Cólera aviária - Sintomas e tratamento

Cólera aviária - Sintomas e tratamento

A cólera aviária é uma doença bacteriana relativamente comum entre as aves de criação e também atinge as aves domésticas e silvestres. É uma alteração que se manifesta com menor ou maior gravidade, sendo potencialmente mortal. É altamente contagiosa e pode causar uma verdadeira epidemia se houver várias aves vivendo juntas, uma vez que também é resistente a muitos antibióticos.

Neste artigo do PeritoAnimal, veremos o que é a cólera aviária, quais são os seus sintomas, o tratamento que pode ser implementado e como evitar o seu aparecimento.

O que é a cólera aviária?

Esta doença é de origem bacteriana. Especificamente, é causada pela bactéria Pasteurella multocida. Diferentes serotipos (grupos de microorganismos como bactérias ou vírus) e graus de virulência podem desencadear a doença. Além disso, é uma bactéria muito resistente no ambiente. Algumas galinhas com coriza infecciosa agravam o seu estado, sofrendo também de cólera aviária. As aves podem ter esta bactéria como parte da flora normal do sistema respiratório, razão pela qual é considerada um agente patogênico secundário em outras doenças, embora possa ser o próprio gatilho primário.

Além das aves de criação, as aves domésticas e as silvestres também podem sofrer de cólera aviária. A transmissão da doença ocorre por via horizontal e as aves cronicamente infectadas são a principal fonte de infecção[1].

No entanto, a bactéria também pode ser encontrada em outros animais, incluindo humanos. As aves são infectadas pela ingestão das bactérias que contaminaram os alimentos ou a água, sendo que os excrementos de aves doentes ou portadoras são outra fonte de infecção. Além disso, outra via possível de contaminação é a respiratória, por inalação ou espirro, e cutânea, por meio de feridas e diferentes tipos de lesões.

Se você cuida de algum desses animais, veja quais são as doenças mais comuns em aves domésticas.

Quais os sintomas da cólera aviária?

A gravidade do quadro será influenciada pelo tipo do vírus. Também devem ser levados em conta as espécies afetadas, o estado de saúde da ave doente, o ambiente em que vivem, a gestão do local, etc. Dependendo dos sintomas apresentados, é possível falar em uma infecção extremamente aguda, aguda ou crônica. A infecção extremamente aguda é caracterizado pela morte súbita das aves afetadas, sem que sejam detectados quaisquer sintomas de doença.

Sintomas da cólera aviária aguda

Em geral, na forma aguda, a doença provoca elevação brusca na taxa de mortalidade, além de febre, anorexia, descarga mucoide, depressão e dispneia - uma dificuldade de respiração. Veja quais são os principais sintomas:

  • Falta de apetite (a galinha não come)
  • Febre
  • Sede
  • Sonolência
  • Prostração (a ave permanece imóvel)
  • Diarreia abundante que pode conter sangue
  • Problemas respiratórios
  • Muco
  • Cristas e barbelas ficam roxas porque a ave não consegue obter oxigênio suficiente
  • Sangramento generalizado

Sintomas da cólera crônica nas aves

Em sua forma crônica, são observadas lesões nas articulações, bainha dos tendões, edema de barbela e almofadas plantares. As lesões normalmente estão relacionadas a distúrbios vasculares e também podem ser observados pontos necróticos no fígado. Confira os principais sintomas deste caso da doença:

  • Barbela inchada devido ao pus acumulado
  • Artrite
  • Massas ou abcessos
  • Sangramento
  • Alargamento do fígado e do coração
  • Outras lesões internas

Tratamento da cólera aviária

O diagnóstico da cólera aviária é feito por meio da observação dos sinais clínicos, achados de necropsia e isolamento da bactéria nos tecidos das aves acometidas. Por ser uma doença bacteriana, apenas o veterinário pode diagnosticar a administração de antibióticos, embora nem sempre alcancem bons resultados devido à resistência de alguns tipos de bactéria.

Muitos antibióticos comumente utilizados não conseguem eliminar a bactéria. Para descobrir o medicamento mais recomendado, o ideal é fazer um antibiograma. Com o teste é possível determinar a quais antibióticos as bactérias presentes na ave são mais sensíveis ou resistentes.

A prevenção da doença é feita pela adoção de boas práticas de biosseguridade no local onde ficam as aves e vacinação. A alimentação adequada e a higiene são pilares fundamentais tanto para a recuperação como para a prevenção. Em geral, devido à melhoria das condições de vida das aves, é mais provável que encontremos casos crônicos do que casos agudos da cólera aviária.

Se você tem uma galinha como animal de companhia, você pode se interessar neste vídeo do nosso canal no YouTube:

Prevenção da cólera aviária

É possível proteger as galinhas por meio da vacinação e, claro, proporcionando condições de vida adequadas em todos os momentos. A boa notícia é que sim, existe uma vacina para a cólera aviária. A vacina pode ser administrada durante os primeiros meses de vida da ave e cabe ao veterinário indicar a forma mais apropriada de para a aplicação desta e de outras vacinas, bem como o protocolo em caso de necessidade de repetição de doses, uma vez que existem vários tipos de vacinas.

Para uma protecção mais completa, podem ser necessárias duas doses separadas por um período de 3 a 4 semanas. A aplicação, dependendo da vacina, é subcutânea, intramuscular ou oral. No entanto, é preciso levar em conta que, como existem vários tipos de bactérias, a vacina pode não proteger a ave contra todas elas. Isso significa que mesmo uma galinha vacinada pode contrair cólera aviária.

Outra curiosidade que pode te interessar a gente te explica no artigo por que galinha não voa?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cólera aviária - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Referências
  1. EMBRAPA. Agência de Informação. Frango de Corte. Disponível em <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/frango_de_corte/arvore/CONT000g3izw7tp02wx5ok0tf2hbwkwjw0sp.html>. Acesso em 18 de setembro de 2020.
Bibliografia
  • Huberman, Yosef Daniel y Terzolo, Horacio Raúl. 2016. Cólera aviar en aves de corral. Portal Veterinaria.
  • Ottinger, Doug. 2019. The Risks of Keeping Goats with Chickens. Backyard Poultry.