Partilhar
Partilhar em:

Como é a visão dos cachorros

Como é a visão dos cachorros

Ver fichas de  Cachorros

São muitos os mitos que envolvem a visão do cão. Há alguns anos afirmava-se que os cachorros enxergavam a preto e branco enquanto que agora as teorias apontam para outra direção que inclui outras tonalidades que não é a monocromática.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos detalhar as peculiaridades da visão canina, assim como algumas curiosidades que envolvem os cães nesta pergunta tão frequente.

Continue lendo para descobrir se os cachorro enxergam a cores assim como algumas curiosidades sobre o seu dia a dia relacionadas com a visão.

Também lhe pode interessar: Características dos cães albinos

O mito do preto e branco

Saber com exatidão as possibilidade que a visão canina oferece não é algo tão fácil de explicar como alguém possa supor. O ser humano não é capaz de identificar exatamente qual é o seu nível de rendimento ocular, no entanto, é uma afirmação falsa que os cães veem a preto e branco.

Pensar que a sua visão é limitada é um tremendo erro uma vez que o cão é um predador natural que deve utilizar os seus sentidos no seu hipotético dia a dia selvagem. Imagina um lobo enxergando mal? Incapaz de perseguir a sua presa? No entanto, a visão canina não é tão rica como a do ser humano, adaptado durante séculos a fortes impactos visuais e criativos.

A visão dos cães ao detalhe

Os cães possuem na sua retina ocular dois receptores de cor ao contrário dos humanos, que possuem três. Os receptores incluem cones e bastonete (para a visão diurna e noturna respetivamente) e encontram-se na retina. As neuronas que compõem a retina permitem analisar cores, calcular distâncias ou o tamanho dos objetos, algo fundamental para a sobrevivência.

O fato de ter dois receptores em vez de três evidencia que os cachorros podem ter uma visão de pior qualidade que o ser humano, muito mais rica em detalhes. No entanto, isso não significa que os cães vejam pior ou distorcido, simplesmente abarcam uma gama inferior de cores.

Conclusão:

As provas levadas a cabo por peritos em todo o mundo afirmam que os cães vêm a cores. Também determinam que são capazes de diferenciar as cores, medir distâncias, enxergar aqueles objetos do seu interesse entre outros. É bem interessante a maneira como os cachorros enxergam o seu dono.

Que a sua capacidade não seja tão elevada como a do ser humano é verdade, mas isso não significa em nenhum caso que vejam desfocado ou não identifiquem adequadamente as cores.

Também lhe pode interessar...

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como é a visão dos cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como é a visão dos cachorros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como é a visão dos cachorros
1 de 4
Como é a visão dos cachorros