Começar no Agility

Começar no Agility

O Agility é um esporte muito divertido e completo, apropriado para todo o tipo de cachorros com mais de 18 meses de idade. Consiste na combinação de um guia (tutor) que conduz o cachorro por uma percurso pré-estabelecido, enquanto supera diversos obstáculos seguindo uma ordem e tempo. Finalmente os juízes determinam o cachorro vencedor baseando-se na sua habilidade e destreza.

Este esporte desenvolve a inteligência, a obediência, a agilidade e a concentração do cão além de fortalecer os seus músculos e fomentar a compenetração. Para começar, é necessário que o cachorro já conheça os comandos de obediência básicos.

A verdade é que todo mundo pode praticar o Agility com cachorro se tiver predisposição, vontade de passar um bom momento e tempo suficiente, não é preciso que tenha conhecimentos avançados nem uma grande capacidade como adestrador. Continue lendo este post do PeritoAnimal para entender como se iniciar no Agility para cachorro e as dúvidas mais comuns sobre o tema.

Regulamento da FCI sobre o Agility

O Agility para cachorros é um tipo de competição que dispõe de um regulamento internacional elaborado pelo FCI (a Federação Cinológica International) que se encarrega de organizar o campeonato oficial e fixar as normas básicas, embora em todo o mundo (incluindo Brasil) existam provas não homologadas que permitem praticar livremente esta atividade.

Lembre-se que praticar Agility com o cachorro é uma forma divertida de passar um bom momento junto com o seu animal de estimação, por esse motivo deverá fazê-lo apenas com um cão adulto (pelos menos 18 meses de idade), que não se encontre gestante, doente, ferido ou medicado. As pessoas que pratiquem este tipo de práticas serão expulsa de forma imediata.

Categorias dos cachorros no Agility

Como já comentamos anteriormente todo o tipo de cão pode praticar o Agility, sempre que se encontre saudável e com vontade. Por esse motivo desenvolveram-se três categorias nas competições oficiais:

  • Categoria S ou pequena: participam nela os cachorro abaixo dos 35 centímetros até a cernelha.
  • Categoria M ou média: os cachorros desta categoria situam-se entre os 35 a 43 centímetros até a cernelha.
  • Categoria L ou grande: a última categoria é para os cães que ultrapassem os 43 centímetros até a cernelha.

Percursos e tipo de obstáculos

Os circuitos de Agility têm uma grande variedade de obstáculos colocados de forma aleatória no terreno onde se faça a competição. A quantidade e variedade de obstáculos determinam o grau de dificuldade e velocidade a que o cachorro será sujeito. Existe uma margem de tempo definido para realizar todo o percurso definido numa determinada ordem.

Um percurso de Agility para cachorro profissional deve:

  • Ter um espaço de pelo menos 24 x 40 metros. A pista no seu interior será de pelo menos 20 x 40 metros.
  • O comprimento do percurso terá entre 100 a 200 metros e contará com uns 15 ou 20 obstáculos (pelos menos 7 serão barreiras).
  • O tamanho dos saltos serão proporcionais à categoria do cão que compete.
  • A distância entre obstáculos também será fixada em função da categoria do cão.
  • O guia deve ser capaz de se situar de ambos os lados de cada obstáculo se for necessário.

Obstáculos do Agility para cães

Além disso terá diversos tipos de obstáculos que o cão deve superar:

  • Barreiras de salto
  • Muro ou viaduto
  • Roda
  • Gangorra
  • Paliçada
  • Passadiço
  • Túnel de lona
  • Túnel rígido
  • Slalom
  • Salto em comprimento
  • Mesa

Onde posso começar a praticar Agility

Antes de se inscrever com o seu cachorro nas competições de Agility, você deve iniciar-se adequadamente no Agility e atingir o nível básico. É importante que este processo aconteça gradualmente sem forçar o cachorro nem o explorar fisicamente.

Para isso existem duas opções, procurar um clube onde ensinem a praticar Agility ou elaborar um percurso em sua casa, uma opção muito divertida mas viável para poucas pessoas.

  • Inscrever-se em um clube/escola é a ideia mais adequada para quem quer praticar este esporte e iniciar-se nas competições oficiais, uma vez que os professores podem guiá-lo, ensinar-lhe técnicas, formas de motivação, o ritmo adequado, etc. Além disso, nas aulas você estará acompanhado de outras pessoas, algo que fomenta a socialização do cão e aumenta a sua predisposição ao ver outros cães a fazer o mesmo.
  • Criar o percurso Agility em casa é uma ideia fantástica para aqueles que querem curtir com o seu pet, aprendendo de forma independente e sem pressão. Se você tem um jardim ou quintal suficientemente grande, vá em frente! Você passará grandes momentos com o seu cachorro!

Outros esportes com cachorros

Todas as atividades físicas com cachorros têm o benefício comum de melhorar o nosso vínculo com eles, canalizar o estresse e prevenir o sobrepeso. Algumas raças se adaptam melhor a alguns tipos de atividades, assim como seus tutores, o importante é se manter ativo e respeitar os limites da cada indivíduo.

No vídeo abaixo sugerimos 5 atividades físicas caninas, incluindo o agility, e suas recomendações mais importantes:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Começar no Agility, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Esportes.