Coelho pode comer banana?

Coelho pode comer banana?

A banana é uma fruta rica em fibras e açúcares bastante saborosa para o paladar da maioria das pessoas e diversos animais. No entanto, ela nem sempre representa benefícios.

Quando se trata da alimentação do coelho, você sabe que ela não deve ser baseada apenas em alface e alimentos verdes. Apesar disso, nem todos os alimentos de origem vegetal são recomendados para eles. Você quer saber se coelho pode comer banana? Então continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Quais alimentos coelho pode comer?

A alimentação dos coelhos depende de sua idade porque, de acordo com cada estágio de vida, eles têm necessidades diferentes. Neste sentido, um coelho filhote precisa consumir leite materno durante as primeiras semanas de vida. Se for um coelho bebê órfão, você pode optar por alimentá-lo com leite maternizado para filhotes de gato ou de cachorro.

À medida que o coelho cresce, novos alimentos devem ser introduzidos em sua dieta. Um coelho jovem precisa consumir quantidades ilimitadas de feno fresco desde a oitava semana de vida até os 6 meses de idade. Para variar sua alimentação, você pode incluir ração em pellets para coelhos e flocos de aveia. Este também é o momento ideal para começar a incluir verduras verdes diariamente e frutas como recompensa.

A partir dos 7 meses de vida, o coelho pode ser considerado adulto e, portanto, tem outras necessidades nutricionais. Nesta fase, o coelho continua a exigir grandes quantidades de feno que devem estar disponíveis a todo momento, mas é possível acrescentar outros alimentos. Vegetais verdes e verduras formam o eixo principal da dieta junto com o feno, sendo o alimento mais recomendado para coelhos, enquanto o consumo de frutas deve ser limitado devido ao alto teor de açúcar.

Durante estas etapas e pelo resto de sua vida, o coelho deve ter acesso a uma tigela de água limpa e fresca em todos os momentos. A seguir explicaremos se coelho pode comer banana e os motivos para isso.

Coelho pode comer banana?

Sim, coelho pode comer banana, mas apenas em pequenas quantidades. Em um cenário ideal, os coelhos não devem comer bananas e explicamos alguns motivos para isso:

  • A banana possui altos níveis de amido. O amido é prejudicial ao sistema digestivo dos coelhos, que é capaz de ingerir celulose, mas não carboidratos e gorduras, portanto, comer bananas causará problemas de estômago desnecessários.
  • Contém muito açúcar. Embora todas as frutas tenham açúcar, as bananas as incluem em grandes quantidades, portanto não é um alimento recomendado para seu coelho. Pense na quantidade de açúcar que uma única rodela pode conter. Isso já é demais para um animal tão pequeno.
  • Há risco de obesidade. Um coelho que come bananas com frequência é mais propenso à obesidade e outras doenças relacionadas ao ganho de peso.
  • O coelho poderia se recusar a comer outros alimentos. Se você alimentar seu coelho com grandes quantidades de banana, é provável que ele se acostume tanto com seu sabor que se recuse a comer os alimentos verdes, tais como verduras e legumes, tão necessários para mantê-lo forte e saudável.

Como dar banana para o coelho?

Embora as bananas também forneçam nutrientes, é preciso muita cautela ao oferecê-la aos coelhos. Recomendamos que você não dê mais de uma rodela de um centímetro de espessura uma vez por semana.

Coelhos pode comer bananas maduras?

As bananas em todas as suas formas não são recomendadas em porções contínuas ou em excesso. Se você for oferecer ao seu coelho esta fruta, não dê a ele uma banana verde, pois pode causar problemas estomacais no peludo.

Coelho pode comer casca de banana?

Não, coelho não pode comer casca de banana. Na verdade, você nunca deve permitir que eles comam casca de banana. Não só poderia causar indigestão como até mesmo ser tóxica para o seu amigo peludo. Isso pode ocorrer pois infelizmente é comum que as bananas tenham suas cascas polidas com ceras ou produtos químicos para torná-las mais atraentes no comércio, sem falar dos agrotóxicos utilizados na plantação.

Coelho pode comer folhas de bananeira?

Também não é aconselhável oferecer-lhes as folhas, pois elas não trazem nenhum benefício.

O que a banana provoca nos coelhos?

Como já dissemos, a banana pode ser prejudicial aos coelhos, de modo que a ingestão excessiva desta fruta pode provocar problemas estomacais nestes animais, tais como diarreia, bem como excesso de peso e tudo o que isto implica. A banana é tóxica para coelhos se for dada em grandes quantidades ou de forma muito contínua.

Se o coelho comer acidentalmente uma porção considerável, isso não produzirá necessariamente nenhum dano a ele. Mas lembre-se de evitar que isso se repita.

Frutas que coelhos podem comer

As frutas fazem parte da alimentação do coelho, mas em uma porcentagem muito menor do que o resto dos alimentos para coelhos, portanto é melhor oferecê-las esporadicamente, como uma recompensa ou uma variante para introduzir um sabor interessante em seu cardápio. Como já explicamos, os alimentos devem ser baseados em feno, alimentos verdes e pellets.

Assim como as bananas devem ser dadas em pequenas quantidades para coelhos, oferecemos outras opções de frutas que são recomendadas para os coelhos que eles provavelmente vão gostar e que não causarão nenhum dano!

Frutas recomendadas para coelhos

  • Melancia
  • Abacaxi
  • Mamão
  • Maçã
  • Pêra
  • Melão
  • Cereja
  • Morango
  • Manga
  • Laranja
  • Tangerina
  • Pêssego
  • Kiwi

Embora estas frutas sejam boas para os coelhos, elas ainda são uma fonte considerável de açúcar. Por esta razão é melhor oferecer pequenas porções uma ou duas vezes por semana como complemento ao resto da dieta.

Não esqueça de lavar os frutos, remover as cascas grossas (como da manga e das frutas cítricas) e remover as sementes antes de oferecer este saboroso lanche ao seu coelho.

Agora que você já sabe que coelho pode comer banana, mas em pequenas porções, confira outros artigos em que falamos sobre os coelhos:

  • Coelho doente - 15 sinais de dor em coelhos
  • 10 sons dos coelhos
  • Por que meu coelho está triste?
  • Como fazer brinquedos para coelhos

Não perca ainda o vídeo a seguir em que detalhamos a alimentação de coelhos - filhote, jovem, adulto e idoso:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Coelho pode comer banana?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • HOUSE RABBIT SOCIETY. Suggested Vegetables and Fruits for a Rabbit Diet. Disponível em: <https://rabbit.org/suggested-vegetables-and-fruits-for-a-rabbit-diet/>. Acesso em 9 de junho de 2021.
  • RABBITS LIFE. Can I Give My Rabbit Cabbage?. Disponível em: <https://rabbits.life/banana/>. Acesso em 9 de junho de 2021.