Como dar remédio líquido para cachorro

Como dar remédio líquido para cachorro

Partilhar a sua vida com um cachorro é uma grande responsabilidade. De fato, se convive com um deles já se deve ter dado conta dos cuidados que precisam, além disso, são susceptíveis a sofrer várias doenças e por mais que uma vez pode precisar de tratamento farmacológico. Obviamente não pode automedicar o seu cachorro, uma vez que corre o risco de lhe dar algum remédio proibido, assim sendo, este artigo serve para aqueles remédios que o veterinário tenha prescrito para um determinado problema de saúde.

Se se trata de xarope, sabe como dar remédio líquido a um cachorro? Neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe como o fazer de forma adequada.

O tipo de remédio influencia na forma de administração

Se o veterinário prescreveu um xarope para o seu cachorro deve saber que existem diferentes tipos de remédios líquidos e que isso influencia ligeiramente na forma como o devemos administrar.

Podemos distinguir principalmente duas classes de xarope:

  • Solução: os principais ativos do remédio já estão perfeitamente dissolvidos no líquido, assim sendo, o xarope não deve ser agitado antes de ser administrado.
  • Suspensão: os princípios ativos do fármaco estão "suspensos" no líquido, isto implica que para que a dose prescrita contenha verdadeiramente o remédio necessário, é imprescindível que o frasco seja agitado antes de o remédio ser dado ao cachorro.

Geralmente, este dado é indicado na embalagem do medicamento, no mesmo também se encontrará outra informação que é fundamental conhecer: se o xarope pode permanecer à temperatura ambiente, ou se pelo contrário, deve ser conservado na geladeira.

Como NÃO deve dar o remédio líquido ao seu cachorro

Para evitar qualquer erro na toma do medicamente, em seguida mostramos-lhe aquelas ações que não deve realizar sob nenhum conceito, uma vez que as mesma podem fazer com que o seu cachorro não receba o remédio que precisa para se recuperar ou para manter a sua saúde.

O que não deve fazer é o seguinte:

  • Não misture o remédio com a água do bebedouro, visto que não será possível controlar se o seu cachorro toma a dose necessária.
  • Não junte o remédio líquido sobre a comida, uma vez que é possível que o seu cachorro comece a comer mas depois se aperceba que há uma alteração no sabor e deixe de ingerir o alimento. Neste caso, como seria possível comprovar quanto remédio ingeriu?
  • Não misture remédio líquido com nenhum tipo de suco. Além de o seu cachorro não dever consumir açúcar, deve saber que alguns ácidos e componentes presentes nestas bebidas podem interagir com o remédio.

O melhor método: rápido e sem estresse

Em seguida mostramos-lhe como dar remédio líquido ao seu cachorro da forma mais simples possível tanto para você como para ele.

Trata-se de um método recomendado por veterinário, o qual pude experimentar no meu próprio cachorro com resultados altamente satisfatórios.

  1. Tente que o seu cachorro esteja calmo e em uma posição fixa.
  2. Carregue a dose necessária do remédio em uma seringa de plástico, obviamente sem a agulha.
  3. Aproxime-se lateralmente do seu cachorro, mantenha a calma para não o alterar.
  4. Segure o seu focinho com as mãos e introduza a seringa de plástico por uma das laterais da sua mandíbula, empurrando rapidamente o êmbolo para que todo o remédio chegue à sua cavidade bucal.

O estresse que este truque para dar xarope ao seu cachorro gera é mínimo, embora posteriormente seja recomendado que permaneça ao seu lado e o acaricie para que se acalme, desta forma, logo em seguida voltará à normalidade.

Obviamente, se o seu cachorro é agressivo é recomendável que antes de colocar em prática este procedimento lhe coloque um açaime simples, que permita a introdução da seringa. E se o que lhe interessa saber é como dar um comprimido a um cachorro, não perca o nosso artigo.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como dar remédio líquido para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.