Como cortar o pelo a um Maltês

Como cortar o pelo a um Maltês

Uma das caraterísticas mais apreciadas desta adorável raça é o seu pelo suave, comprido e branco, podendo chegar a dar-lhe uma aparência realmente nobre.

O Maltês é um cachorro que é feliz recebendo cuidados e atenções por parte do seu dono. Gostam de chamar a atenção, por isso se o habitar desde filhotes a receber escovações e diversos cuidados, será momentos diários dos quais vão desfrutar sem dúvida.

De seguida, no PeritoAnimal vamos lhe explicar tudo o que precisa saber para cortar o pelo a um Maltês.

Materiais necessários para cortar o pelo a um Maltês

Para começar, antes de colocar com o cuidado e corte do pelo do Maltês, vai precisar de alguns produtos para que o resultado seja o melhor possível:

  • Tesoura: Deve sempre cortar o pelo com ela, nunca com lâminas ou outros elementos. Serão úteis para medir corretamente as distâncias e manter as pontas saudáveis. Poderá encontrá-las de dois tipos: a reta convencional para o pelo do corpo e outra para zonas delicadas como a cara e orelhas.
  • Toalhitas: Existem à venda produtos para tratar as zonas que se encontram próximo do lacrimal, o nariz e a boca, que muitas vezes começam a ficar avermelhadas e a adquirirem uma cor acobreada se não as limparmos bem. Ao invés destes produtos, também pode usar toalhitas e limpar de forma regular estas zonas.
  • Máquina elétrica: Ideal para chegar ao interior das orelhas ou para tirar o pelo das almofadas sem correr o risco de magoar o seu cachorro com a tesoura.
  • Shampoo e condicionador: Existem à venda marcas especializadas para pelo branco que lhe darão um resultado impecável. Recomendamos também o uso de um condicionador para evitar os nós que possam aparecer no pelo do seu Maltês.
  • Brilho em spray: Se também quiser um resultado extra, também poderá encontrar em lojas de animais brilho em spray. Se o seu cachorro vai a concursos de beleza, este é um complemento ideal para melhorar a aparência do seu pelo.

O que deve ter em conta antes de cortar

Antes de cuidar do pelo seu Bichon Maltês, existem algumas coisas que deve ter em conta:

  • O Maltês não tem uma sub-camada de pelo, por isso deve ser delicado para não gerar nós.
  • As escovações do Maltês com o pelo comprido deverão ser diárias e, para os de pelo curto um mínimo de duas vezes por semana, pois é um pelo que fica com nós com facilidade.
  • A higiene no nosso cachorro será uma parte fundamental da sua vida, por isso devemos habituá-lo desde filhote a receber a escovação e os banhos com felicidade e tranquilidade.
  • Se vir nós emaranhados, aplique uma gota de condicionador na zona em questão e deixe atuar entre 3 a 5 minutos, durante a lavagem vai ser muito mais fácil de eliminar.
  • O banho do Maltês deve se realizar uma vez por mês. O excesso de lavagem tem como consequência a perda das propriedades hipoalergênicas que o caraterizam. Recomendamos ensaboar duas vezes com o shampoo, sempre com cuidado e uma aplicação de condicionador.

Tipos de corte do Maltês

É nos cortes que está grande parte do encanto do Maltês e, os cortes que pode fazer vai depender da sua criatividade e entusiasmo, pois pode fazer muitos penteados diferentes. Tanto mantendo o pelo comprido, como optando pelo curto ou deixando alguma parte mais comprida que outra, o Maltês adapta-se a todo o tipo de penteados e estilos.

É muito importante ter sempre presente que não devemos cortar o pelo por completo, pois é uma camada natural de proteção e poderia adoecer com rapidez.

Tipos de penteados:

  • O penteado filhote: Costuma ser o mais curto possível e deve se realizar sempre com tesoura, mantendo um comprimento mínimo de 3 centímetros para evitar que depois cresça e perdendo a forma original.

Embora consideremos que o pelo curto seja o mais adequado para ele, deve ter sempre o cuidado de manter esta medida mínima de 3 centímetros.

  • O pelo comprido: Se o deixar crescer, o pelo acabará por ficar um liso realmente impressionante e sedoso. É a outra possibilidade comum e típica do penteado do Maltês nos concursos de beleza. Devemos deixá-lo crescer e escová-lo diariamente, assim como manter os cuidados de higiene diária na zona dos olhos, nariz e boca para evitar as manchas comuns cor de café. Muitos profissionais secam o pelo com secador e escova para se manterem com um liso ainda mais espetacular.
  • Outros tipos de corte: Além dos típicos também podemos combinar o comprido com o curto, por exemplo, mantendo comprido o do corpo com uma cara estilo filhote. Pode ser criativo e deve cortar o pelo como mais gostar.

O uso de ganchos, elástico de cabelo e outros elementos é recomendável para evitar que os pelos acabem nos olhos ou outros orifícios incomodando-o e prejudicando as suas atividades de rotina.

Recomendamos que antes de o fazer você mesmo, vá a um cabeleireiro canino e observe as suas técnicas e recomendações para evitar um corte inadequado.

Secagem e escovação do Maltês

Uma vez que tenha finalizado o processo de cuidado e corte do pelo do Maltês, chega o momento da secagem e escovação. Para isso deve utilizar:

  • Secador: O secador facilita bastante a secagem, consegue um melhor resultado e é mais rápido. Lembre-se de não utilizar uma temperatura ou potência excessiva.
  • Escova: Existem à venda de diversos tipos. Depois do banho, deve utilizar uma escova de cerdas normais para eliminar pelo morto e desembaraçar. Para o cuidado diário deve utilizar escovas mais suaves que as anteriores.
  • Chapinha de cabelo mini: Se o seu Maltês tiver um pelo muito comprido e quiser conseguir um efeito liso perfeito, recomendamos o uso da chapinha. Ideal para concursos e exposições.

Se você tem um Maltês também não pode perder o nosso artigo sobre como adestrar um Maltês.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cortar o pelo a um Maltês, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.