Como aplicar injeção em cachorro

Como aplicar injeção em cachorro

Se o seu veterinário decidiu que a melhor maneira de administrar uma medicação ao seu cachorro é por injeção, é provável que você se sinta um pouco perdido. Por esse motivo, neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos como aplicar injeção em cachorro passo a passo, mostrando também vários fatores que devem ser considerados.

Obviamente, lembre-se de que você só poderá aplicar a injeção em um cachorro quando o procedimento for prescrito por um veterinário; você JAMAIS deve fazer isso por conta própria, pois pode causar danos e até mesmo reações alérgicas graves que colocam em risco a vida do cachorro. Neste artigo, forneceremos os pontos chave para aplicar injeção em seu cachorro em casa com sucesso, continue lendo!

Em que consistem as injeções?

Antes de explicar como aplicar um injeção em um cachorro, vamos definir em que consiste esse procedimento. Injetar uma substância no corpo envolve introduzi-la sob a pele ou no músculo, utilizando uma seringa que pode ter diversos tamanhos e uma agulha, também de espessuras diferentes, dependendo da cor de sua base.

Assim, a administração de um medicamento apresenta o risco de desencadear uma reação alérgica que, se aguda, exigirá atenção veterinária imediata. É por isso que você nunca deve aplicar uma injeção em seu cachorro em casa, exceto em casos que o veterinário recomendou, como por exemplo no caso de cachorros diabéticos.

Embora estejamos descrevendo aqui o processo, é necessário que você presencie uma demonstração do veterinário para que possa tirar suas dúvidas e praticar diante de um profissional que pode te ajudar e corrigir antes de começar a aplicar as injeções em casa. A seguir, você verá quais são os tipos de injeções e como aplicá-las.

Tipos de injeções para cachorros

Para explicar como aplicar injeção em um cachorro, é necessário saber que existem vários tipos de injeções, como você pode ver abaixo:

  • Injeção subcutânea para cachorro: são aquelas administradas sob a pele. Elas são geralmente aplicadas no pescoço, perto da cernelha, que é a área da coluna vertebral entre as escápulas.
  • Injeção intramuscular para cachorro: são as que se aplicam no músculo, como seu próprio nome indica. A parte posterior da coxa é um bom lugar.

Nas seções seguintes, explicaremos como aplicar ambos os tipos de injeções.

Considerações gerais para aplicar injeção em cachorro

Vamos explicar como injetar um cachorro por via subcutânea ou intramuscular, e para isso é necessário ter em mente os seguintes aspectos:

  1. Saber com que tipo de injeção a medicação deve ser administrada, uma vez que as vias subcutânea e intramuscular não são iguais.
  2. Ter certeza de que você consegue manter o cachorro quieto. Se tiver dúvidas, peça ajuda para alguém. Você precisa ter em mente que a picada pode ser dolorosa.
  3. Utilizar apenas seringas e agulhas que o veterinário forneceu, pois como já dissemos, há diferentes formatos e eles não devem ser utilizados indiscriminadamente.
  4. Depois de carregar a seringa com o medicamento, você deve virar a agulha para cima e apertar o êmbolo para remover qualquer ar que possa estar na própria seringa ou na agulha.
  5. Desinfectar o lugar da injeção.
  6. Depois de perfurar, mas antes de injetar o líquido, puxe suavemente o êmbolo da seringa para verificar se não sai sangue, o que indicaria que você perfurou uma veia ou artéria. Se sair, você deve remover a agulha e perfurar novamente.
  7. Ao terminar, esfregue a área durante alguns segundos para que a medicação se espalhe.

Como aplicar injeção subcutânea em cachorro

Além de levar em conta as recomendações da seção anterior, para saber como aplicar injeção em cachorro por via subcutânea, siga esses passos:

  1. Pegue com uma mão uma dobra da área do pescoço ou cernelha.
  2. Introduza a agulha atravessando a pele, até atingir a gordura subcutânea.
  3. Para isso, você deve colocá-la paralelamente ao corpo do cachorro.
  4. Quando comprovar que não está saindo nenhum sangue, pode injetar a medicação.

Seguindo essas dicas, você saberá também como injetar insulina em seu cachorro se ele for diabético, já que esta doença requer injeções diárias e, portanto, que serão aplicadas em casa, sempre de acordo com as recomendações do veterinário.

A diabetes precisa de um acompanhamento e controle rigoroso das doses de insulina e da dieta. O veterinário também explicará como conservar e preparar insulina e como agir se ocorrer uma overdose, o que pode ser evitado seguindo as diretrizes de administração e utilizando sempre a seringa apropriada.

Como aplicar injeção intramuscular em cachorro

Além do que já foi mencionado, para explicar como aplicar injeção em cachorro por via intramuscular, você deve ter em mente o seguinte:

  1. Recomenda-se perfurar a coxa, entre o quadril e o joelho.
  2. É preciso ter em mente a localização do osso para não perfurá-lo.
  3. Quando perfurar, introduza a medicação lentamente, ao longo de aproximadamente 5 segundos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como aplicar injeção em cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.