Como cuidar do meu cachorro Labrador Retriever

Como cuidar do meu cachorro Labrador Retriever

O Labrador é uma das raças caninas mais populares do mundo devido à sua grande inteligência e caráter amável com a família com que convive.

No entanto, devido às suas condições físicas e temperamento, devemos ser responsáveis para lhe conseguir proporcionar os cuidados adequados para esta raça nobre. Se você se está questionando sobre "como cuidar do meu cão labrador", chegou no artigo certo!

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual lhe explicamos os cuidados com o cachorro Labrador que deve ter. Resumidamente, para cuidar do cachorro labrador você deve garantir todos os seguintes passos:

  1. Ofereça cuidados básicos de saúde: vacinação, desparasitação e visitas regulares ao veterinário
  2. Supra as necessidades nutricionais com uma boa alimentação
  3. Promova o exercício físico através de passeios e jogos
  4. Escove o cachorro labrador regularmente
  5. Promova a socialização do seu cachorro com outros animais, desde filhote.

Cuidados básicos do labrador - Saúde

Um cuidado básico que devemos ter com o nosso Labrador ao adotá-lo é, a primeira consulta no veterinário para ser feito um check-up e serem administradas todas as vacinas necessárias. Nesta primeira consulta também poderá ser colocado o microchip no cachorro, pois em alguns lugares já é obrigatório por lei.

É recomendável que faça no mínimo duas consultas anuais no veterinário para que este realize um seguimento correto do cachorro e para detetar a tempo variações de peso e relativas à sua saúde.

Alimentação do Labrador Retriever

O Labrador deve comer sempre de forma moderada, pois esta raça tem tendência a engordar. Por isso, é fundamental habituar o cachorro a comer a determinadas horas e, uma vez que tenha passado a hora da refeição, tirar-lhe o recipiente da comida. Desta forma, o cachorro começará a perceber que deve comer àquela hora.

O veterinário é quem lhe deverá estabelecer as regras a seguir quanto à alimentação do seu cachorro. No caso do seu Labrador engordar, o mais provável será o veterinário indicar-lhe uma ração baixa em calorias. A melhor comida que pode dar ao seu Labrador é a ração e, nunca comida humana, pois esta pode ser prejudicial para ele. Para que o seu cachorro se mantenha num peso ideal, consulte o nosso artigo com dicas para prevenir a obesidade em cachorros.

Exercício para labrador

O Labrador precisa de realizar de forma cotidiana exercício suficiente, uma vez que mentalmente precisa de um nível adequado de atividade para não ficar aborrecido. É um dos cuidados do Labrador mais importantes a ter em conta.

Deve ensinar o seu cachorro a perseguir e a devolver-lhe a bola, este é um jogo que o deixa entusiasmado e que gosta de o praticar diariamente. Se seguir corretamente as regras alimentares e de exercício, o Labrador poderá viver em um apartamento. Mas, claro que, uma casa com espaço suficiente para correr, é sempre o ideal. O Labrador é um cão que gosta muito de se exercitar conosco em cima da bicicleta, pois este exercício obriga-o a fazer um trote suave.

Como socializar um labrador

Desde filhote que o Labrador precisa de uma correta socialização para aprender a relacionar-se corretamente com pets e cachorros. Se o Labrador for socializado corretamente, irá se converter em um excelente pet com as crianças, colaborando de forma incansável e paciente nas suas brincadeiras.

Não é uma raça adequada como cão de guarda, apesar de ter um moderado instinto de guarda que em um determinado momento o levará a defender-nos de qualquer agressão.

O Labrador é um cão Retriever, por isso deve lhe ensinar a trazer coisas, uma atividade que gosta bastante. Pode iniciar-se trazendo a bola lançada por nós, para mais à frente lhe ensinar a trazer os seus tênis, jornal ou outros utensílios que possa transportar sem risco.

Leia o nosso artigo completo sobre como adestrar um labrador.

Comunicar com um Labrador

O Labrador é um cão fácil de educar devido à sua boa disposição, no entanto tem um ponto delicado que deve ter sempre em conta: não suporta nem os gritos nem os maus tratos.

Devemos ser um guia para o cachorro e habituá-lo a aceitar e cumprir todas as nossas ordens, mas com muita paciência. Se perder o controle e cair no grande erro de lhe gritar, o mais provável é que o Labrador perca a confiança em si e não lhe obedeça, tornando-se rebelde e retomando os hábitos destrutivos da sua infância.

Uma outra caraterística do Labrador é que é bastante destrutivo durante a sua etapa de filhote e "adolescência", um período juvenil que se prolonga mais que em outras raças. Tênis, brinquedos infantis e outros objetos espalhados pela casa devem se salvaguardar do hábito investigador do Labrador, cuja investigação se costuma reduzir a uma completa destruição. Estas destruições acabam muitas vezes na ingestão de algum pedaço daquilo que foi destruído. Depois disto as dores de barriga são frequentes.

Como cuidar da pelagem do labrador

O cachorro labrador tem uma pelagem fácil de cuidar. Escovar duas ou três vezes por semana mantém o bom estado do pelo do seu cachorro. Apenas 5 minutos de escovagem são benéficos para não apenas o pelo do cachorro, mas também para a saúde mental do seu cachorro, já que os labradores são cachorros muito emocionais e que precisam de muita atenção por parte dos tutores.

Os banhos devem ser realizados mensalmente ou quando o cachorro estiver realmente sujo. Ao contrário de outras raças, o labrador possui uma pelagem muito resistente e não é tão sensível ao contacto com a água como acontece com outras raças.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar do meu cachorro Labrador Retriever, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.