Como ensinar o meu gato a dormir na caminha

Como ensinar o meu gato a dormir na caminha

Se tem um gato em casa, então não é segredo para você que estes animais, além de bonitos e de serem uma boa companhia, também são seres dominantes e em alguns casos até caprichosos, por isso é importante que desde o início estabeleça as regras mínimas de convivência com eles.

É muito comum ouvir das pessoas que têm gatos queixas sobre como eles não os deixam dormir de manhã, ou que simplesmente não sabem o que fazer para o gato se habituar a dormir na caminha deles e não em outros sítios da casa.

É por isso que no PeritoAnimal vamos lhe dar alguns conselhos sobre como ensinar o seu gato a dormir na caminha, para que finalmente o seu felino entenda qual é o seu espaço de descanso.

Porque o meu gato não quer dormir caminha?

Os gatos são animais independentes que passam por volta de quinze horas do dia dormindo, por isso não é de estranhar mudarem de lugar para descansar e explorarem novas superfícies nas quais podem dormir comodamente.

No entanto, muitos donos de gatos preferiam que eles dormissem nas camas que compraram para eles, principalmente para evitar fazerem os seus cochilos sobre móveis, mesas e camas humanas.

Primeiro deve compreender que, se o seu gato não quer dormir caminha dele, isto não significa que não goste dela, mas sim que outras superfícies são mais o que os felinos procuram quando escolhem um espaço para descansar: calor, conforto e segurança.

É por isso que alguns gatos escolhem o seu sítio para dormir em móveis ou mesas, ou inclusive sobre a sua cama. Nos dois primeiros casos, a decisão costuma estar relacionada com a comidade que lhe proporcionam esses espaços e inclusive com a altura que lhe proporcionam, pois os gatos sentem-se mais seguros quando dormem em sítios elevados que os protegem dos predadores.

Se o que quer é dormir na sua cama, isto pode ser por motivos mais profundos:

  • O gato sente-se seguro consigo, pelo que procura a sua proteção na hora de dormir.
  • Considera-o parte da sua matilha, pelo que dormir perto de você é normal, uma vez que é assim que descansam os gatinhos.
  • Prefere a altura da sua cama, pois dá-lhe superioridade perante possíveis ameaças.
  • Procura o seu calor corporal, pois a temperatura do seu corpo desce enquanto dorme.
  • Sente a sua falta, sobretudo se passa muito tempo fora de casa, por isso aproveita as horas da noite para estar perto de você.

Apesar destes motivos, muitos donos de gatos preferem que o seu peludo não durma nas almofadas da sala e muito menos com eles, seja porque lhes causa alergia, porque o seu parceiro não gosta, por questões de higiene ou porque simplesmente o felino está tão ativo à noite que não os deixa dormir.

Escolha uma cama adequada

O primeiro passo para o seu gato querer dormir na caminha dele é escolher uma adequada para ele. Desde o momento em que sabe que terá um felino em casa, é necessário escolher um espaço para colocar a caminha e adquirir uma, seja comprando alguma ou fazendo uma você mesmo com uma caixa, por exemplo.

Independentemente se vai comprar uma ou fazê-la, deve ter em conta os seguintes fatores:

  • O tamanho: os gatos precisam de espaço para dar a volta e se esticarem, por isso deverá considerar um tamanho suficiente para que o seu felino possa fazer isto, mas sem que a cama seja demasiado grande, pois assim também não será do seu agrado. A ideia é que possa se esticar e sentir-se ao mesmo tempo protegido nela.
  • A higiene: consiga uma cama que seja fácil de lavar, para eliminar odores, pelos e bactérias que possam causar infecções.
  • O material: algumas camas são feitas de lã e outras são compostas por espuma, mas a verdade é que existe uma infinidade de modelos e de materiais. Deve escolher uma que seja cômoda para o seu gato tendo em conta o lugar onde estará a cama (para saber se debe ser mais quente ou mais fresca) e o clima, pois existem almofadas térmicas para o proteger nas épocas de frio.
  • A forma: encontrará camas abertas, altas, almofadas e pequenas tocas, pelo que deve observar os gostos e hábitos do seu gato para escolher a correta. Se prefere dormir esticado, uma cama espaçosa será ideal, mas se pelo contrário, gosta de dominar o espaço, uma cama alta ou inclusive uma almofada colocada sobre uma estante, será a melhor escolha. E se o seu gato prefere esconder-se para dormir, então deve optar-lhe por uma toca.

O mais importante é entender que o seu gato deve se sentir confortável e seguro na hora de usar a sua cama. No entanto, se depois de escolher a cama ideal não conseguir fazê-lo usá-la, siga os seguintes conselhos que lhe vamos dar.

Dicas para o seu gato dormir na caminha

Se decidiu que o gato deve dormir na caminha dele, o adestramento para isto deve começar desde o momento em que o felino chega a casa. No entanto, se já tem um felino adulto e agora quer que aprenda a usar a sua cama, com paciência isto também é possível, por isso não se preocupe.

  • Coloque a sua cama num lugar fixo da casa, de preferência em um canto onde gato já tenho o hábito de dormir. Se o seu animal preferir assim e o clima o permitir, procure um sítio quente.
  • Se gosta de dormir nas alturas, adquira uma cama com suporte ou coloque a sua sobre uma estante ou cadeira. Certifique-se que tem o suporte adequado para evitar acidentes.
  • Nas horas do dia em que o gato passa acordado, aproveite para brincar com ele e cansá-lo, para se sentir esgotado durante a noite. Em nenhum momento o deve acordar dos seus cochilos diurnos.
  • Se o que quer é que não suba à sua cama, mantenha a porta do quarto fechada durante a noite, independentemente dos miados do animal. Se insistir e não for dormir, coloque-o você mesmo na caminha dele e acaricie-o. Repita isto durante vários dias seguidos.
  • Para se sentir melhor, pode deixar na caminha uma peça com o seu cheiro, desta forma o felino irá sentir-se seguro.
  • Deixe guloseimas como reforço positivo na caminha para relacionar estar nela com os prêmios.
  • Quando notar que vai sozinho para a cama, acaricie-o e elogie o seu comportamento para entender que estar ali é bom.
  • Evite dar-lhe demasiada comida antes de ir dormir, visto que isto apenas o deixará hiperativo. Uma jantar leve e uma pequena sessão de brincadeiras é o melhor para um sono descansado.
  • Tanto para evitar que suba na sua cama como a outros espaços onde não quer que ele durma, experimente gerar algum som desagradável quando trepar para esses sítios, pode ser com um sino ou com moedas. Com isto conseguirá que ele relacione aquele lugar com esse som desagradável. Evite que ele note que é você que está fazendo esse som, caso contrário não irá funcionar.
  • Nunca o maltrate nem use a violência para tentar educá-lo.

Com paciência e amor verá como estes conselhos farão com que o seu gato durma na caminha dele depois os repetir durante vários dias. Além disso, deve ser firme pois um momento de fraqueza apenas o irá confundir.

Lembre-se sempre que um gato saudável, com todas as suas vacinas e o seu check-up veterinário em dia, não lhe transmitirá nenhuma doença se ele dormir com você.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ensinar o meu gato a dormir na caminha, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.