Cuidados básicos

Como cuidar de tartaruga de aquário

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 27 outubro 2021
Como cuidar de tartaruga de aquário
Tartarugas de água

Ver fichas de  Tartarugas de água

Quando falamos de tartaruga-de-orelha-vermelha ou tartaruga-tigre-d’água-americana estamos falando de subespécies da Trachemys scripta. Este nome advém da aparência tipica dela com umas manchas de cor vermelha na região auditiva. Além disso, possuem riscas na cauda e patas.

Estas tartarugas podem crescer até cerca de 40 centímetros e, geralmente, as fêmeas são maiores do que os machos. Você deve ter este fator em consideração antes de decidir adotar um destes animais. É possível manter uma tartaruga em cativeiro, porém, é algo que acarreta muitas responsabilidades e inclusive autorização do Ibama. Por esse motivo, o PeritoAnimal vai te explicar quais os cuidados a ter com uma tartaruga de orelha vermelha.

Índice

  1. Habitat da tartaruga-de-orelha-vermelha
  2. Tartaruga-de-orelha-vermelha em cativeiro
  3. O que é preciso para cuidar da tartaruga-de-orelha-vermelha
  4. De quanto em quanto tempo se deve mudar a água da tartaruga-de-orelha-vermelha?
  5. A alimentação da tartaruga-de-orelha-vermelha

Habitat da tartaruga-de-orelha-vermelha

Para saber cuidar adequadamente de uma tartaruga-de-orelha-vermelha (Trachemys scripta elegans) é essencial que você conheça qual é o habitat natural dela quando não está em cativeiro.

Estas tartarugas são espécies de água doce que desfrutam de rios lentos, lagos e pântanos . Elas se conseguem adaptar praticamente a qualquer meio aquático, podem até tolerar a água salgada, mesmo não sendo o ideal. Evidentemente, também desfrutam da exposição solar, utilizando a areia ou outra superfície que as permita tomar sol.

Como cuidar de tartaruga de aquário - Habitat da tartaruga-de-orelha-vermelha

Tartaruga-de-orelha-vermelha em cativeiro

Para adotar uma tartaruga com estas características no seu lar, é imprescindível ter um aquário bastante amplo, com uma capacidade mínima de 290 litros e cuja profundidade mínima seja de 40-50 cm para que a tartaruga possa nadar. No entanto, é fundamental saber que a comercialização da tartaruga-de-orelha-vermelha é proibida no Brasil desde 1997.

Por ser originária da América do Norte, este réptil é considerado uma espécie exótica invasora que, por meio de cruzamentos com a espécie Trachemys dorbigni, do Sul do Brasil, acaba provocando a perda genética, além de gerar disputa por alimento e espaço. Por este motivo, sua venda é proibida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e, para ter um indivíduo deste como animal de estimação, é preciso solicitar autorização do órgão. Se conseguir essa autorização, a seguir explicamos detalhes dos cuidados dessa tartaruga em aquário:

Como cuidar de tartaruga de aquário - Tartaruga-de-orelha-vermelha em cativeiro

O que é preciso para cuidar da tartaruga-de-orelha-vermelha

A temperatura da água do aquário também é importante e deve ser mantida durante todo o ano por volta dos 26ºC, embora no inverno possa estar abaixo dos 20 graus se quiser facilitar a hibernação, dependendo da região ou país que você estiver. Relativamente à temperatura ambiente, esta deve ser mantida por volta dos 30ºC. Relembramos que as tartarugas mantidas no interior não têm a necessidade de hibernar, sendo que alguns médicos veterinários desaconselham a hibernação em tartarugas mantidas no interior devido aos riscos associados à hibernação se esta não for feita nas condições e temperatura ideais.

