Classificação dos animais quanto à alimentação

Classificação dos animais quanto à alimentação

A alimentação dos animais é muito variada e está relacionada à adaptação ao ecossistema em que eles habitam e, portanto, ao seu modo de vida e sua anatomia. A diversificação da alimentação é, de fato, uma das causas pelas quais o reino animal é tão diverso e foi capaz de de colonizar todos os ambientes possíveis.

Na natureza, encontramos todo tipo de animais que se alimentam de folhas, raízes, cadáveres, sangue, e até mesmo fezes. Quer conhecê-los? Neste artigo do PeritoAnimal, te mostramos uma completa classificação dos animais quanto à alimentação.

Alimentação dos animais

Os animais, durante seu processo evolutivo, se adaptaram a viver em muitos ambientes diferentes e a consumir os alimentos que estavam disponíveis. Muitos se especializaram em comer um único tipo de alimento, evitando a competição com outros organismos. Devido a isso, a alimentação dos animais é enormemente variada.

Para compreender melhor o processo evolutivo de cada animal e como ele se relaciona com seu ambiente (ecologia), é necessário conhecer a classificação dos animais de acordo com sua alimentação. Vamos começar!

Classificação dos animais quanto a alimentação

A classificação dos animais de acordo com sua alimentação se baseia no tipo de matéria a partir da qual eles obtêm seus alimentos. Assim, temos os seguintes tipos de animais:

  • Animais carnívoros.
  • Animais herbívoros.
  • Animais onívoros.
  • Animais decompositores.
  • Parasitas.
  • Coprófagos.

Embora os mais conhecidos sejam os três primeiros, em seguida falaremos de cada um deles.

Animais carnívoros

Os animais carnívoros são aqueles que se alimentam principalmente de matéria animal. Também são conhecidos como consumidores secundários devido ao fato de que normalmente se alimentam de animais herbívoros. Para conseguir isso, apresentam diferentes estratégias como uma grande velocidade, formação de manadas, caminhar silencioso ou camuflagem.

Os carnívoros assimilam a maior parte dos alimentos que consomem, uma vez que ela é muito semelhante à sua própria matéria. Assim, eles podem comer muito pouca comida e sobreviver por um longo tempo sem comer nada. No entanto, esses animais gastam muita energia obtendo comida, e tendem a passar muito tempo descansando.

Tipos de animais carnívoros

De acordo com o modo de obtenção do alimento, podemos encontrar dois tipos de carnívoros:

  • Predadores: são aqueles que obtêm seu alimento a partir de presas vivas. Para fazer isso, eles devem procurá-las, persegui-las e capturá-las, o que representa um enorme gasto de energia. Alguns exemplos de animais predadores são felinos (Felidae) e joaninhas (Coccinellidae).
  • Carniceiros: se alimentam de outros animais mortos. Os animais carniceiros não precisam gastar energia com predação, embora tenham o organismo preparado para evitar contrair infecções. Por exemplo, eles geralmente têm um ácido gástrico com pH muito baixo. Abutres (Accipitridae) e as larvas de algumas moscas (Sharcophagidae) são exemplos de animais carniceiros.

De acordo com seu alimento principal, temos os seguintes tipos de carnívoros:

  • Carnívoros generalistas: são animais que se alimentam de qualquer tipo de carne. Um exemplo é o milhafe-preto (Milvus migrans), que pode consumir insetos, pequenos mamíferos e até carniça.
  • Insetívoros ou entomógrafos: comem principalmente insetos. É o caso, por exemplo, de muitas espécies de aranhas (Arachnida).
  • Mirmecófagos: se alimentam de formigas, como os tamanduás (Vermilingua).
  • Piscívoros ou ictiófagos: são animais que comem, sobretudo, peixes. Um exemplo é o guarda-rio-comum (Alcedo atthis).
  • Planctônicos: muitos predadores aquáticos se alimentam fundamentalmente de plâncton. Este é o alimento principal que as baleias comem, assim como outros cetáceos.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam principalmente de matéria vegetal, por isso possuem aparelhos bucais mastigadores. Eles também são conhecidos como consumidores primários e são o alimento de muitos animais carnívoros. Por esse motivo, os herbívoros correm muito rápido, formam bandos, são capazes de se camuflar e apresentam outras estratégias de defesa, como o aposematismo animal.

A vantagem dos herbívoros é a grande facilidade com que eles obtêm alimentos, o que significa que eles têm um gasto energético muito baixo. No entanto, esses animais podem assimilar e tirar proveito apenas de uma pequena quantidade da matéria vegetal que consomem. Portanto, eles precisam de muita comida.

