Com que idade o cão deixa de ser filhote?

Com que idade o cão deixa de ser filhote?

Saber quando um cachorro deixa de ser filhote é uma dúvida muito frequente. A idade serve para nós como referência para modificar a sua alimentação, dando lugar à alimentação de um cão adulto. A mudança de idade também nos ajuda a saber quando podemos começar a exercitá-lo de forma ativa e muitas outras questões relacionadas com os cuidados diários.

No entanto, nem todos os cães envelhecem da mesma forma, os cachorros de grande porte costumam chegar à fase adulta mais tarde que os de pequeno porte. Usualmente, os cachorros se tornam adultos entre o 9º mês de vida e o 18º, dependendo do porte e da raça.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos te explicar com que idade o cão deixa de ser filhote e se converte em adulto de forma detalhada, assim como alguns conselhos úteis e considerações que deve ter em conta.

Quando um cachorro deixa de ser filhote?

O cachorro deixa de ser filhote em períodos diferentes de acordo com o porte e a raça. Ou seja, essa definição está diretamente relacionada com o tamanho do cachorro e pode variar bastante de uma raça para outra. Desta forma, consideramos que um cachorro é adulto da seguinte forma:

  • Cães de pequeno porte: entre os 9 e 12 meses.
  • Cães de médio e grande porte: entre os 12 e 15 meses.
  • Cães de porte gigante: entre os 18 e 24 meses.

Uma vez alcançada a idade correspondente de acordo com o seu tamanho, o cachorro passa a ser um jovem e, geralmente a partir dos dois anos considera-se que é completamente adulto.

No entanto, deve se lembrar que cada cachorro tem um ritmo de crescimento diferente e que o envelhecimento também está relacionado com outros fatores. Para saber com exatidão quando o seu cão deixa de ser filhote, pode consultar o seu veterinário de confiança, ele irá fornecer-lhe essa informação depois de o examinar. Também o veterinário pode ajudar a detetar se algo está passando com o seu cachorro e ele não cresce como devia.

O que significa o seu cão deixar de ser filhote?

Para começar, existem uma série de mudanças relacionadas com os cuidados, como é o caso da alimentação. O filhote deixará de utilizar a gama junior para se iniciar na alimentação adult, que contém menos gordura e mais proteína, necessidades nutricionais específicas para esta etapa.

Também é o momento de começar a dar passeios mais longos, assim como iniciá-lo na atividade física e nos esportes caninos de forma progressiva. Isso irá ajudá-lo a desenvolver a sua musculatura e a aliviar o estresse que se acumula no seu corpo.

Também é o momento de consolidar a obediência básica (sentar, vir, quieto, deitar,...) e dar lugar às ordens de adestramento avançadas. Tudo o que poder ensinar-lhe, incluindo os jogos de estimulação mental, serão imprescindíveis para que a mente do seu cachorro se mantenha jovem durante muito mais tempo. Ofereça-lhe novas experiências e realize com ele atividades que não podia realizar quando era filhote, isso irá proporcionar-lhe o bem-estar que precisa.

Não se deve esquecer das rotinas de higiene e saúde, necessárias e fundamentais para se manter livre de qualquer doença ou parasita. Algumas destas rotinas são:

  • Desparasitação interna
  • Desparasitação externa
  • Seguimento do calendário de vacinação
  • Visitas veterinárias a cada 6 ou 12 meses
  • Limpeza bucal
  • Limpeza ocular
  • Limpeza auditiva
  • Banhos mensais

Não se esqueça que quando um cão deixa de ser filhote pode se submeter à castração ou esterilização, uma prática bastante recomendável para evitar futuros problemas de comportamento assim como ninhadas indesejadas. A castração apresenta várias vantagens, que repercutem de forma positiva na sua saúde.

Se acha que o seu cachorro não está crescendo, leia o artigo do perito animal sobre esse tema!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que idade o cão deixa de ser filhote?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.