Caso pretenda que o animal hiberne, deve ter alguns cuidados, nomeadamente deve fazer um check-up total no veterinário de animais exóticos 1 mês antes do início do período de hibernação. Durante o período de hibernação, não desligue o filtro nem a ventilação, desligue apenas o aquecimento e as luzes do aquário. Mantenha a água abaixo dos 18ºC e consulte o seu médico veterinário que avalie se todos os procedimentos estão corretos, já que este período é de grande sensibilidade e um pequeno erro pode ser fatal.

Quer estas tartarugas estejam no interior ou no exterior, precisam ser mantidas com com condições que simulem o seu habitat natural, com rochas e superfícies em diferentes níveis. Devem também ter uma bola alimentação e suficiente exposição solar para crescerem de forma adequada e sem problemas de saúde. Neste sentido, é importante ter rampas para a tartaruga aceder à água e à zona terrestre sem nenhum tipo de dificuldade. Mesmo assim, a zona terrestre pode ser composta por plantas e árvores, embora seja recomendável deixar uma zona sem vegetação para a tartaruga conseguir tomar sol.

Caso não seja possível uma exposição direta ao sol, é imprescindível a utilização de uma lâmpada de luz ultravioleta. A radiação UV-B é essencial para a produção de Vitamina D, diretamente envolvida no metabolismo do cálcio[1]. Uma correta exposição a estes raios, quer seja através de luz artificial ou diretamente do sol é a chave na prevenção dos problemas mais comuns nestes animais.

Quanto ao enriquecimento ambiental na água, podem ser utilizadas plantas flutuantes como nenúfares, plantas de fundo ou alguns tipos de algas. Porém, o mais provável é que a tartaruga as devore. Relativamente à areia, não é aconselhável utilizar terra para plantas nem pequenas pedras que a tartaruga possa ingerir. Opte por terra ou areia comum e pedras grandes.

Como cuidar de tartaruga de aquário - O que é preciso para cuidar da tartaruga-de-orelha-vermelha

De quanto em quanto tempo se deve mudar a água da tartaruga-de-orelha-vermelha?

Se tiver um filtro e aspirador de fundo adequados, a água pode aguentar bem dois a três meses. Se não possuir nenhum destes acessórios, você deverá trocar a água a cada três dias.

O confinamento a aquários pequenos, completamente fechados e sem liberdade de movimento e sem exposição solar estão totalmente contraindicados para qualquer tipo de tartaruga. Este tipo de condições são altamente propícias ao desenvolvimento de problemas de saúde que podem inclusive matar o animal.

Como cuidar de tartaruga de aquário - De quanto em quanto tempo se deve mudar a água da tartaruga-de-orelha-vermelha?

A alimentação da tartaruga-de-orelha-vermelha

A alimentação é um ponto essencial dos cuidados que você deve ter com esta espécie de tartarugas. A dieta destes animais em liberdade é onívora, formada tanto por elementos vegetais como animais.

A base da dieta destas tartarugas pode ser uma ração específica e pode ser complementada com alimentos de origem animal como caracóis, insetos, peixes, girinos ou até carne e peixe. Uma alimentação à base de ração costuma ser insuficiente para suprir as necessidades nutricionais destes animais. Devemos relembrar que, as gambas secas devem ser fornecidas apenas esporadicamente e nunca devem ser a base da alimentação.

Relativamente aos vegetais, pode incluir algumas plantas aquáticas no aquário e oferecer algumas frutas e verduras como couves, ervilhas, banana, melão e melancia.

Se você adotou recentemente uma tartaruga e ainda não encontrou o nome ideal para ela, veja a nossa lista de nomes para tartarugas.

