Como ensinar o cachorro a deitar

Como ensinar o cachorro a deitar

Ensinar seu cachorro a deitar com um comando ajudará a desenvolver o autocontrole dele e será algo muito útil na vida cotidiana com o seu animal de estimação. Lembre-se de que é um exercício difícil de ensinar a todos os cachorros, porque os coloca em uma posição vulnerável. Por isso, você deve ter muita paciência ao adestrar seu cachorro para deitar com um comando.

O critério final que você deve alcançar é que seu cachorro se deite com um comando e mantenha essa posição por um segundo. Para atingir esse critério de adestramento, você deve dividir o exercício em vários critérios mais simples.

Te contamos os critérios de adestramento sobre sobre os quais você trabalhará neste exercício: seu cachorro se deita quando você sinaliza; seu cachorro se deita por um segundo; seu cachorro se deita mesmo quando você está em movimento; seu cachorro permanece deitado por um segundo, mesmo que você esteja em movimento; e seu cachorro se deita com um comando. Lembre-se de que você deve treiná-lo em um local calmo, fechado e sem distrações, até alcançar todos os critérios de treinamento propostos. Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal e descubra como ensinar o cachorro a deitar.

Critério 1: seu cachorro se deita quando você sinaliza

Aproxime um pedacinho de comida ao nariz do seu cachorro e lentamente abaixe sua mão até o chão, entre as patas dianteiras do seu animal de estimação. Ao seguir a comida, seu cachorro vai abaixar a cabeça, depois os ombros, e finalmente se deitará.

Quando seu cachorro se deitar, clique com um clicker e dê a comida a ele. Você pode dar a comida enquanto ele ainda está deitado, ou fazê-lo levantar para pegá-la, como na sequência de fotos. Não importa se o seu cachorro se levanta depois que você clica. Repita esse procedimento até que seu cachorro se deite facilmente toda vez que você o guiar com a comida. A partir desse momento, reduza gradualmente o movimento que você faz com o braço, até que seja suficiente estender o braço para baixo para que ele se deite. Isso pode levar várias sessões.

Quando abaixar o braço for suficiente para fazer seu cachorro deitar, pratique esse sinal sem segurar a comida. Toda vez que seu cachorro se deitar, clique, pegue um pedaço de comida de sua pochete ou bolso e entregue-o ao seu cachrro. Lembre-se de que alguns cães relutam em se deitar apenas para seguir um pedaço de comida; portanto, tenha muita paciência com este exercício. Pode levar várias sessões.

Lembre-se também de que alguns cães se deitam com mais facilidade quando já estão sentados, enquanto outros deitam mais facilmente quando estão parados. Se você precisar sentar o seu cachorro para praticar este exercício, faça isso guiando-o como se faz no adestramento para sentar. Não use o comando de sentar com seu cachorro. Quando ele se deitar com o sinal (sem a comida na mão) em 8 a cada 10 repetições por duas sessões consecutivas, você pode passar para o próximo critério de treinamento.

"Deitar" para competições

Se você deseja que seu cachorro aprenda a se deitar estando em pé, como é exigido em alguns esportes caninos, você deve incluir esse critério assim que conseguir que ele se deite. Para isso, você reforçará apenas comportamentos que se aproximam daquele que você deseja.

No entanto, lembre-se de que isso não pode ser exigido de um filhote pequeno ou de cachorros cuja morfologia dificulta deitar quando estão em pé. Também não se pode exigir isso de cachorros com problemas na coluna, cotovelos, joelhos ou quadris. Treinar seu cachorro para que se deite estando em pé envolve um critério a mais; portanto, você levará mais tempo para conseguir o comportamento desejado.

Critério 2: seu cachorro permanece deitado por um segundo

Faça seu cachorro se deitar com o sinal, sem ter comida na mão. Quando ele se deitar, conte mentalmente "um". Se o seu cachorro mantiver a posição até você terminar de contar, clique, retire um pedaço de comida da pochete e entregue a ele. Se o seu cachorro se levantar enquanto você conta "um", dê alguns passos sem clicar ou alimentá-lo (ignore-o por alguns segundos). Depois, repita o procedimento.

Se necessário, use intervalos mais curtos, contando mentalmente "u" em vez de "um" durante algumas repetições. Em seguida, tente aumentar o tempo que o seu cachorro permanece deitado até contar mentalmente "um". Você pode fazer 2 ou 3 repetições do critério anterior antes de iniciar as sessões deste critério de treinamento.

