Partilhar
Partilhar em:

Com que idade um cachorro vira adulto?

Com que idade um cachorro vira adulto?

Ver fichas de  Cachorros

Saber a idade do seu cachorro não só é importante para, por exemplo, calcular a equivalência entre os anos que está com você e a sua idade em "anos de cachorro", como além disso, cada etapa de vida do cão requer uma série de cuidados e uma alimentação específica.

Se o seu cachorro está com você desde filhote, não será difícil que repare nas mudanças que se produzem tanto no seu corpo, no seu tamanho e na sua personalidade. No entanto, chega um momento em que a etapa de filhote se acaba e o cachorro vira adulto, por isso deve estar atento a esta importante alteração para que saiba como cuidar do seu cachorro nesse momento e nas próximas etapas da sua vida. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber com que idade um cachorro vira adulto.

Também lhe pode interessar: Vantagens de adotar um vira-lata

Que mudanças acontecem quando vira adulto

Tal como acontece com os seres humanos, os cachorros passam por diversas fases de crescimento desde o momento do seu nascimento e são várias as etapas que atravessam antes de chegarem á idade adulta.

A etapa de adulto é a etapa mais longa na vida do seu cachorro, em que finalmente alcança não só o seu tamanho definitivo, como também se define o que será a sua personalidade, deixando para trás o caráter tímido e até nervoso que caracteriza este período do cachorro e adolescente. Além disso, ao chegar à idade adulta, o seu cachorro alcançará a maturidade sexual.

Ter uma boa relação com o seu cachorro antes que se converta em adulto é fundamental. Isto implica formar um vínculo afetivo com ele, tal como dar-lhe o adestramento necessário para o educar e tornar a convivência mais simples e agradável para toda a família. é por isso que, antes de chegar à idade adulta, o seu cachorro tem que ter aprendido as normas que guiaram o seu comportamento, além de ter sido exposto ao contacto com pessoas estranhas à família e a outros cachorros para poder otimizar a sua etapa de socialização.

Da mesma forma, durante a sua vida adulta o cachorro precisará de uma dieta variada baseada em proteína por isso recomendamos que se aconselhe com o seu veterinário sobre o que é mais conveniente para o seu amiguinho peludo de acordo com a sua raça, tamanho e o seu estado de saúde.

Em que momento um cachorro vira adulto?

Certamente já ouviu dizer que cada ano humano equivale entre 7 a 9 anos para o seu cachorro, mas a verdade é que este cálculo não é nada exato, sobretudo porque não se aplica todos os cães da mesma forma e porque não permite saber em que etapa da vida se encontra o seu cachorro.

Mais que saber quantos anos tem o seu cachorro na escala humana, é muito mais importante saber a fase que atravessa, e uma destas, a mais longa de todas, é a fase adulta.

O momento de atingir a fase adulta depende da raça e inclusivamente varia entre cachorros da mesma raça, visto que cada um se desenvolve de forma diferente, ao seu próprio ritmo. O que sim é certo é que as fêmeas deixam a etapa de filhote mais rápido que os machos. Embora varie de um cachorro para outro, pode ter uma ideia de quando o seu cachorro deixa de ser um filhote:

  • Em raças pequenas considera-se adulto um cachorro entre os 9 meses a 1 ano.
  • Em raças médias costuma ser entre 1 ano a um ano e meio.
  • Em raças grandes terá que esperar até aos 2 anos.
  • Em raças gigantes este período estende-se entre os 2 anos e meio e os 3 anos.

Como pode ver, à medida que aumenta o tamanho do cachorro, mais tempo irá demorar a alcançar a maturidade mas regra geral com dois anos costumam ser considerados adultos, esta é uma forma de facilitar o cálculo.

Esta maturidade de que falamos costuma ser principalmente a física, visto que a personalidade e o caráter, embora também devessem estar definidos ao atingir as respetivas idade, dependerão muito da forma como criou o seu cachorro, do adestramento que lhe deu, da genética e da oportunidade que lhe deu para satisfazer todas as suas necessidades de cada etapa de crescimento.

Além do cálculo que já lhe explicámos, também poderá saber se o seu cachorro atingiu a sua idade adulta quando este deixar de crescer e superar a etapa de rebeldia que caracteriza a adolescência canina. Como é óbvio, esta última só será possível com muita paciência e um bom adestramento.

Esperamos que este artigo lhe seja útil para descobrir quando o seu cachorro vira adulta.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que idade um cachorro vira adulto?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Com que idade um cachorro vira adulto?

O que lhe pareceu o artigo?

Com que idade um cachorro vira adulto?
1 de 3
Com que idade um cachorro vira adulto?