Como acostumar um cachorro a ficar sozinho

Como acostumar um cachorro a ficar sozinho

Chegou a hora de deixar seu cachorro sozinho em casa e você se pergunta quanto tempo se pode deixar seu companheiro sem a presença das pessoas e como e quando se pode ensinar a um cachorro a ficar sem companhia. Desde cedo, o jovem cachorrinho quer que fiquemos sempre com ele, mas as circunstâncias de nossa vida pedem que ele fique sozinho de vez em quando. Por isso, o melhor é que aprenda a estar bem e tranquilo para que não sofra.

Neste artigo do PeritoAnimal sobre como acostumar um cachorro a ficar sozinho, você descobrirá como ensinar seu companheiro a ficar sem a sua presença e não sofrer pela ansiedade da separação.

Cachorro pode ficar sozinho o dia todo?

Os cachorros são animais gregários, isto é, que vivem em bandos ou grupos, o que significa que sempre estão com sua família, que é o que lhes fazem sentir seguros e felizes. Mas, é lógico que às vezes temos que deixar nosso amigo sozinho em casa, seja porque temos que trabalhar ou fazer compras. O tempo que podemos deixar um cachorro sozinho em casa depende de sua idade e educação. Os cachorros jovens, a partir dos 5 meses podem ser educados pouco a pouco para passar um tempo sozinhos.

De todos os modos, se você se pergunta se cachorro pode ficar sozinho o dia todo, a resposta é que não é indicado. Os cachorros adultos não devem ficar sozinhos mais de quatro horas. Além desse tempo os cachorros sofrem e sentem-se abandonados. Eles necessitam muita atenção e cuidado e por isso é recomendado que você peça a alguém que fique com ele quando tenha que estar fora por muito tempo. Um cachorro de até 4 meses de idade não deveria estar sozinho mais que duas horas.

Como deixar um cachorro sozinho sem que ele chore

O período no qual o cachorro ainda é filhote se considera particularmente importante porque o comportamento dele posteriormente depende, em grande medida, do que o cachorro tenha apendido e experimentado durante esta fase de sua vida. Os cachorros se consideram filhotes até os 4 meses e meio, aproximadamente.

Quando o cachorro vem morar na nossa casa, geralmente ele nunca ficou sozinho, porque, pelo menos, seus irmãos fizeram companhia durante todos os dias das primeiras semanas de sua vida. Por isso, é compreensível que seja difícil para ele ficar sozinho a princípio. Para acostumar um cachorro a ficar sozinho, o mais importante é ter paciência com nosso pequeno amigo.

Depois de chegar ao novo lar, o filhote necessitará tempo para se acostumar ao entorno, às pessoas, à rotina e seus possíveis companheiros maiores. Se o deixamos sozinho logo de cara, o pequeno poderia estressar-se e entrar em pânico. Primeiro de tudo, queremos ganhar sua confiança e estreitar os laços. Isso é um requisito prévio importante para que ele esteja relaxado e possa ficar sozinho. Quando o cachorro tenha se acostumado depois de uns dias, pode-se começar com exercícios curtos durante a vida cotidiana.

Como deixar um cachorro de 2 meses sozinho

Durante os primeiros meses, não se deve deixar o cachorro sozinho por ele ser tão jovem. O melhor seria que um membro da família fique com ele sempre durante as 5 a 7 semanas subsequentes a sua chegada ao novo lar. Durante esta temporada, o cachorro sente-se inseguro e necessita acostumar-se a sua nova família.

Para acostumar o cachorro a ser mais independente, comece com exercícios suaves. Quando está ocupado, por exemplo, com um brinquedo, saia do cômodo durante um minuto, mas não mais que isso, para que ele não sinta sua falta ainda. Desta forma, ele aprende que você voltará depois que saia e que é completamente normal ficar sozinho um tempinho.

Como deixar sozinho um cachorro de 3 meses

Com o tempo e depois de ter acostumado o cachorro que estar sozinho em um cômodo durante um minuto é normal e que não tem problema, pode-se aumentar ligeiramente o nível de dificuldade. Agora saia do cômodo, ainda que o cachorro não esteja distraído. Primeiro fique sozinho dois minutos fora de onde ele está e volte a entrar. O mais importante é que você faça de maneira relaxada e cotidiana, porque é algo totalmente normal. Se o cachorro chora enquanto você não está, ignore-o e reduza o tempo da ausência da próxima vez, mas felicite-o quando tenha mantido a calma, um método que se conhece como reforço positivo em cachorros.