Critério 3: seu cachorro se deita mesmo quando você está em movimento

Execute o mesmo procedimento do primeiro critério, mas trotando ou caminhando no lugar. Também mude de posição em relação ao seu cachorro: às vezes do lado, às vezes na frente, às vezes na diagonal. Nesta fase, você também deve garantir que seu cachorro se deite em diferentes lugares do local de treinamento.

Você pode fazer algumas repetições sem se mover antes de iniciar cada sessão deste critério de adestramento canino. Você também pode ficar com a comida na mão e fazer o movimento completo, abaixando a mão no chão durante as primeiras 5 repetições (aproximadamente) da primeira sessão, para ajudar seu cachorro a generalizar o comportamento.

Critério 4: seu cachorro permanece deitado por um segundo, mesmo que você esteja em movimento

Faça o mesmo procedimento do segundo critério, mas trote ou caminhe no lugar enquanto sinaliza para o seu cachorro se deitar. Você pode fazer 2 ou 3 repetições do critério 1 antes de iniciar cada sessão, para que seu animal de estimação saiba que a sessão trata do exercício de deitar.

Vá para o próximo critério quando atingir uma taxa de sucesso de 80% em 2 sessões consecutivas.

Critério 5: seu cachorro se deita com um comando

Diga "deita" e sinalize com o braço para que seu cachorro se deite. Quando ele se deitar, clique, pegue um pedaço de comida da pochete e entregue a ele. Faça várias repetições até que seu cachorro comece a se deitar quando você der o comando, antes de sinalizar. A partir desse momento, reduza gradualmente o sinal que você faz com o braço, até eliminá-lo completamente.

Se o seu cachorro se deitar antes de você dar a ordem, basta dizer "não" ou "ah" (use qualquer um, mas sempre a mesma palavra para indicar que ele não receberá o pedaço de comida) em um tom calmo e dar alguns passos. Depois, dê a ordem antes que seu cachorro se deite.

Quando seu cachorro associar o comando "deitar" ao comportamento de se deitar, repita os critérios 2, 3 e 4, mas use o comando verbal em vez do sinal que você faz com o braço.

No vídeo seguinte, te oferecemos mais conselhos para quem quer saber como ensinar o cachorro a deitar:

Possíveis problemas na hora de treinar seu cachorro para deitar

Seu cachorro se distrai facilmente

Se o seu cachorro está distraído durante a sessão de treinamento, tente praticar em outro lugar onde não haja distrações. Você também pode fazer uma sequência rápida entregando a ele 5 pedaços de comida antes do início da sessão.

Seu cachorro morde sua mão

Se o seu cachorro te machuca quando você dá a comida a ele, passe a oferecê-la na palma da sua mão ou jogue-a no chão. Se ele te machuca quando você o guia com a comida, você terá que controlar o comportamento. No próximo tópico, você verá como fazer isso.

Seu cachorro não se deita quando você o guia com a comida

Muitos cachorros não se deitam com esse procedimento porque não querem se colocar em uma posição vulnerável. Outros não se deitam simplesmente porque tentam realizar outros comportamentos para conseguir a comida. Se o seu cachorro não se deita quando você o guia com comida, considere o seguinte:

  • Tente iniciar o treino sobre outra superfície. Se o seu cachorro não se deita no chão de cerâmica, experimente um tapete. Depois, você pode generalizar o comportamento.
  • Certifique-se de que a comida com a qual está guiando seu cachorro é apetitosa para ele.
  • Mova sua mão mais lentamente.
  • Se você quer fazer seu cachorro se deitar a partir da posição de sentado, mova a mão um pouco para a frente depois de abaixá-la quase até o chão. Este movimento forma um "L" imaginário, primeiro para baixo e depois ligeiramente para a frente.
  • Se quer deitar seu cachorro a partir da posição em pé, direcione a comida para o meio das patas dianteiras do animal, e depois um pouco para trás.
  • Experimente alternativas para ensinar seu cachorro a deitar.

Precauções ao ensinar o cachorro a deitar com um comando

Ao ensinar esse exercício ao seu cachorro, verifique se ele não está em uma superfície desconfortável. Superfícies muito quentes ou muito frias podem impedir que o cachorro se deite, portanto, verifique se a temperatura do solo não está muito alta (você só precisa tocá-lo com as costas da mão para verificar a temperatura).

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ensinar o cachorro a deitar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação avançada.