Coelho pode comer pão?

Coelho pode comer pão?

Quando se trata de viver com um animal de estimação em casa, muitas vezes esquecemos que cada espécie tem suas próprias exigências nutricionais, além de um ou mais grupos alimentares que são benéficos, em comparação com outros que são estritamente proibidos por serem até mesmo tóxicos e perigosos para eles.

Isso acontece com cães, gatos e até coelhos. Os coelhos se alimentam de plantas na natureza, portanto, alimentá-los com outro tipo de alimento em casa pode ser prejudicial, não importa o quanto você goste desse alimento. É por isso que elaboramos este artigo do PeritoAnimal para explicar se coelho pode comer pão. Boa leitura.

Pão duro é bom para os coelhos?

Certamente alguém recomendou ou você leu que os coelhos precisam de uma superfície dura para roer para desgastar seus dentes afiados que nunca param de crescer. Muita gente recomenda que seja dado a ele um pão velho e duro, poise seria ideal para isso. No entanto, este é um mito que é extremamente prejudicial ao coelho. O pão não só não fará nada para ajudar o desgaste dos dentes de seu coelho, mas também atrairá vários problemas de saúde, incluindo obesidade e transtornos estomacais como diarreia, o que pode colocar seu coelho em risco de morte por desidratação.

Se seu companheiro felpudo já sofreu um quadro de diarreia e você não sabe como agir, não perca nosso artigo sobre as causas e tratamento da diarreia em coelhos.

Coelho pode comer pão?

Afinal, coelho pode comer pão? Não, não ofereça pão a um coelho. Há muitos tipos de animais e muitas maneiras de classificá-los, uma delas é pelos alimentos que consomem. Desta forma, existem animais onívoros, carnívoros, herbívoros, insetívoros, hematófagos, entre outros. Nesta classificação, o coelho é herbívoro, e é por isso que é melhor para ele consumir ervas, vegetais e certas frutas, assim como alguns cereais. O pão pode ser delicioso para você e seu coelho pode até gostar, mas isso não significa que seja benéfico para sua saúde.

Acontece que o estômago de todos os animais é capaz de processar certas substâncias, rejeitando a presença de outras, e isto é o que acontece quando se dá pão ao coelho: o pão contém trigo, um cereal que certamente é recomendado para estes pequenos mamíferos, mas também contém amido, que só fará desastres no sistema digestivo do roedor. Isto porque o organismo do coelho é incapaz de processar corretamente uma substância como o amido, portanto fermenta, causa diarreia e afeta o estômago, desenvolvendo problemas mais graves como úlceras. Tudo isso vai rapidamente desidratar o animal, o que lhe causa muito desconforto e pode ser a razão de sua morte.

Por outro lado, a obesidade em coelhos é um distúrbio diretamente relacionado à ingestão de pão e não é segredo que existem muitas complicações de saúde que o excesso de peso traz consigo, independentemente da espécie.

Portanto, por todas as razões acima, recomendamos fortemente que você não dê ao seu coelho nenhum tipo de pão, nem biscoitos, bolos, doces ou outras guloseimas que nós, humanos, adoramos.

Se você acaba de adotar um coelho ou tem sentido que ele ainda não se conectou com você, recomendamos que assista a este vídeo em que falamos sobre como conquistar a confiança de um coelho:

Opções para desgastar o dente do coelho

Se você dava pão para o seu coelho pensando que o estava ajudando a desgastar os dentes, não se preocupe, há melhores opções para alcançar esse objetivo. O feno é o mais recomendado para o cuidado dentário desses animais, pois não só cumpre sua função, mas também é saudável e não há problema em comer a quantidade que eles desejarem.

Mantenha sempre na jaula uma porção de feno fresco para que o coelho possa mastigar o quanto quiser e quando quiser. Lembre-se que a alimentação do coelho deve consistir de alimentos granulados especialmente para coelhos, que você suplementará com porções de verduras frescas, pedaços esporádicos de frutas e muita água. Entretanto, se lhe aconteceu que seu coelho começou a rejeitar este alimento e, portanto, você se perguntou se os coelhos podem comer pão, seria melhor oferecer a ele um pedaço de madeira com esta finalidade (madeira não tratata, para não correr o risco de intoxicar o peludo).

Tenha em mente quais alimentos, mesmo os frescos, são benéficos para seu coelho e quais são prejudiciais, além de observar as reações do corpo de seu coelho após comer um ingrediente específico. Para fazer isso, não perca nosso artigo sobre frutas e legumes recomendado para coelhos.

Também temos outros textos sobre coelhos que podem te interessar:

  • Os melhores petiscos para coelhos
  • 10 sons de um coelho
  • Como fazer brinquedos para coelhos

Alimentos proibidos para coelhos

Além do pão, os coelhos não devem comer uma série de alimentos que podem oferecer algum tipo de risco à sua saúde. Aqui listamos alguns deles:

  • Batata
  • Inhame
  • Alho
  • Cebola
  • Nabo
  • Alho-poró
  • Cogumelos
  • Ervilha
  • Graviola
  • Figo
  • Damasco
  • Nêspera
  • Ameixa
  • Pêssego
  • Abacate

Neste outro artigo do PeritoAnimal você confere um guia completo sobre os alimentos proibidos para coelhos. E agora que você sabe que coelho não pode comer pão, talvez possa te interessar o vídeo a seguir sobre as plantas que coelho pode comer:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Coelho pode comer pão?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • People For The Ethical Treatment of Animals (PETA). Avocado, Cereal, and 13 Other Foods You Should Never Feed Your Rabbit. Disponível em: <https://www.peta.org/living/animal-companions/foods-rabbits-shouldnt-eat/>. Acesso em 23 de junho de 2021.