Comida para coelho filhote

Comida para coelho filhote

Os coelhos são animais que estão ganhando cada vez mais popularidade como animais de estimação. Por isso, se você acaba de adotar um coelho recém-nascido ou se tiver resgatado um coelho para cuidar, você deve saber que em cada etapa de suas vidas os coelhos requerem uma série de cuidados específicos, entre os quais se destaca o tipo de alimentação mais adequada.

A alimentação correta de um coelho bebê deve ser baseada em algo mais do que uma seleção aleatória de alimentos verdes ou ração comercial, já que a saúde do coelho depende da alimentação. Você quer criar seu coelho corretamente desde o início, semana a semana? Então continue lendo este artigo do PeritoAnimal sobre comida para coelho filhote e tenha todas as informações de como fazer a vida do seu pet ainda melhor!

O que coelho come: primeiro alimento

A única comida para coelho filhote durante seus primeiros dias de vida é o leite materno. O mais recomendável seria que ele consumisse o leite desde o momento de nascimento até sua sétima semana de vida, mas sabemos que isso nem sempre é possível. Então, se você tem que cuidar da alimentação se um coelho recém-nascido, deverá utilizar uma fórmula preparada com leite de cabra, administrada através de uma pequena mamadeira à tarde, assim como a mãe faria.

Jamais tente administrar alimentos inadequados para a idade, uma vez que isso faria o coelho sofrer de diarreia, algo que nessa etapa inicial poderia causar morte por desidratação em poucos dias.

Coelho recém-nascido: como fazer o leite e administrá-lo

O leite caseiro para um coelho recém-nascido precisa lhe proporcionar os mesmo nutrientes que o leite materno original, sem produzir mal estar, gases, nem diarreia. Por isso, é recomendado preparar uma fórmula especial de leite para coelhos filhotes utilizando leite de cabra, gema de um ovo e uma colherzinha de xarope de milho. Se não conseguir encontrá-la, a fórmula receitada para gatos recém-nascidos também é adequada para coelhos. JAMAIS administre leite de vaca.

Antes de começar a alimentar o coelho recém-nascido, aqueça um pouco o leite e o coloque em um gotejador ou numa mamadeira de bico pequeno, testando para ver se a temperatura não está quente demais. Siga os passos abaixo para dar comida para coelho filhote:

  1. Pegue o coelho em seus braços com as patinhas para baixo, nunca de barriga para cima, e tente levantar um pouco sua cabecinha, sempre de maneira que seja confortável e tranquila. A intenção é simular a postura natural que o coelho adotaria ao tomar o leite de sua mãe.
  2. Introduza a ponta da mamadeira de um lado da boca, nunca na frente. Quando tiver introduzido, você poderá girá-la um pouco para a frente.
  3. Aperte suavemente para que um pouco de leite saia. Ao sentir o sabor, o filhote de coelho começará a sugar sozinho.
  4. Quando sua barriga ficar redondinha, quer dizer que ele está cheio.

Como você pode ver, é muito fácil. Embora as mães alimentem seus coelhos filhotes uma ou duas vezes ao dia, por não ter o leite materno verdadeiro é provável que você precise alimentá-lo mais vezes, por isso é necessário vigiar o comportamento para notar quando ele estiver com fome.

A quantidade deve ser aumentada gradualmente, começando com apenas 3 mililitros a cada mamada durante a primeira semana de vida, duas vezes ao dia, até chegar aos 15 mililitros por mamada durante as semanas 6 ou 7.

É claro que esses valores são apenas indicativos, já que cada coelho tem necessidades nutricionais diferentes com base em seu tamanho, de maneira que te recomendamos novamente examinar o coelho recém-nascido e estabelecer a quantidade exata que o corpo precisa para ficar saciado.

Se você acabou de adotar um coelho recém nascido, veja este outro artigo em que damos várias sugestões de nomes para coelhos

Coelho filhote: alimentação com feno

Se você está aprendendo a como criar um coelho, saiba que ingerir feno traz múltiplos benefícios, tanto para os dentes do coelho filhote como para seu sistema digestivo, além de ajudá-lo a eliminar as perigosas bolas de pelo. Na natureza, os coelhos bebês mordiscam a grama ou relva que se encontram próximas de seu ninho, mas em casa é melhor utilizar o feno.

O mais importante é lhe fornecer o feno, seja de alfafa ou de grama, embora nessa etapa inicial a alfafa seja mais recomendável, pois contém uma maior quantidade de nutrientes e cálcio. No entanto, a alfafa é contra-indicada para coelhos maiores de seis meses.

Se você está se perguntando quando começar a dar feno para seu coelho filhote, deve saber que a partir da terceira semana de vida você pode começar a introduzi-lo, sem deixar de dar leite. Como ocorre com todos os filhotes do reino animal, o mais recomendável é realizar uma mudança alimentar de forma progressiva, retirando pouco a pouco o leite e introduzindo cada vez mais o feno na alimentação do filhote de coelho.

Saiba também: Vacinas para coelho

O que coelho come: ração ou pellets

É recomendável administrar ração e pellets de forma moderada para uma boa alimentação do coelho, sempre garantindo que sejam de boa qualidade. Não se deixe levar pela propaganda dos produtos, observe atentamente ingredientes, algumas marcas definitivamente não são indicadas para ser comida para coelho filhote. Muitas dizem ser o melhor para seu coelho, mas ao olhar rapidamente os rótulos é possível ver grandes quantidades de gorduras, açúcares e até mesmo proteínas. Descarte qualquer coisa que contenha nozes, sementes ou similares.

