Como cortar as unhas a um coelho

Como cortar as unhas a um coelho

Os coelhos são pequenos animais que têm uma aparência peluda e suave, que muitas vezes vezes podem lembrar uma pequena bola de pelo, tornando-os seres adoráveis. Entre seus cuidados, pode estar a necessidade de cortar as unhas dele. Mas como fazer isso corretamente?

Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos como cortar as unhas de um coelho passo a passo. Mas, para isso, saiba que você vai precisar de alguém para te ajudar, além de um cortador de unhas de coelhos ou gatos, uma toalha e um hemostático ou farinha para a cozinha. Continue lendo!

Quando se deve cortar as unhas de um coelho?

Com certeza você já se questionou sobre se é realmente necessário cortar as unhas do seu coelho e, a verdade é que sim, sobretudo para evitar que se arranhe ou arranhe outros pets que tiver em casa, ou que a sua unha fique presa em algum lado e isso o magoe.

Em estado selvagem, o coelho não precisa de cortar as suas unhas, pois a escavação, as corridas e desenterrar na terra vai desgastando as unhas do animal de forma natural, mas isto é muito pouco provável se o seu coelho viver em um apartamento ou casa em que não tem contato com o exterior.

As unhas das patas da frente dos coelhos crescem mais rapidamente que as traseiras, por isso precisam de ser cortadas com mais frequência. Com que frequência cortar vai depender da velocidade a que as unhas crescem. No entanto, a cada 4 ou 6 semanas poderá verificar o seu comprimento, pois é provável que já seja necessário cortar as suas unhas.

Como saber se é o momento certo para as cortar as unhas de um coelho? Se as unhas se dobram ou se consegue ouvi-las quando o seu coelho salta no piso, então é porque já estão demasiado compridas e precisam de ser cortadas.

Fatores a ter em conta

Antes de cortar as unhas do seu coelho, você precisa de conhecer algumas coisas para evitar acidentes e fazer com que esta rotina não cause traumas no animal:

  • Vai precisar da ajuda de uma ou talvez duas pessoas, pois embora sejam pequenos, os coelhos podem ter muita força quando se sentem ameaçados.
  • Precisa de um cortador de unhas especial para coelhos ou, na falta dele, um para gatos.
  • As unhas têm uma forma inclinada, deve respeitar isto no momento de fazer o corte.
  • Tal como as unhas dos gatos, as dos coelhos são muito delicadas e poderá magoá-los se as cortar de forma incorreta. Cada unha tem uma seção branca e dentro desta pode ver-se uma parte vermelha, que é chamada de carne viva. A carne viva está constituída por vasos sanguíneos e sob qualquer circunstância deve ser cortada, pois é doloroso para o seu coelho e poderá sangrar. Se as suas unhas forem mais escuras, aproxime uma luz para detetar a zona onde está a carne viva, que aparecerá como uma mancha. Deve cortar sempre longe desta secção, apenas nas pontas.
  • Se cortar mais que aquilo que deve, deverá aplicar de imediato um anticoagulante para parar a hemorragia.
  • Durante todo o processo, tranquilize o coelho com carícias e palavras doces.
  • Corte as unhas em um lugar iluminado, para evitar acidentes.

Não perca o artigo no qual listamos as plantas tóxicas para coelhos.

Como cortar a unha de um coelho corretamente

Uma vez localizada a parte das unhas do seu coelho que deve cortar, é o momento de colocar mãos à obra. Para isso vai precisar de:

  • Um corta unhas de coelhos ou gatos.
  • Um ajudante.
  • Uma toalha.
  • Um hemostático ou farinha para cozinhar.

Antes de começar, você e o seu ajudante deverão estar calmos, pois uma atitude nervosa pode colocar o coelho em alerta. Peça ao seu ajudante que segure no coelho e o acaricie até que o animal esteja calmo e relaxado. Quando o coelho estiver calmo, pode fazer alguma destas duas coisas:

  1. Pode optar por pedir ao seu ajudante que segure no coelho contra o seu peito, imobilizando-o mas sem exercer pressão, pois o corpo deste mamífero é muito delicado e pode magoá-lo facilmente. Nunca faça pressão sobre as suas costas, pois poderia quebrar-lhe a coluna vertebral.
  2. Se o seu coelho estiver muito nervoso, pode pressionar ligeiramente as suas ancas e lados, pois isto irá lembrar-lhe do movimento apertado dos outros coelhos quando estão dentro de uma toca.
  3. Enquanto o seu ajudante o segura, pegue em cada pata e retire o pelo que está ao redor. Faça pequenos cortes em cada unha, uma por uma, com cuidado para não tocar na carne viva. Ao fazer isto, lembre-se de lhe fazer carícias e dizer palavras doces.
  4. Se apesar de todos estes cuidados, o coelho continuar a contorcer-se, deverá optar pela segunda opção que é enrolá-lo em uma toalha deixando a cabeça e as orelhas para fora, e ir tirando cada pata para fora para cortar as unhas. Para evitar que o corpo do animal sobreaqueça, dê-lhe um descanso fora da toalha quanto terminar com cada pata.
  5. No caso de cortar os vasos sanguíneos por acidente, aplique hemostático sobre a ferida para coagular o sangue. O hemostático é um pó capaz de parar as hemorragias. Use-o no caso de ser necessário e observe a recuperação das unhas. Se vir que o estado piora, consulte o veterinário de imediato.
  6. Repita todo o processo de corte com cada unha. No caso de não conseguir que alguém o ajude e tiver de o fazer sozinho, recomendamos que:
  7. O coloque de boca para cima sobre os seus joelhos, com a cabeça perto do seu cotovelo, pois assim irá cobri-lo com o braço. Com uma das suas mãos pegue numa pata e com a outra corte a unha. Se este método para cortar as unhas sem ajuda não resultar, tente com a técnica da toalha que já explicamos.

Não se esqueça que alguns coelhos têm medo das alturas, por isso se notar que está especialmente assustado quando você ou o seu ajudante o agarrarem, o melhor será tentar fazer o procedimento no solo.

Em último caso, consulte um médico veterinário que corte as unhas do coelho, se for impossível realizar você mesmo. Lembre-se que o mais importante é a saúde do animal, por isso se não se sente seguro e tem medo de cortar os vasos sanguíneos, o melhor é deixar este trabalho nas mãos dos profissionais.

Agora que você já sabe como cortar as unhas de um coelho, não perca este outro artigo sobre como brincar com coelhos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cortar as unhas a um coelho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado das unhas.