se sente confortável com o arnês, será hora de introduzir a guia. Aí você repetirá o mesmo processo realizado com o arnês: coloque ambos os acessórios, deixe-o arrastar pelo chão e mover-se livremente por onde quiser, dando-lhe petiscos, elogios e carinho. Lembre que o reforço positivo é fundamental.

Para terminar o processo, você deve pegar a guia e novamente deixar o gato mover-se para onde ele quiser. É muito possível que se você tentar direcioná-lo ele seja relutante, então deixe-o mover-se a seu bel-prazer.

3

O terceiro passo sobre como ensinar um gato a passear com guia é introduzir algumas tensões na guia dentro de casa tal como certamente será necessário num passeio no exterior. Assim, quando estiverem passeando em um ambiente seguro, puxe moderamente a guia para indicar algum caminho somente para que ele se acostume com isso. Em outros momentos, deixe a guia com uma distância menor entre você e o gato para que haja uma certa tensão nela.

4

Nosso quarto passo sobre como ensinar um gato a passear com guia pode levar bastante tempo e, por isso, ter paciência será muito importante. Embora o gato olhe pela janela e pareça muito interessado no exterior, quando se trata de sair ele pode ser um pouco mais hesitante. Uma vez vestido com seu arnês e guia, você pode convidá-lo a sair, mas se ele não se sentir seguro e não quiser é melhor abortar o processo e tentar outro dia. Não o force porque será contraproducente para todo o bom trabalho que você fez e isso pode, inclusive, traumatizá-lo.

Quando finalmente ele cruzar a porta, aproveite o momento para demonstrar que ele está indo muito bem. Ele ganhará mais confiança e, neste processo, ofereça a ele petiscos e elogios. As primeiras saídas devem ser curtas, durando entre 5 e 6 minutos para que ele se acostume e não fique saturado.

Você deve escolher para estes primeiros dias de treinamento ao ar livre dias secos, sem chuva, pois desta forma o gato poderá se orientar e ser invadido por todos os cheiros que normalmente se encontram no ambiente. Os gatos têm um excelente olfato e o utilizarão mais ao ar livre (desde que não haja ruídos altos).

Se tudo correr bem, seu gato se sentirá mais confortável andando com a guia do lado de fora, assim você terá caminhadas mais longas e mais longe de casa, mas sempre deixe-o seguir seu próprio caminho, acompanhando o movimento da guia com sua mão, quase como um mero espectador do evento.

5

Recomendações para passear com um gato

Aqui estão algumas dicas e obrigações que você tem que cumprir para que as condições sejam adequadas para poder passear com um gato com guia. Se você fizer tudo certo, poderá inclusive ensinar outros truques a ele, como ensinar seu gato a sentar e ensinar o gato a dar a pata.

  • Antes de colocar uma pata fora da porta de casa, você deve consultar seu veterinário sobre as vacinas com as quais seu gato deve estar em dia. É sua obrigação garantir não apenas a segurança dos outros, mas a de seu próprio animal de estimação.
  • Caso o gato receba algum estímulo que fuja de seu controle, ele tentará escapar do possível perigo por todos os meios, portanto, você deve estar preparado física e mentalmente para tais eventualidades.
  • O principal objetivo ao querer levar um gato para passear é oferecer mais e diferentes estímulos de maneira saudável para ele. Não pense que o felino se comportará como um cachorro e que mais tarde você será capaz de soltar sua guiapara levá-lo a passear ao seu lado e até mesmo brincar com ele, é altamente improvável que o gato chegue a esse ponto de confiança e segurança.

Agora que você já sabe como ensinar um gato a passear com a guia, e viu que a coleira para gatos não é recomendada neste sentido, reforçamos mais uma vez que você sempre deve optar pelo reforço positivo, e não com punições. É por isso que recomendamos que você assista ao seguinte vídeo em que mostramos 5 erros que você comete ao dar uma bronca no seu gato:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ensinar um gato a passear com guia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação avançada.

Bibliografia
  • THE ANTI-CRUELTY SOCIETY. Leash training your cat. Disponível em: <https://anticruelty.org/pet-library/leash-training-your-cat>. Acesso em 8 de março de 2021.
  • AARP. How to Get Your Cat to Walk on a Leash — and Why You Should. Disponível em: <https://www.aarp.org/home-family/friends-family/info-2021/leash-training-cat.html>. Acesso em 8 de março de 2021.
  • CNN. All the essentials your cat actually needs, according to vets. Disponível em: <https://us.cnn.com/2021/03/05/cnn-underscored/cat-supplies/index.html>. Acesso em 8 de março de 2021.