
De certeza que já aconteceu mais de uma vez querer dizer ao seu pet que esse comportamento que acabou de ter foi do seu agrado. Desenvolver a comunicação entre o seu cachorro e você é um processo bonito e apaixonante, embora para alguns donos seja muito frustrante uma vez que não conseguem resultados.
A base de toda a comunicação é o carinho e a paciência, embora também seja útil para nós entender como o nosso pet pensa. No PeritoAnimal vamos explicar para você o uso de uma ferramenta muito interessante para melhorar a comunicação com o seu pet e, também reforçar o seu adestramento, o clicker.
Continue lendo este artigo e saiba o que é e como funciona o clicker para cães.
O que é o clicker?
O clicker é um pequena caixinha com um botão que emite um som cada vez que clica nele. Este instrumento é um reforçador de comportamento, assim cada vez que o cachorro ouvir o "click" vai perceber que fez algo de bem. É como se dissesse ao seu pet "muito bem feito" e ele entendesse.
Este reforçador de comportamento ajuda-nos em dois aspetos, por um lado é um substituto das guloseimas (a comida não deixa de ser um reforço positivo de comportamento) e por outro, podemos premiar um comportamento espontâneo do cachorro.
Imagine que está no parque com o seu cão. O seu cachorro está solto e a alguns metros de si. De repente, aparece um filhote que salta para cima do seu cachorro porque quer brincar. O seu cachorro senta-se e suporta com paciente o cachorro mais pequeno. Você vê esse comportamento e quer dizer ao seu cachorro "muito bem, esse comportamento é muito bom". Ao invés de ir correndo para dar uma guloseima ao seu cachorro, pois é provável que quando chegasse junto dele já fosse tarde, pode simplesmente clicar no botão do clicker para o premiar.
Com o clicker você também consegue se aproximar mais do seu pet e melhorar a vossa comunicação, este instrumento vai ajudar-vos a entenderem-se melhor. E não se esqueça que a melhor relação que pode ter com um cachorro é a baseada no carinho.

Vantagens do adestramento com clicker
O adestramento com clicker apresenta toda uma série de vantagens que deve ter em conta se ainda tiver dúvidas sobre o seu uso. Uma das mais notáveis é que através deste método o cachorro aprende para perseguir um propósito, não por hábito. Desta forma, a aprendizagem dura mais tempo porque o cão é consciente do comportamento e da ação que está realizando. Além desta, destacam-se os seguintes pontos:
- Simples: O seu manuseio é muito fácil de perceber.
- Criatividade: Ao facilitar a comunicação entre você e o seu cachorro, vai ser mais fácil para você ensinar-lhe muitos truques. Deixe a sua imaginação voar e passe ótimos momentos ensinando novas ordens ao seu pet.
- Estímulo: Este tipo de aprendizagem faz com que o seu cachorro esteja mais motivado e interessado.
- Concentração: A comida é um grande reforçador, mas por vezes o nosso cachorro está demasiado dependente dela e não presta atenção ao exercício. Com o clicker não existe esse problema.
- Reforço a distância média: Pode recompensar ações que o seu cachorro estará sempre do seu lado.

Carregar o clicker
Carregar o clicker não é mais que o processo ou exercício que deve realizar o seu cachorro para que ele associe o som do click a um prêmio.
O exercício básico de carga é emitir o som "click" e logo depois dar uma guloseima ao seu cachorro. Para saber mais sobre este processo entre no nosso artigo sobre carregar o clicker do cachorro no adestramento. É importante que antes de continuar com o adestramento com o clicker se certifique que este passo foi corretamente realizado e o seu cachorro percebeu como funciona o clicker.

Exemplo de adestramento com clicker
Imagine que quer ensinar ao seu cachorro fingir que chora ou que está triste, ou seja, que coloque a pata na cara.
Para isso siga estes passos:
- Escolha uma palavra para dar essa ordem. Lembre-se que deve ser uma palavra que o seu cachorro não ouça normalmente, caso contrário corre o risco de ele confundir e não conseguir que o adestramento funcione.
- Coloque no focinho do cachorro algo que o chame à atenção. Por exemplo, um post-it.
- Quando vir que ele coloca a pata para querer tirá-lo diga a palavra escolhida "triste", por exemplo.
- Logo depois clique no clicker.
- Quando estiver ensinando uma nova ordem ao cachorro pode usar pequenas guloseimas para além do clicker, assim de certeza que não se esquecerá e aprenderá mais rapidamente.
Como vê, trata-se de um exercício muito rápido. Fazê-lo apenas com guloseimas pode se tornar mais difícil do seu cachorro aprender.

Verdades e mentiras sobre o adestramento com clicker
Pode ensinar um exercício ao cachorro sem sequer tocar nele: verdade.
Com o adestramento com clicker pode ensinar-lhe exercícios sem a necessidade de tocar nele ou de lhe colocar uma coleira.
Pode conseguir que o seu cachorro esteja perfeitamente treinado sem nunca lhe ter colocado uma trela ou coleira: mentira.
Apesar de puder ensinar os exercícios sem a necessidade de colocar ao seu cachorro uma trela, vai precisar de uma coleira e trela para a aprendizagem. Isto é necessário quando começar a praticar os exercícios em locais onde haja muitas distrações, como a rua ou num parque.
De qualquer forma, a coleira e a trela utilizam-se apenas como medidas de segurança para evitar que o seu cachorro caminhe ou carro em zonas perigosas, como uma estrada. Não se utilizam como métodos corretivos ou de castigo.
Terá de recompensar o seu cachorro para sempre com comida: mentira.
Poderá eliminar gradualmente as recompensas de comida com um programa de reforço variável e diversificando os reforçadores. Ou, melhor ainda, usando reforçadores da vida cotidiana.
Um cachorro de idade pode aprender novos truques com o adestramento com clicker: verdade.
Não importa a idade do seu cachorro. Tanto os cães mais velhos como os filhotes podem aprender com esta técnica. O único requisito é que o seu cão tenha as forças necessárias para seguir um programa de adestramento.
Uso incorreto do clicker
Alguns treinadores têm a ideia de que o clicker é uma espécie de caixa mágica que funciona sem a necessidade de lhe dar comida ou proporcionar jogos ao cachorro. Estes treinadores têm o hábito de fazer click várias vezes sem dar nenhum reforçador. Então, nas suas sessões de adestramento ouve-se muito "click-click-click-click-click", mas não se vê muito reforçamento.
Ao fazer isto, os treinadores anulam o valor que o clicker tem, uma vez que não serve para reforçar os comportamentos do cachorro. No melhor dos casos, este é um procedimento inútil que incomoda mas não prejudica o adestramento. No pior dos casos, o adestrador concentra-se mais na ferramenta que no adestramento e não progride.

E se não tiver clicker?
O clicker é muito útil, no entanto não é imprescindível. Se não tiver um clicker, pode substituí-lo fazendo click com a sua língua ou usando uma palavra curta.
Lembre-se que deve usar uma palavra curta e que não usa com frequência para não confundir o cachorro. O som que usar no lugar do click deve ser diferente das ordens de obediência canina.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Clicker para cães - o que é e como funciona, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação básica.
- Pressione apenas uma vez o clicker por cada ação.
- Nunca use o clicker para chamar a sua atenção, poderia perder o seu significado de reforço positivo.
- O tempo que passa entre a ação positiva e o som deve ser muito curto, caso contrário o seu pet não entenderá.