Ciúmes entre gatos e cães


Os nossos queridos pets emocionam-se e também são capazes de sentir ciúmes tal como os humanos. Se já tem um cão ou um gato em sua casa e espera a chegada de um animal de espécie diferente deve ter em conta certas considerações que o ajudarão a ter uma melhor convivência.
Aqui lhe damos os nossos conselhos para evitar os ciúmes entre gatos e cães. Continue lendo os conselhos do Perito Animal para conseguir a melhor convivência entre ambos.
O primeiro passo é a socialização
O seu cachorro é sociável? No Perito Animal sempre motivamos as pessoas a socializarem os seus pets com pessoas e animais de todo o tipo, isto quer dizer que o deve tornar capaz de participar e desfrutar da companhia dos que o rodeiam.
Tanto se o animal que já tem em casa é um cão ou um gato deve fazer todos os possíveis para que este adquira um comportamento social e amigável antes de adotar um novo animal.
- Peça aos seus amigos e familiares que tenham animais de estimação para os trazerem como visita, é imprescindível que o animais comece a se acostumar com a presença de outros animais.
Quando chegar o nosso animais é importante que se conheçam, ou seja, que se cheirem e se relacionem. No entanto, nos primeiros dias é importante que você esteja presente, de forma progressiva pode dar-lhe mais espaço e mais tempo à medida que se vão conhecendo. Mas salientamos que é sempre importante que você esteja presente nos primeiros momentos, antes de os deixar completamente sozinhos em um mesmo espaço.

Evitar disputas pela comida
Um motivo de disputa entre os seus animais pode acontecer pela comida, felizmente, isto pode ser evitado de uma forma muito simples.
É importante que cada animal tenha os seus próprios utensílios para comer e se for possível que não o façam no mesmo espaço. Se cada animal tem um comedouro e bebedouro separado e além disso comem em zonas diferentes da casa, a comida não será nenhum motivo de ciúmes nem guerras.

Oferecer os mesmos cuidados e a mesma atenção
É certo que os gatos têm uma natureza muito diferente da dos cães, são mais independentes e precisam de menos carinhos, mas não nos enganemos, os gatos também precisam de muito afeto.
Um exemplo claro pode acontecer com o sofá. Geralmente os cães gostam mais de se deitarem ao lado dos seus donos que os gatos, mas deve ser consciente de que se pretende que o cão suba para o sofá também vai ser preciso que permita a mesma conduta no gato.
Obviamente tem que respeitar estas diferenças próprias de cada espécie mas também deve entender que a sua predisposição a cuidar e dar afeto deve ser igual para o cão que para o gato, caso contrário, estas diferenças poderiam iniciar um conflito de ciúmes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ciúmes entre gatos e cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.