Como é a organização de uma alcateia de lobos

Como é a organização de uma alcateia de lobos

Os lobos (Canis lupus) são mamíferos pertencentes à família Canidae e são conhecidos por seus hábitos e por serem os supostos ancestrais dos cães. Sua aparência frequentemente inspira medo e eles são animais que podem ser perigosos para os seres humanos. Mas a verdade é que eles se esforçam para se afastar de nós, sendo encontrados hoje em pouquíssimos lugares dentro de sua antiga área de distribuição, como na América do Norte, parte da Europa, Norte da África e Ásia, onde habitam áreas arborizadas, montanhosas, áreas de pastagens ou pântanos.

Além de serem animais altamente inteligentes, cuja estrutura social é muito complexa e com hierarquias muito marcantes. Eles também se caracterizam por suas adaptações ao clima que lhes permitem viver em áreas com temperaturas extremas de até -50 ºC. Mas como é a organização de uma alcateia de lobos? Como os lobos caçam, eles caçam em grupo ou sozinhos? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para obter essas respostas.

Como é a organização de uma alcateia de lobos

A estrutura social desses animais é uma das mais organizadas que existem, pois a hierarquia dos lobos é bem estabelecida e marcada. Alguns estudos indicam que em cada alcateia há um casal reprodutor encarregado de liderar a caça e ser o núcleo do grupo, como explicamos neste outro artigo sobre reprodução de lobos. Por outro lado, três ou quatro outros indivíduos se revezam e entram e saem do grupo, enquanto outro indivíduo é encarregado de proteger o par líder, vigiando suas costas.

O casal reprodutor líder também está encarregado de resolver e intervir em qualquer disputa que possa surgir entre os membros da alcateia. Eles também têm liberdade absoluta dentro do grupo, pois têm controle sobre os recursos e são os que mantêm a matilha unida, cujo traço social é o companheirismo, entre outros. Por outro lado, há um segundo casal reprodutor que segue o casal alfa, chamado de casal beta, e é o que substituirá o primeiro em caso de morte e o que controla os indivíduos de menor nível dentro da alcateia.

Em geral, os lobos são monógamos, embora haja exceções, pois o macho alfa (o líder e macho dominante da alcateia) pode, às vezes, preferir acasalar com outro membro de nível hierárquico inferior. No caso das fêmeas, elas ocupam a segunda posição no comando e os filhotes não participam desta hierarquia até atingirem a maturidade.

O lobo alfa tem muitos privilégios, e quando é hora de alimentar-se de presas, ele o faz primeiro, e depois cede lugar aos outros, que ficarão submissos ao macho alfa. A submissão equivale a abaixar e encolher o corpo, baixar as orelhas, lamber o alfa no focinho e enfiar o rabo entre as pernas. Por outro lado, os estudos falam da existência de um lobo ômega, que é o último a ser considerado na hora da alimentação ou durante os jogos e brincadeiras entre eles.

O número de indivíduos dentro da organização de uma alcateia de lobos está sujeita a vários fatores, tais como as condições ambientais de seu habitat, as diferentes personalidades de seus membros e a disponibilidade de alimentos. Por isso, uma alcateia pode ter de 2 a 20 lobos, embora se diga que 5 a 8 é comum. Uma nova matilha é formada quando um lobo se afasta de sua matilha de origem, onde nasceu, para encontrar uma companheira e depois demandar um território, e pode percorrer longas distâncias em busca de outros lobos. Além disso, cada grupo deve ter um grande respeito pelos territórios de outros, caso contrário poderiam ser mortos por membros de outras matilhas.

Neste outro artigo mostramos para você os diferentes tipos de lobos e suas características.

A organização de uma alcateia de lobos para a caça

Os lobos caçam em grupos pequenos, geralmente entre quatro a cinco indivíduos. Juntos eles encurralam a presa formando um polígono, deixando poucas chances de fuga, não apenas fechando-a por todos os lados, mas também porque os lobos são ágeis e muito rápidos. Os líderes e adultos sempre vão na frente, enquanto os mais jovens vão atrás, observando todos os movimentos.

