Partilhar

Ciúmes entre gatos e cães

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 13 novembro 2017
Ciúmes entre gatos e cães

Os nossos queridos pets emocionam-se e também são capazes de sentir ciúmes tal como os humanos. Se já tem um cão ou um gato em sua casa e espera a chegada de um animal de espécie diferente deve ter em conta certas considerações que o ajudarão a ter uma melhor convivência.

Aqui lhe damos os nossos conselhos para evitar os ciúmes entre gatos e cães. Continue lendo os conselhos do Perito Animal para conseguir a melhor convivência entre ambos.

Também lhe pode interessar: Gato com ciúmes de outro gato

O primeiro passo é a socialização

O seu cachorro é sociável? No Perito Animal sempre motivamos as pessoas a socializarem os seus pets com pessoas e animais de todo o tipo, isto quer dizer que o deve tornar capaz de participar e desfrutar da companhia dos que o rodeiam.

Tanto se o animal que já tem em casa é um cão ou um gato deve fazer todos os possíveis para que este adquira um comportamento social e amigável antes de adotar um novo animal.

  • Peça aos seus amigos e familiares que tenham animais de estimação para os trazerem como visita, é imprescindível que o animais comece a se acostumar com a presença de outros animais.

Quando chegar o nosso animais é importante que se conheçam, ou seja, que se cheirem e se relacionem. No entanto, nos primeiros dias é importante que você esteja presente, de forma progressiva pode dar-lhe mais espaço e mais tempo à medida que se vão conhecendo. Mas salientamos que é sempre importante que você esteja presente nos primeiros momentos, antes de os deixar completamente sozinhos em um mesmo espaço.

Ciúmes entre gatos e cães - O primeiro passo é a socialização

Evitar disputas pela comida

Um motivo de disputa entre os seus animais pode acontecer pela comida, felizmente, isto pode ser evitado de uma forma muito simples.

É importante que cada animal tenha os seus próprios utensílios para comer e se for possível que não o façam no mesmo espaço. Se cada animal tem um comedouro e bebedouro separado e além disso comem em zonas diferentes da casa, a comida não será nenhum motivo de ciúmes nem guerras.

Ciúmes entre gatos e cães - Evitar disputas pela comida

Oferecer os mesmos cuidados e a mesma atenção

É certo que os gatos têm uma natureza muito diferente da dos cães, são mais independentes e precisam de menos carinhos, mas não nos enganemos, os gatos também precisam de muito afeto.

Um exemplo claro pode acontecer com o sofá. Geralmente os cães gostam mais de se deitarem ao lado dos seus donos que os gatos, mas deve ser consciente de que se pretende que o cão suba para o sofá também vai ser preciso que permita a mesma conduta no gato.

Obviamente tem que respeitar estas diferenças próprias de cada espécie mas também deve entender que a sua predisposição a cuidar e dar afeto deve ser igual para o cão que para o gato, caso contrário, estas diferenças poderiam iniciar um conflito de ciúmes.

Ciúmes entre gatos e cães - Oferecer os mesmos cuidados e a mesma atenção

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ciúmes entre gatos e cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Ciúmes entre gatos e cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Edilane
eu tem uma gata agora tenho um filhote de cachorro shitzu não sei o que fazer. minha gata não suporta a presença da cachorrinha. some

Ciúmes entre gatos e cães
1 de 4
Ciúmes entre gatos e cães

Voltar ao topo da página