Partilhar

Como diminuir o odor dos furões

 
Nelson Ferreira - Redator do Perito Animal
Como diminuir o odor dos furões

Ficha do animal: Furão

Se decidiu adotar um furão como animal de estimação pode ser que esteja se perguntando se este é o animal ideal para você. Entre as dúvidas frequentes sobre os furões e os seus cuidados sempre aparece o mau cheiro como uma causa de abandono.

Informe-se corretamente neste artigo do PeritoAnimal para saber o que se passa ao certo com o mau cheiro do furão e o que podemos fazer para o prevenir e nos sentirmos melhor com ele.

Continue lendo e descubra uma série de conselhos para o mau cheiro do furão.

Também lhe pode interessar: A mudança de pelo nos furões

Esterilização

A maioria dos furões que encontramos em refúgios já disponíveis para serem adotados estão esterilizados, porque isso acontece? Tem a ver com o mau cheiro?

O furão macho, ao cumprir um ano de vida começa a desenvolver as glândulas para atrair exemplares de outro sexo ou para marcar território e afugentar os seus concorrentes. Ao esterilizar um macho conseguimos evitar:

  • Mau cheiro
  • Territorialidade
  • Tumores

Esterilizar o furão fêmea também tem certas vantagens, isto porque sofrem mudanças hormonais para atrair o macho que também implicam o uso das suas glândulas. Ao esterilizar conseguimos evitar:

  • Mau odor
  • Problemas hormonais
  • Hiperestrogenismo
  • Anemia
  • Alopecia
  • Reprodução
  • Tumores
  • Reprodução

Glândulas perianais

Os furões têm h¡glândulas perianais, são duas e estão situadas dentro do ânus comunicando-se até ele através dos pequenos canais.

Devemos saber que um furão esterilizado, devido a não ter cio nem excitação sexual, já não produz o mau cheiro regularmente, mas pode acontecer se experimentar uma emoção forte, uma alteração ou excitação.

A extirpação das glândulas perianais deve ser sempre levada a cabo por um profissional já experiente neste procedimento, caso contrário o nosso pet pode sofrer de incontinência, prolapsos e outras doenças derivadas da operação. é opcional e deve ser o proprietário a tomar esta decisão.

Como proprietário do furão deve planejar se deseja levar a cabo esta operação ou não e ponderar se os problemas que a cirurgia pode envolver têm mais peso que o mau cheiro que possa produzir em determinados momentos, embora deva saber que nunca conseguirá eliminar a 100% os mau cheiro. No Perito Animal não recomendamos a extirpação destas glândulas.

As glândulas perianais não são as únicas que o seu furão tem. Existem outras repartidas pelo corpo que também podem levar a algum mau odor. Os usos destas podem ser vários, entre eles, proporcionar-lhes facilidade para defecar, proteção diante de um predador, etc.

Truques para evitar o mau cheiro

A opção mais acertada sem dúvida é não extirpar as glândulas perianais, por isso, no Perito Animal oferecemos-lhe alguns conselhos úteis para prevenir e tentar evitar o mau cheiro que o furão possa soltar:

  • Limpe a sua gaiola praticamente todos os dias ou de dois em dois dias, incluindo as grades que podemos limpar com lenços úmidos, por exemplo. Quando limpar utilize um produto desinfectante e neutro que não prejudique a pele ou possa contaminar o alimento.

  • Deve prestar atenção diária e limpar a zona da gaiola ou espaço habitado onde costume fazer as suas necessidades. Ao fazê-lo evita o aparecimento de doenças, infecções, etc.

  • Tal como fazemos com outros animais de estimação, deve limpar as orelhas do furão, retirando a cera de forma semanal ou quinzenal. Realizar este processo reduz o riso de uma infecção e também reduz o mau cheiro.

  • Dê banho ao furão uma vez ao mês no máximo, isto porque na sua pele encontramos uma gordura que o protege do exterior. Além disso e tal como acontece com os cachorros dar banho em excesso produz mau odor.

  • Por fim, é importante que deixe o seu furão tranquilo durante o dia tentando não o excitar ou assustar. Desta forma reduz as probabilidade de que emita um cheiro forte do qual se quer livrar.

¿Quieres saber más sobre hurones?

Se é fã dos furões não percas os seguintes artigos que certamente serão do seu interesse:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como diminuir o odor dos furões, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como diminuir o odor dos furões

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como diminuir o odor dos furões
1 de 4
Como diminuir o odor dos furões