O grupo de caça conta com duas regras principais: uma é que eles devem aproximar-se pouco a pouco e lentamente da presa até que estejam a uma distância considerável e segura. A segunda é que cada um deve se afastar dos demais, mantendo sempre a posição e ficando pronto para atacar. Além disso, o ataque dependerá do tamanho da presa, pois se for gado doméstico, por exemplo, eles caçam por meio da observação e um membro do grupo é responsável por distrair, se necessário, os cães pastores que guardam o rebanho. Assim, quando um lobo é avistado pelos pastores, os demais atacam a presa.

Quando se trata de outros animais maiores, como os alces, os lobos escolhem presas que estão visivelmente em desvantagem, seja porque se trata de um bezerro, um indivíduo mais velho, doente ou gravemente ferido. Primeiro, eles podem assediá-los por horas até que fiquem acovardados ou cansados demais para escapar, momento em que os lobos aproveitam a oportunidade para atacar um deles. Estes ataques também podem ser perigosos para os lobos, pois os alces e outras grandes presas podem atacá-los com seus chifres.

Quais são as vantagens da caça em matilhas?

A organização de uma alcateia de lobos para a caça é importante porque, em grupo, eles têm grandes vantagens em relação à caça isolada, já que todos eles atacam a presa de diferentes ângulos da área de caça e seu sucesso se deve a esta estratégia, já que a vítima fica retida e não há como escapar.

Além disso, a caça em grupo lhes permite o acesso a quase qualquer presa grande, como alce, rena, veado, entre outros, em oposição à caça ao lobo sozinho, pois deve se contentar em caçar presas menores, como coelhos, castores ou raposas para evitar qualquer lesão no caso de lidar com animais maiores. Entretanto, uma das desvantagens da caça em grupo é que eles terão que compartilhar a presa entre todos os membros da alcateia.

Talvez possa te interessar este artigo sobre por que os lobos uivam para a lua.

Os lobos caçam de dia ou de noite?

Os lobos têm um olfato e visão muito apurados, o que lhes permite caçar tanto durante o dia como à noite. Em geral, eles caçam em horas crepusculares graças à sua visão que lhes permite ver em condições de pouca luz. Isto é devido à presença de uma camada de tecido localizada atrás da retina, chamada de tapetum lucidum.

Durante o dia eles descansam e dormem em algum lugar protegido de humanos ou possíveis predadores, embora durante o inverno seja possível que eles se movimentem a qualquer momento.

Agora que você já sabe como é a organização de uma alcateia de lobos, sua hierarquia e aprendeu sobre como funciona a caça dos lobos, não perca nosso outro artigo sobre 15 raças de cachorros que parecem lobos!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como é a organização de uma alcateia de lobos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • MacNulty, D. R., Tallian, A., Stahler, D. R., & Smith, D. W. (2014). Influence of group size on the success of wolves hunting bison. PloS one, 9(11), e112884.
  • Milanesi, P., Meriggi, A., & Merli, E. (2012). Selection of wild ungulates by wolves Canis lupus (L. 1758) in an area of the Northern Apennines (North Italy). Ethology Ecology & Evolution, 24(1), 81-96.
  • Muro, C., Escobedo, R., Spector, L. y Coppinger, RP. (2011). Las estrategias de caza de la manada de lobos (Canis lupus) surgen de reglas simples en simulaciones computacionales. Procesos conductuales, 88 (3), 192-197.
  • Sand, H., Wikenros, C., Wabakken, P., & Liberg, O. (2006). Effects of hunting group size, snow depth and age on the success of wolves hunting moose. Animal behaviour, 72(4), 781-789.
  • Stahler, D. R., Smith, D. W., & Guernsey, D. S. (2006). Foraging and feeding ecology of the gray wolf (Canis lupus): lessons from Yellowstone National Park, Wyoming, USA. The Journal of nutrition, 136(7), 1923S-1926S.