Tipos de animais herbívoros

Os animais herbívoros são classificados de acordo com o tipo de matéria vegetal da qual se alimentam. Muitos consomem um alimento principal, embora possam comer outros tipos de alimentos mais esporadicamente. Estes são alguns tipos de herbívoros:

  • Herbívoros generalistas: se alimentam de todo tipo de plantas e, inclusive, muitos tipos de tecidos vegetais. Um exemplo são os grandes ruminantes, como a vaca (Bos taurus), que come tanto plantas herbáceas como galhos de planta lenhosas.
  • Folívoros: se alimentam fundamentalmente de folhas. Por exemplo, o gorila-das-montanhas (Gorilla beringei beringei) e as lagartas de muitas espécies de mariposas (Lepidoptera).
  • Frugívoros: seu alimento principal são as frutas. Alguns morcegos, como o Eidolon helvum, e as larvas da mosca-da-fruta (Ceratitis capitata) são exemplos de animais frugívoros.
  • Granívoros: as sementes são seu alimento favorito. As aves de bico curto e largo se alimentam principalmente de sementes, como o verdilhão (Chloris chloris). Outro exemplo são as formigas Messor barbarus.
  • Xilófagos: são animais que se alimentam de madeira. O exemplo mais conhecido são os cupins (Isoptera), embora haja muitos outros insetos que comem madeira, como os besouros Dendroctonus spp.
  • Rizófagos: seu alimento principal são as raízes. Alguns animais rizófagos são as larvas de muitos insetos, como os besouros da família Scarabaeidae e a mosca-da-cenoura (Psila rosae).
  • Nectarívoros: consomem o néctar que as flores oferecem em troca da polinização. Entre os animais nectarívoros, encontramos as abelhas (Anthophila) e as moscas-das-flores (Syrphidae).

Animais onívoros

Os animais onívoros são aqueles que se alimentam tanto de matéria animal quanto de matéria vegetal. Para isso, apresentam todo tipo de dente, tanto os caninos para rasgar a carne, como os molares, para mastigar plantas. São animais oportunistas e com um aparato digestivo generalista.

Sua alimentaçao variada permite aos animais onívoros se adaptarem a todo tipo de ambiente, sempre que o clima permita. Por isso, frequentemente se tornam animais invasores quando chegam a novos lugares.

Tipos de animais onívoros

Os animais onívoros são muito diversos, por isso não existem exatamente tipos de animais onívoros. Contudo, como a única limitação à sua alimentação é seu modo de vida, podemos classificá-los de acordo com o lugar em que habitam. Neste caso, teremos os seguintes tipos de onívoros:

  • Onívoros terrestres: os onívoros mais be m sucedidos em terra são os camundongos (Mus spp.), o javali (Sus scrofa) e o ser humano (Homo sapiens).
  • Onívoros aquáticos: muitas espécies de piranhas (Characidae) são onívoras. Também algumas tartarugas, como a tartaruga-verde (Chelonia mydas), que é onívora apenas durante sua juventude.
  • Onívoros voadores: as aves com bicos longos e de largura média (bicos não especializados) são onívoras, ou seja, se alimentam tanto de insetos como de sementes. Alguns exemplos de aves onívoras são o pardal-doméstico (Passer domesticus) e a pega-rabuda (Pica pica).

Outras formas de alimentação animal

Existem muitas outras formas de alimentação animal bastante desconhecidas, mas não pouco importantes. Dentro da classificação dos animais de acordo com sua alimentação, podemos adicionar os seguintes tipos:

  • Decompositores.
  • Parasitas.
  • Coprófagos.

Animais decompositores ou detritívoros

Os animais decompositores se alimentam de restos de matéria orgânica, como folhas secas ou galhos mortos. Durante sua alimentação, decompõem a matéria e descartam o que não lhes serve. Entre seus dejetos, encontra-se uma grande quantidade de nutrientes que servem de alimento para as plantas e muitos tipos de bactérias fundamentais para a formação do solo.

Entre os animais decompositores, encontramos alguns tipos de anelídeos, como as minhocas da terra (Lumbricidae) e a maioria dos piolhos-de-cobra (Diplopoda).

Animais parasitas

Os parasitas são seres vivos que "roubam" nutrientes de outros organismos. Para isso, vivem aderidos à sua pele (ectoparasitas) ou dentro deles (endoparasitas). Esses animais mantém com seus hospedeiros uma relação chamada de parasitismo.

De acordo com seu hóspede ou hospedeiro, podemos distinguir dois tipos de animais parasitas:

  • Parasitas de animais: os ectoparasitas de animais ão hematófagos, se alimentam de sangue, como as pulgas (Shiphonaptera); enquanto os endoparasitas se alimentam diretamente dos nutrientes presentes em seu sistema digestivo ou outros órgãos. Um exemplo de endoparasita é a tênia (Taenia spp.).
  • Parasitas de plantas: são animais que se alimentam da seiva de das plantas. É o caso da maioria dos pulgões e percevejos (Hemiptera).

Animais coprófagos

Os coprófagos se alimentam de fezes de outros animais. Um exemplo são as larvas dos besouros-rola-bosta, como o Scarabaeus laticollis. Os adultos destes tipos de besouro arrastam uma bola de fezes na qual depositam seus ovos. Assim, as futuras larvas podem se alimentam dela.

Os animais que comem fezes podem ser considerados decompositores. Assim como eles, são fundamentais para a reciclagem da matéria orgânica e seu retorno à rede trófica.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Classificação dos animais quanto à alimentação, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Dobzhansky, T., Ayala, F. J., Stebbins, G. L., Valentine, J. W. (1980): Evolución. Omega.
  • Campbell, N. A., Reece, J. B. (2007): Biología. Médica Panamericana
  • Chinery, M (1995): Guía de Campo de los Insectos de España y Europa. Omega.
  • Speybroeck, J. et al. (2016): Guía de campo de los anfibios y reptiles de España y de Europa. Omega.