Como ensinar o cachorro a usar a coleira e guia

Como ensinar o cachorro a usar a coleira e guia

Se tem um cachorro desde filhote e nunca lhe colocou uma coleira e guia, é completamente compreensível que não entenda porque deve utilizá-la, o que faz com que não a aceite. Também pode acontecer no caso de adotar um cachorro que tenha passado por uma situação difícil.

Independentemente do motivo que esteja a fazer o cachorro não querer usar a coleira, a verdade é que deve começar a aceitá-la e a entender que é algo habitual na sua rotina. Para isso, no PeritoAnimal oferecemos-lhe alguns conselhos e dicas que lhe permitirão começar um hábito novo para o seu pet. Continue lendo e descubra como ensinar o cachorro a usar a coleira e guia.

Qual a melhor coleira para o cachorro?

A coleira e guia são acessórios muito úteis e fundamentais para uma correta convivência em um meio urbano, por isso é essencial que o seu cachorro as aceite.

Antes de começar o processo de reconciliação com a coleira, é essencial que adquira uma com a qual ele se sinta minimamente confortável. Para isso, o melhor é adquirir um arnês (melhor do que as coleiras) que se adapte ao seu corpo e do qual seja impossível fugir, para além disso deve ser cômoda para ele. Certifique-se de que compra a coleira adequada, evite as coleiras extensíveis e opte por alguma regulável de couro, por exemplo.

O meu cachorro não aceita a coleira

Para começar é fundamental saber que o seu cachorro precisa de alguém de confiança para conseguir resolver este problema. Embora se mostre desagradável e morda a coleira, deve ter muita paciência e carinho. Não vai conseguir nada com puxões e muito menos com golpes ou repreensões excessivas. Existem muitos motivos para o cachorro não estar aceitando a coleira, o que torna impossível explicar todos eles. O que no PeritoAnimal podemos fazer é oferecer-lhe conselhos gerais para melhorar os seus níveis de estresse perante esta situação e conseguir assim um passeio tranquilo e normal.

Como sempre recomendamos deve basear todo o processo no reforço positivo, recomendado por profissionais como os etólogos ou educadores caninos. Continue lendo para descobrir o passo a passo que deve seguir para conseguir que o seu cachorro aceite a coleira e guia.

Como conseguir que o cachorro aceite a coleira

A resposta é mais simples do que aquilo que acredita, antes de sequer colocar a coleira no seu cachorro, deve pegar em uma bolsa cheia de guloseimas que sejam do agrado do cachorro. Elas devem ser bem apetitosas, se não tiver nenhumas pode utilizar pequenos pedaços de fiambre.

O que deve tentar fazer é que o cachorro relacione a coleira e o passeio com a comida, algo que para ele é bastante apetecível. Em casa deverá começar por lhe oferecer uma guloseima e colocar-lhe a coleira oferecendo-lhe outra guloseima depois. Pode repetir este processo de colocar e tirar a coleira no cachorro alguns vezes e durante alguns dias.

O adestramento deve ser sempre levado a cabo de forma relaxada, por este motivo é preferível que procure zonas tranquilas nas quais possa passear com o seu cachorro. No seguinte passo já poderá sair à rua com a coleira posta no cachorro. É normal que ao início ele não queira que lhe coloque a coleira, mas no momento de receber os prêmios ele os aceite sem qualquer problema, é fundamental que durante o adestramento tenha muita paciência.

Deve começar por fazer passeios curtos e progressivamente ir aumentando o tempo à medida que o cachorro for aceitando o uso da coleira e guia. Durante o passeio será imprescindível premiá-lo de forma regular, especialmente quando se portar bem e conseguir ficar relaxado. Quer saber como conseguir que o seu cachorro fique relaxado no passeio? Então continue lendo!

Um passeio adequado para um cachorro estressado

Os cães não conseguem falar mas com o seu comportamento podem nos comunicar o que querem ou que estão sentindo. Não aceitar a coleira e ficar preso é algo que, sem dúvida lhes causa estresse, por isso é fundamental seguir estes conselhos dos profissionais:

  • Não puxe a coleira do seu cachorro nem siga recomendações duvidosas, como bater-lhe ou utilizar coleiras de enforcamento, lembre-se que se não lhe permitir explorar por si mesmo ou se o expuser ao sofrimento físico apenas estará a piorar o seu estado de estresse.
  • Espalhe guloseimas do seu agrado pelo solo para que ele as busque e as coma, isto é muito importante uma vez que se consegue que os cachorros que sofrem de estresse relaxem durante o passeio. Assim a sua mente fica distraída.
  • Deve permitir que o cachorro se relacione com outros cães, se estiver devidamente socializado.
  • Deixe-o cheirar os xixis de outros cães, fazê-lo vai permitir-lhe relacionar-se com o seu ambiente além de o relaxar. Se vir que o seu cachorro não tenta cheirar é porque está muito estressado.
  • Deixe a coleira larga para que possa andar por onde quiser, lembre-se que o passeio é o momento do cachorro e que o seu bem-estar tem prioridade. Deixar o cachorro andar por quiser é fundamental para conseguir que ele aceite a coleira e guia.

Mas sabe por que é importante não bater ou repreender um cachorro estressado? Além disso piorar os seus níveis de estresse, levar a cabo práticas de castigo ou submissão podem fazer com que o cachorro nunca mais supere esta situação e nunca consiga aceitar a coleira. Também pode trazer consequências graves como a raiva redirecionada, agressividade ou estereotipias.

Aproveite e ensine o cachorro a andar junto a si

Ao ensinar o seu cachorro a passear com coleira e guia adequadamente, pode aproveitar este processo para ensinar a ordem "junto" ou como quiser chamá-la.

Mas como o deve fazer? Quando estiver na rua com o cachorro, as suas guloseimas e a respetiva coleira e guia, deve dar-lhe liberdade para cheirar e andar por onde quiser. De vez em quando deverá chamá-lo e dizer a ordem que preferir: "Boris junto!" e mostrar-lhe uma guloseima, ande com o cachorro seguindo a guloseima um ou dois metros e depois premei-o.

O que é que consegue com isto? Pouco a pouco o cachorro vai relacionar as guloseimas com caminhar junto a si, mas para que isso aconteça é fundamental repetir isto diariamente para começar a fazê-lo sem ser preciso dar-lhe a guloseima. Com guloseimas você consegue que ele aprenda rapidamente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ensinar o cachorro a usar a coleira e guia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Conselhos
  • Se mesmo depois de aplicar todas estas dicas não conseguir que o cachorro se habitue à coleira, deverá recorrer a um profissional, pois é muito importante que resolva esta situação o quanto antes.