A ração e os pellets de qualidade são constituídos de fibra pura, as quais são muito mais adequadas para a saúde do seu coelho recém-nascido, dando-lhe os nutrientes adequados e evitando problemas de obesidade, gripe, fígado gorduroso e vício em açúcares. Assim, a partir da quinta semana de vida, você pode começar a incorporar esse alimento na dieta do seu filhote de coelho.

Coelho filhote: iniciação com alimentos sólidos

O estômago desses pequenos mamíferos é muito sensível, por isso é recomendável experimentar os diferentes vegetais pouco a pouco, sem oferecer uma grande variedade de forma repentina. Do contrário, isso causará diarreia e problemas estomacais no coelho filhote.

As verduras mais recomendáveis para alimentação do coelho são:

  • Alface;
  • Cenoura (em pequenas quantidades);
  • Couve-flor;
  • Acelga;
  • Espinafre (em pequenas quantidades);
  • Rabanete;
  • Aipo;
  • Tomate;
  • Pepino;
  • Alcachofra;
  • Couve;
  • Folhas de mostarda;
  • Flocos de aveia;
  • Coentro.

Experimente dar ao seu coelho filhote pequenos pedaços de um desses ingredientes todos os dias e observe as reações. Você também pode adicionar pequenos pedaços de frutas como:

  • Maçã;
  • Pêssego;
  • Damasco;
  • Manga;
  • Abacaxi;
  • Morango;
  • Pera;
  • Mamão.

Agora que você sabe quais são os alimentos adequados para um coelho bebê, vamos te explicar como administrá-los de acordo com cada caso.

Conheça: Doenças mais comuns nos coelhos

Filhote de coelho selvagem: como alimentar

Se você resgatou um coelho filhote ou uma ninhada de coelhos e não sabe como alimentá-los, aqui te mostraremos como. Adotar um desses animaizinhos como companhia doméstica não é a mesma coisa que resgatar um para ajudar a devolvê-lo à natureza, por isso, se o que você quer é cuidar de um filhote de coelho até que ele possa se defender sozinho, siga as seguintes recomendações:

  • Administre leite formulado durante a primeira semana, de acordo com o procedimento já explicado;
  • Manipule o coelho recém-nascido o mínimo possível, para que ele não se acostume a você e nem dependa de seus cuidados;
  • Na segunda semana, comece a lhe oferecer grama fresca e deixe que ele coma sozinho, alternando-a com o leite formulado. Coloque junto a ele um pequeno recipiente com água baixa, para evitar que se afogue;
  • No começo da terceira semana, adicione à dieta pequenos pedaços de vegetais e observe se não causam danos ao coelho filhote. Certifique-se de que ele sempre tenha água;
  • Quando notar que ele consegue se alimentar tranquilamente e caminhar bem, coloque a gaiola que estava utilizando no jardim para que, dessa forma, ele se acostume a estar ao ar livre;
  • Sob sua supervisão, deixe-o correr pelo jardim por conta própria;
  • Quando for capaz de se defender por si mesmo, escolha um bom lugar para deixá-lo livre. Certifique-se de que há outros coelhos na área.

Como alimentar um coelho filhote sem mãe

Existem diversas razões pelas quais um coelho filhote pode ficar sem a mãe, ela ter morrido ou ter o rejeitado. Se um coelho recém-nascido ficou sem mãe e você o adotou, siga este calendário para alimentação do coelho:

  • Semanas 1 e 2: apenas leite de fórmula, ao meio dia e no final da tarde;
  • Semanas 3 e 4: leite de fórmula no mesmo horário. Coloque feno de alfafa em grandes quantidades para que ele coma quando quiser;
  • Semanas 5 a 7: leite de fórmula no mesmo horário, reduzindo os ml por mamada. Feno de alfafa e ração de qualidade em pequenas quantidades;
  • Semana 8: desmame, após essa semana não se deve mais administrar o leite. Apenas o feno de alfafa, ração e início dos alimentos sólidos crus, como frutas e legumes para coelhos.

Lembre-se de aumentar os mililitros de leite durante as primeiras semanas, como explicamos acima, e voltar a reduzir sua quantidade até suspendê-lo por completo no momento do desmame, inserido outros tipos de comida de coelho.

Como alimentar um coelho filhote doméstico

A partir da oitava semana até os sete meses, ocorre o crescimento final do coelho, passando de filhote para coelho jovem ou adolescente. Até os três meses, a maior parte da alimentação será constituída pela ração, o feno de alfafa, pellets ocasionais e pequenas porções de frutas e vegetais.

Do quarto mês adiante, as porções de alimento cru vão aumentar, para ir substituindo pouco a pouco a ração. Ao chegar no sétimo mês, a alimentação do coelho já será como de um adulto. Se você lhe oferecer uma dieta variada em vegetais e frutas, não serão necessárias rações processadas nem suplementos vitamínicos. No entanto, se você acha que a dieta precisa da incorporação desse alimento, busque orientação de um veterinário. Além disso, nesse mesmo mês você deve começar a substituir o feno de alfafa pelo feno de grama, muito mais saudável para os adultos.

Nunca se esqueça de oferecer água fresca em todas essas etapas, seja ele um coelho filhote ou um coelho adulto, assim como observar todas as reações do seu coelho diante dos alimentos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Comida para coelho filhote, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Lactância.

Bibliografia
  • MINI COELHOS. Feno. Disponível em: <http://www.minicoelhosbaby.com.br/2012/04/feno-o-complemento-perfeito.html>. Acesso em 11 de março de 2021.