Se o cachorrinho consegue ficar sozinho vários minutos em um cômodo, você pode começar a sair do apartamento ou de casa durante alguns minutos. Você deve deixar o cachorro sozinho quando ele está dormindo. Além do mais, é melhor que você não se despeça dele, mas, sim, veja como algo normal e frequente. A princípio, saia somente durante alguns minutos, vá tirar o lixo ou checar a correspondência. Se você demonstra calma, o cachorro também não ficará nervoso.

Quando o cachorro domina essas frequentes e breves ausências sem problemas, pode-se aumentar a duração e variar os períodos. De vez em quando, regresse após dez minutos, depois regresse em cinco, em outra ocasião, em quinze. Assim, ele se acostumará aos horários flexíveis, mas sabendo que você sempre regressará.

Conselhos para deixar um cachorro sozinho em casa

Alguns cachorros sentem medo ao abandono, por isso devemos conseguir que o cachorro confie em nós, que se sinta feliz e equilibrado. Tudo isso nos ajudará a ensiná-lo a ficar sozinho sem que sinta ansiedade por separação:

  • Tenha uma rotina: leve o cachorro para passear todos os dias no mesmo horário, mesmo aos finais de semana. Procure que ele faça exercício, tanto físico como mental, para cansar-se. Um cachorro necessita um passeio com exercício de no mínimo 30 minutos. Desta forma, se relaxará quando chegue em casa e descansará o tempo em que está sozinho.
  • A hora da comida: tenha em conta que o cachorrinho deve comer antes que você saia, mas, com frequência, vomitam a comida por estresse por ficarem sozinhos. Portanto, planeje alimentá-lo com tempo suficiente antes de que você saia para que ele possa comer tranquilamente e depois relaxar-se.
  • Prepare um lugar tranquilo para ele: deixe a sua disposição brinquedos, sua cama, comida e água, tudo em um cômodo seguro, em que ele não possa destroçar os móveis ou almofadas, mas não tranque-o em um cômodo pequeno, nem amarre-o, porque ele poderia sentir-se preso e associará o fato de ficar sozinho com um sentimento ruim.
  • Cuidado com os engasgos: não deixe petiscos nem brinquedos com os quais possa engasgar-se. Você sempre deve poder vigilar seu cachorro quando ele esteja comendo ossos e petiscos. Frequentemente os cachorros começam a destroçar brinquedos inadequados e a comer os pedaços o que pode ser extremamente perigoso.
  • Som de fundo: alguns cachorros sentem-se bem com a música relaxante de piano ou o barulho da rádio ou da televisão. Tente acalmá-lo deixando a televisão ligada com o som baixo, para que ele se sinta acompanhado.
  • Peça ajuda: se você tem que deixar seu cachorro sozinho mais de duas horas, peça a um vizinho ou um amigo que passe para vê-lo e, inclusive, leve-o para passear. Os cachorros também não aguentam tanto tempo sem fazer xixi.

Deixar cachorro sozinho é crime?

Você pode se perguntar se deixar cachorro sozinho é crime e, como você pôde ver ao longo deste artigo, deixar o animal sozinho depois de adulto por algumas horas é normal, até porque você tem que ir trabalhar, fazer compras, etc.

Mas, você deve ter atenção a outros fatores que necessitam serem levados em consideração ao deixar o seu animal sozinho, pois, do contrário, sim, pode ser considerado um crime. A Lei 9.605/98[1] trata dos crimes ambientais e outras providências e em seu artigo 32, do capítulo V, Seção I, especifica que é um crime contra a fauna:

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Portanto, quando você deixa o seu cachorro sozinho, deve deixá-lo com todas as condições adequadas, isto é, com água, comida, cama, espaço para circular, local adequado para fazer suas necessidades e descansar e por um curto período de tempo.

Vale ressaltar, ainda, que deixar um cachorro sozinho vários dias, como em casos em que você vá fazer uma viagem, por exemplo, pode, sim, se enquadrar na prática de maltrato animal e ser considerado um crime. Caso você vá viajar ou precise se ausentar da sua casa por um longo período, garanta que o seu animal terá os cuidados necessários e companhia de alguém que você tenha confiança que vá tratá-lo bem.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como acostumar um cachorro a ficar sozinho, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Referências
  1. Lei 9.605/98. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm#:~:text=ano%2C%20e%20multa.-,Art.,a%20um%20ano%2C%20e%20multa.> Acesso em: 10 de março de 2021.
Bibliografia
  • KONRAD, Lorenz. Consideraciones sobre las condutas animal y humana. Ed Planeta-Agostini, 1985.
  • RODRÍGUEZ, Eric. Adiestra en positivo. Guía completa para educar a tu perro desde cero. Vergara Ediciones, 2019.