PARTILHAR

Como deixar o meu cachorro sozinho em casa

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 30 maio 2016
Como deixar o meu cachorro sozinho em casa
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Talvez você não seja consciente disso, mas já parou para pensar em como se sente o seu cachorro quando vai embora? Muitos pets ladram sem parar, outros choram durante horas. Este tipo de atitude perante a nossa saída conhece-se como ansiedade por separação.

Podem sofrer de ansiedade por separação todo o tipo de cachorros, independentemente da idade ou da raça, embora um passado difícil ou ainda ser filhote podem fazer com que este problema se agrave. Exemplo disso é o caso dos cachorros adotados.

Um dos motivos da ansiedade deve-se ao fato de quando era filhote não o termos ensinado a gerenciar a solidão. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos-lhe explicar como deixar o seu cachorro sozinho em casa. E, como sempre, com muitas dicas e conselhos para o conseguir facilmente.

Também lhe pode interessar: Dicas para deixar o cachorro sozinho em casa

Deixar o cachorro sozinho em casa passo a passo

Ensinar um cachorro a estar sozinho em casa é muito importante. Se o cachorro aprender a estar sem você desde o início, não irá sofrer tanto cada vez que sair de casa e diminuirá as chances de sofrer de ansiedade por separação.

Deve começar este processo em casa. O cachorro tem que aprender que há um momento para cada coisa: há tempo para brincar, há tempo para carícias e há momentos nos quais você não pode prestar-lhe atenção.

Como sempre, deverá fazer isto pouco a pouco:

  • Para começar, deve ter claro que os cachorros agradecem a rotina e a constância. Se tem uma hora definida para o passeio, para a brincadeira e para a refeição, é provável que compreenda com mais facilidade em que momentos deve ficar sozinho.
  • O primeiro passo consiste em andar por casa, onde o cachorro o veja, mas sem lhe dar atenção. Não por períodos muito longos de tempo, comece simplesmente a trabalhar ou a fazer qualquer coisa. É possível que o cachorro peça a sua atenção, não ralhe com ele, simplesmente ignore-o. Chegará um momento em que se cansará e assumirá que agora não é o seu momento. Depois poderá chamá-lo e dar-lhe todas as carícias do mundo.
  • Experimente estar em cômodos diferentes. Fique um pouco em um cômodo e depois, volte. Aumente o período de tempo em que está nesse cômodo de forma lenta. O seu cachorro irá entendendo que está ali, mas que tem mais coisas para fazer.
  • Vá fazendo o mesmo entrando e saindo de casa pouco tempo durante uns dias até que o seu cachorro compreenda que por vezes "você sai" mas depois volta.

Lembre-se que estes pontos são muito importantes, pois sem darmos conta causamos no nosso cachorro dependência de nós. Quando são filhotes é só mimos, carícias e brincadeiras, estamos 24 horas com eles. Tem que perceber que o seu cachorro não compreende que existem os fins de semana, as férias ou o natal.

Defina regras desde o início para que o seu cachorro saiba o que esperar. Parte da ansiedade do cachorro deve-se ao fato de não compreender porque você se vai embora e o deixa sozinho. Se nos pusermos na cabeça de um cachorro nessa situação, de certeza que vemos perguntas deste gênero: "esqueceste-te de mim?", "vais voltar?".

Como deixar o meu cachorro sozinho em casa - Deixar o cachorro sozinho em casa passo a passo

Deixar um cachorro adulto em casa passo a passo

Em especial os cachorros de refúgios ou aqueles que foram adotados na idade adulta costumam sofrer bastante quando os deixamos sozinhos em casa. É fundamental ganharmos a confiança do cachorro com o reforço positivo e cuidados diários para estabelecer uma rotina.

Como o ajudar a entender que terá que ficar sozinho em casa:

  • Tal como faríamos com um filhote, devemos começar a deixá-lo sozinho por períodos de tempo pequenos enquanto nós estamos no mesmo cômodo. Mudar de cômodo ou começar a estudar sem lhe prestar demasiada atenção são alguns dos primeiros passos.
  • Progressivamente deverá deixá-lo mais tempo sozinho, seja enquanto você está em outro cômodo ou fazendo compras no supermercado. Tente que no início seja por muito pouco tempo e vá aumentando gradualmente.
  • Planeje o dia a dia do seu cachorro incluindo os passeios, as refeições e o tempo de brincadeira. Se estiver sempre ali, demonstrando-lhe confiança na sua rotina habitual, o seu cachorro aceitará melhor que por vezes o deixe sozinho.
Como deixar o meu cachorro sozinho em casa - Deixar um cachorro adulto em casa passo a passo

Dicas para deixar um cachorro sozinho em casa

  • Não existem cumprimentos nem despedidas. Se o seu cachorro relacionar determinadas palavras ou gestos com a hora da sua saída, ficará tenso antes do tempo.
  • Organize os horários do seu cachorro antes de ir. Será fundamental que saia de casa deixando-o já passeado, exercitado e com a refeição dada, desta forma é provável que vá dormir. Qualquer necessidade não satisfeita pode fazê-lo sentir-se incômodo, triste e abandonado.
  • Crie um refúgio ou uma cama especial onde se sinta protegido e confortável. Embora pareça muito simples um lugar íntimo e protegido fará o seu cachorro sentir-se melhor.
  • Pode aquecer a sua mantinha com o secador antes de ir embora ou colocar uma bolsa de água quente. Esse calor extra será muito agradável para ele.
  • Pense em adotar um segundo cachorro. A verdade é que um casal de cachorro podem gostar muito um do outro e fazerem companhia um ao outro, aliviando o seu estresse. Vá a um refúgio com o seu cachorro para ver se trava amizade com outro.
Como deixar o meu cachorro sozinho em casa - Dicas para deixar um cachorro sozinho em casa

Brinquedos que podem ajudá-lo a ficar sozinho

Com certeza que já tinha achado estranho o fato de ainda não ter mencionado o tema dos brinquedos para cachorros, mas aqui está.

Da mesma forma que você procura se entreter para não se aborrecer, com as redes sociais, o esporte, ler o PeritoAnimal, etc, o seu cachorro também precisa de se distrair.

Existem à venda uma infinidade de brinquedos para eles. Veja com que é que o seu pet se diverte mais, com quais brinquedos passa mais tempo entretido. Isso irá dar-lhe uma grande referência para escolher quais são os mais adequados (com ou sem som, de tecido, bolas,...). Além de brinquedos, existem os ossos para filhotes e cachorros adultos. Existem vários que são de longa duração, se o seu cachorro gostar deles tem garantido que estará um bom tempo entretido.

Mas há um brinquedo especial para este caso: o kong. Trata-se de um brinquedo que estimula a curiosidade e inteligência do cachorro para se entreter durante um bom tempo tentando tirar a comida do interior do kong. Pode enchê-lo de patê, com ração ou com guloseimas. Alem disso, trata-se de um brinquedo 100% seguro pelo que não se deverá preocupar de o deixar com ele, não há qualquer tipo de risco.

Como deixar o meu cachorro sozinho em casa - Brinquedos que podem ajudá-lo a ficar sozinho

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como deixar o meu cachorro sozinho em casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Mateus
se eu tivesse encontrado essa informação quando o meu Igor era filhote, teria sido muito mais fácil ;)
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mateus! Mas agora já fica sabendo para outros cachorros que ainda possa vir a ter :)
Como deixar o meu cachorro sozinho em casa
1 de 5
Como deixar o meu cachorro sozinho em casa

Voltar ao topo da página ↑