E agora que você sabe como cuidar da tartaruga-de-orelha-vemelha, não perca o vídeo a seguir para conhecer a linda história de uma tartaruga de apenas três pernas:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de tartaruga de aquário, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Referências
  1. Acierno, M. J. Mitchell, M. A. Roundtree, M. K. Zachariah, T. T. (2006) Effects of ultraviolet radiation on 25-hydroxyvitamin D3 synthesis in red-eared slider turtles (Trachemys scripta elegans)
  2. IMA. Exótica invasora: tartaruga-tigre-d'água americana prejudica espécies locais. Disponível em: <https://www.ima.sc.gov.br/index.php/noticias/1268-exotica-invasora-tartaruga-tigre-d-agua-americano-prejudica-especies-locais>. Acesso em 27 de outubro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Luísa G
Boa tarde,
Como faço para a tartaruga ir comer sempre ao mesmo local? Ou coloco simplesmente a comida na água?
É aconselhável aquelas pedras de cálcio no aquário?
Aguardo resposta, obrigada.
Maria Luiza
Olá, eu tenho uma tartaruga de ouvido vermelho e gostaria de saber se esse tipo de tartaruga pode comer alface, pepino, morango ou frutas e verduras do tipo, ela come apenas ração e eu gostaria de mudar o ábito alimentar dela!
Luísa Savala
Oi Maria Luiza! Você pode ver mais informações sobre como cuidar de tartaruga de aquário nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/como-cuidar-de-tartaruga-de-aquario-22354.html
De qualquer maneira, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa te orientar qual a melhor dieta para sua tartaruga de acordo com as necessidades dela.
evandro
A tartaruga-de-ouvido-vermelho é a subespécie Trachemys scripta elegans, da ordem Testudinata, como é a chamada a ordem dos quelônios. É nativa dos Estados Unidos da América, mas hoje é encontrada em vários lugares do mundo, sendo ilegal como animal de estimação no Brasil, de acordo com o IBAMA.
A sua avaliação:
Jussara Cortez
Minha tartaruga é a de orelha amarela. Sempre viveu num aquário com uma rampa para a parte superior onde toma sol. Moro em apartamento. Às vezes eu a coloco para andar pela casa e ela parece gostar muito. Quanto tempo posso deixá-la fora da água? Aparentemente ela está muito bem de saúde, coloração boa, casco rígido, esperta, anda rápido e sem stress. Aguardo sua resposta. Obrigada
Cris
Qual tipo de filtro é o mais indicado? Cannister ou sump? Depois de adultas elas podem crescer se o aquaterrario for maior?
A sua avaliação:
Rafaela
elas vivem bem em grupo com outras da mesma especie? tenho uma e pensei em deixar ela no lago que meu amigo fez pras tartarugas dele, pois o lago é grande e tem maior espaço pra tomar sol, imagino que pra ela seja melhor do que ficar no tanque que criei pra ela, mas o que me preocupa é se ela vai se relacionar bem com as outras tartarugas. (obs: a minha é macho)
Beatriz
Boa tarde! Fiquei um pouco confusa, li todos os vossos artigos sobre tartarugas de água doce, e neste dizia que podia dar couves à minha tartaruga, e noutro já dizia que não era recomendado. E que ficamos então? Posso ou não dar?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Beatriz! As couves não são recomendadas para tartarugas de água, assim como o espinafre. Qual foi o artigo onde você viu essa indicação?
Beatriz
Nesse artigo de "como cuidar de tartaruga de aquário" dizia "Relativamente aos vegetais, pode incluir algumas plantas aquáticas no aquário e oferecer algumas frutas e verduras como couves, ervilhas, banana, melão e melancia". Mas no da alimentação das tartarugas de água já dizia que espinafres e couves não se devem dar. Por isso fiquei confusa. Mesmo assim, gosto muito do site, continuem o bom trabalho e os artigos interessantes! Beijinhos de Portugal
Flávia Boeira
É possível soltar na natureza uma tartaruga que está a 7 anos em um aquário, sem prejudicá-la?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Flávia! Ela poderia até sobreviver mas prejudicaria gravemente as espécies autóctones. Se você não tem mais condições para a ter, o ideal é procurar algum particular com um pequeno lago e outras tartarugas ou mesmo algum centro de que a aceite.
1 de 5
Como cuidar de tartaruga de aquário